PLURAL

0 Comments
Sivaldo Venerando.


O convite de Maluma Marques para minha estreia neste espaço sugere a política por assunto. Mas bem que podem ser acrescidos (em alguns momentos) comportamento e atualidades. Vá lá que a política predomine.

Tenho predileção pela temática proposta. Antes cabe explicar que as análises precisam ter certo toque teórico ou, quem sabe, pinceladas pontuais de fatos convergentes em tempos diferentes da história. O leitor saberá entender essa decisão, pois reconhece que o jornalismo político atual perde gradativamente sua função, por privilegiar notícias batidas, textos tóxicos (quando não bajuladores), quase sempre voltados à vassalagem aos donos do poder.

Ter ideia clara dos assuntos da atualidade, do comportamento humano (movimentos dos povos) e da política, me deixa mais tranquilo. Aprendi muito disso nos livros, que estão pilhados na biblioteca em número de centenas. O que não significa tudo e, sim, aponta que devo aprender muito mais para atuar nesta seara.

Só os livros não são suficientes para preparar um profissional para determinada área. O conhecimento vem por outras vias. A vivência é uma delas. Se o livro por si resolvesse tudo, Marcola (Marcos Camacho) seria o nosso maior intelectual, pois a lista de leitura dele ultrapassa 4 mil exemplares.

Brincadeiras à parte, confesso que sou teimoso e curioso. Vejo as coisas como são: cruas, sem enfeites. Daí justificar-se a despreocupação em atirar confetes a quem quer que seja. O intuito é tratar de assuntos relevantes e fazer o leitor pensar. Até a próxima edição!

Por: Sivaldo Venerando - Escritor e Historiador.




You may also like

Nenhum comentário: