OFTALMOLOGIA: ENTREVISTA COM O DR. FÁBIO FERNANDES LIMA

0 Comments
Dr. Fábio Fernandes de Lima.


O médico oftalmologista Fábio Fernandes de Lima atende em Surubim na sua bela Clínica Rede Saúde Visão, há mais de 10 anos, assim como nas cidades de Pesqueira e Recife. É, atualmente, uma das maiores autoridades de Pernambuco em cirurgia ocular. Na entrevista a seguir, ele fala de problemas relacionados à visão.

Blog Maluma Marques -  Visão dupla é problema oftalmológico ou neurológico?

Dr. Fábio - A visão dupla tanto pode ser problema oftalmológico quanto neurológico. O exemplo de problemas neurológico são os tumores cerebrais que podem provocar visão dupla. Outro exemplo é uma lesão nos músculos do olho ou nos nervos que fazem toda enervação dos músculos e causa visão dupla. O problema pode também ser de retina, uma vasculopatia hipertensiva ou diabética também pode provocar visão dupla. Então tem que investigar tanto a parte oftalmológica quanto a neurológica.

Blog Maluma Marques -   O que causa o escurecimento da visão quando se levanta rapidamente?

Dr. Fábio - Uma variação da pressão arterial momentânea. A pessoa quando está deitada ela levanta rapidamente e dá uma variação na pressão arterial e, momentaneamente, pode faltar oxigênio na célula da retina. Isso provoca um escurecimento da visão, mas depois recupera porque o fluxo volta ao normal.

Blog Maluma Marques -   Não utilizar os óculos e “forçar a vista” piora o “grau dos olhos”?

Dr. Fábio - Sim. Forçar a vista pode aumentar o grau e pode induzir a miopia. Na verdade isso não aconteceria se fizesse o uso contínuo dos óculos. A força que os olhos fazem para perto, pode induzir à miopia. Sem contar que os sintomas podem aumentar; dores de cabeça, cansaço visual, tontura, mal-estar. É importante usar a correção para manter a visão funcional.

Blog Maluma Marques -  Fale sobre a vista cansada.

Dr. Fábio -Vista cansada ou presbiopia começa em média aos 40 anos. Em alguns casos pode ocorrer um pouco antes, aos 37, 38 anos, por exemplo. Ou acontecer tardiamente, aos 44, 45 anos. 

Blog Maluma Marques -   Quando deve ser feito o exame oftalmológico?

Dr. Fábio - O exame médico oftalmológico deve ser feito desde o nascimento, que é o teste do olhinho, e após o teste do olhinho, anualmente. Primeiro ano de vida, segundo, terceiro, quarto e assim sucessivamente. Mas anualmente tem que se fazer uma avaliação oftalmológica. Com problema ou sem ter problema. É importante ser avaliado já que muitas doenças não têm sintomas.

Blog Maluma Marques -   Existem contraindicações para o uso de lentes de contato?

Dr. Fábio -Existe contraindicação para lente de contato sim. Pacientes com alergia ao produto da lente de contato e algumas doenças da córnea tipo ceratocone ou doenças de distrofia corneana não devem fazer o uso da lente de contato. É importante fazer a lente de contato com médico oftalmologista para evitar complicações pelo uso inadequado.   

Blog Maluma Marques -   Como escolher uma lente adequada para os óculos de sol?

Dr. Fábio - As lentes têm que ter uma proteção contra os raios ultravioleta UVA e UVB, geralmente todos os óculos de sol original têm esse filtro, essa proteção, mas é muito comum no mercado haver muito produto falso e isso faz com que o olho fique exposto aos raios ultravioleta. É pior usar um produto falso do que não usar nada. Então, qualquer lente original de óculos solar tem a proteção anti-UVA e anti-UVB.

Blog Maluma Marques -   Posso lavar os olhos com água boricada ou soro fisiológico?

Dr. Fábio - É bom evitar essa prática porque o soro fisiológico ou a água boricada pode se contaminar e levar bactéria para o olho. É recomendado que use apenas colírio. Não é bom usar esses outros produtos porque são facilmente contaminados. Existem colírios que são parecidos com a água boricada e existem colírios lubrificantes mais específicos palpebral. Mas recomenda-se apenas, fora o colírio, que no banho lave-se bem as pálpebras e os cílios. Com shampoo, às vezes, se a pessoa tiver a pele oleosa. Mas é bom evitar a prática de colocar esses produtos direto no olho, é melhor usar apenas colírio.

Oftalmologistas Fábio Fernandes Lima e Suyanne Tavares Cruz - Oftalmologista Pediátrica.





You may also like

Nenhum comentário: