JOÃO RIÉL MANUEL HÜBNER NUNES VIEIRA TELLES DE OLIVEIRA BRITO UMA SUMIDADE DA LITERATURA BRASILEIRA

1 Comments

João Riél Manuel Hübner Nunes Vieira Telles de Oliveira Brito.



Natural de Tunas, uma pequena Colônia Alemã do interior do RS, a pouco emancipada de Soledade, nascido em 10 de setembro há 30 anos, filho do ex- prefeito e vice de Tunas Genário Cezar de Oliveira e de Jolsane Nunes Vieira de Oliveira. Cresceu no interior de uma das regiões menos desenvolvidas do Estado e com maiores índices de analfabetismo, mesmo assim nada impediu de aprender a ler e escrever muito cedo, em torno dos 04 anos de idade, sempre aluno de escola pública, enquanto já aprendia os ofícios do campo. Prestou os primeiros vestibulares aos 15 anos. Autodidata, publicou seu 1º livro aos 17 anos, fruto de material pesquisado desde os 10 anos de vida, envolvendo mais de 05 mil nomes de antepassados e familiares, durante ato solene acompanhado por mais de 300 pessoas e autoridades. Com bolsa de estudos cursou Pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Messina-Itália e o Mestrado e Doutorado em Direito na Universidade de Lisboa-Portugal. Pós-Graduado em Direito Civil pelo Centro Universitário Internacional. Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, aos 21 anos. Membro do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Estado do RJ, membro do Conselho Regional dos Previdenciaristas do RS, pesquisador e historiador nato, palestrante e conferencista sobre a temática de crimes virtuais em escolas públicas e universidades, foi membro do Escritório CGPB Advogados Associados, foi sócio fundador do Escritório J & J Previdenciário, um incentivador da educação, da cultura, história, do direito e da escrita, acredita piamente no poder transformador da educação. Foi aluno da Escola Superior Preparatória para Magistratura AJURIS RS e aluno do curso preparatório para carreira de Juiz Federal da ESMAFE-RS. Foi Juiz Leigo e Conciliador no TJ RS e na Justiça Federal RS. 

Chegou aos 30 anos de vida, com 30 livros próprios publicados e coautor em mais de 250 obras, distribuídos em mais de 35 mil exemplares ao público leitor, principalmente nas escolas públicas da região central do RS, obteve diversos prêmios, moções, homenagens, títulos e distinções por suas obras, possuí dezenas de artigos publicados, escrevendo mensalmente para os jornais de sua região e nos maiores veículos de comunicação impressos do RS, a exemplo do jornal Zero Hora, onde mensalmente publica seus textos. Membro vitalício de várias Academias de Letras, Institutos e associações afins. Efetuou pesquisas sobre sua genealogia pelo Brasil e exterior, obtendo mais de 08 mil nomes em linhagem direta, chegando até casas reais europeias, passando por dezenas de países e quase todos Estados brasileiros, o que lhe rendeu a conquista da dupla cidadania portuguesa. Possui uma biblioteca com mais de 3.500 livros disponibilizada aos interessados em adquirir conhecimento. Recebeu o título de Cidadão Destaque e Honorário pelo município de Tunas, Cidadão Sobradinhense por força de Lei, Patrono da 1º Feira do Livro de sua terra e Autor Destaque pelo município de Soledade, Autor Homenageado na Feira do Livro de Sobradinho. Almeja ainda a carreira de Juiz de Direito ou Promotor de Justiça, com o escopo de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna, conciliando as atividades com o exercício do Magistério Superior.

Dividiu-se por muito tempo em temporadas de estudos no Brasil e Europa, buscando conhecimento para partilhar em nosso Estado e Brasil. Lançou sua 1º obra jurídica já na 3º edição: sobre a responsabilidade civil, dano moral e os crimes virtuais praticados na internet, em Brasília DF, nas mais altas cortes do Poder Judiciário: STF, STJ, TST, TSE, TCU, Senado Federal, Câmara dos Deputados, onde também realizou um estágio. Sempre que possível divulga o nome do seu Estado, de sua terra natal e região na imprensa falada e escrita em conjunto com suas atividades realizadas na iniciante carreira, onde busca deixar exemplos para a juventude de sua idade, que por vezes se perde, por não ter objetivos bons pelos quais lutar. Já recebeu convites para cursar disciplinas do Pós-doutorado em Direito na Espanha, Portugal e Alemanha.

Membro da União Brasileira dos Escritores, onde recebeu em São Paulo a Comenda da Ordem Internacional Ilha da Madeira-Portugal, o Título de Chanceler Internacional e a Comenda Mérito Cultural Carlos Gomes da Sociedade Brasileira de Educação, Cultura e Ensino, de onde é membro efetivo, onde orgulhosamente representou o Estado do Rio Grande do Sul. Tomou posse recentemente na Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU e na Casa Real e Academia de Letras de Lisboa, Itália e Buenos Aires, onde também representou nosso Estado. Elabora uma minuciosa pesquisa histórica sobre a origem de todas as cidades de nosso Estado e do Brasil, que futuramente será publicada em livro, bem como publicou a pesquisa e origem histórica de sua terra natal, em uma obra com quase 500 páginas.

Como idealizador de projetos sociais e históricos em sua região, conseguiu mais de 800 kits escolares para os alunos da rede pública de Tunas, doação de centenas de livros para as bibliotecas públicas do Centro-Serra, efetuou com recursos próprios a doação de centenas de máscaras para os hospitais da região central, na batalha ao enfrentamento da pandemia, além de liderar com recursos próprios a preservação de patrimônios históricos regionais abandonados, esquecidos pelo poder público. 

Condecorado com a Medalha da 54º Legislatura da Assembleia Legislativa do RS, uma das mais altas honrarias do Estado, em reconhecimento aos seus atos e trajetória. E o título de Dr. Honoris Causa em Letras no Estado do Rio de Janeiro. 

Acredita que na longa vida do aprendizado somos todos peregrinos, o caminhante de hoje, poderá ser o guia de amanhã, os que ensinam aprendem e os que aprendem de alguma forma sempre ensinam. Querer é poder!

Desde que se estabeleceu em Porto Alegre, assumiu importante atuação na vida cultural, histórica, educativa e social na capital dos gaúchos, tomando posse como Presidente da Academia Luso-Brasileira de Letras do RS, Vice- presidente do Instituto Cultural Português, Diretor da Academia de Letras do Brasil, sócio da Associação Gaúcha de Escritores, além de ser membro de outras entidades atuantes sediadas em Porto Alegre.

Na seara política, tem apresentado em nível municipal, estadual e federal o projeto de lei de sua autoria, onde busca que o poder público torne de forma obrigatória o ensino da língua estrangeira desde os anos iniciais do ensino público, a exemplo do que vivenciou em outros países, como uma forma de tornar a futura geração de alunos mais qualificada no mercado de trabalho, visando atenuar as dificuldades enfrentadas pelo ensino em tempos de pandemia.

Trás consigo o lema que: “ temos que descobrir nossa missão no mundo, devemos ser a mudança que desejamos ver na sociedade.”        

No ano de 2022 com o fim de levar cultura para televisão, assume quadros culturais em redes de TVs do RS, na emissora BAHTV, canal 20 e 520 da NET, assume o quadro “Momento Cultural” dentro do Programa da jornalista Regina Lima, com dicas de leitura e obras de escritores gaúchos aos telespectadores. Já na RDCTV canal 24 e 524 da NET, assume o quadro “Cultura em Evidência”, dentro do Programa Em Evidência na TV, sugerindo dicas de leituras com viés político. Ainda em 2022, assume como apresentador o programa “Cultura em Pauta”, nos canais 20 e 520, onde entrevista intelectuais, escritores e personalidades que contribuem com suas trajetórias para o fomento da cultura, educação, conhecimento, projetos sociais, etc. O programa possui um alcance de mais de 2 milhões de pessoas através de multiplataformas.






You may also like

Um comentário:

  1. A "sumidade" vai sumir rapidinho! kkkkkkkkkkkkkk
    https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/08/02/policia-rs-investiga-homem-plagio-fraude.ghtml

    ResponderExcluir