TEMPO DE REFLEXÃO

0 Comments
Rosalva Santos.


Tempo quaresmal, considerada a festa para preparação da Páscoa, um período muito importante para os cristãos. Tem início na Quarta-Feira de Cinzas. A intenção é refletir sobre nossas vivências e atitudes de maneira mais intensa.

Assim na celebração de Quarta-feira de Cinzas podemos pensar o que podemos melhorar em nossa vida, que mudanças estamos dispostos a fazer, como uma espécie de transição. Assim para os cristãos a quaresma nos convida voltarmos para Deus e repensar nossas atitudes, um tempo de oração, jejum, caridade, penitência...

A oração é um fortalecimento pessoal, um encontro com o Senhor, nos leva a ter intimidade com Deus pela fé. Você tem dedicado algum tempo para esse encontro com Deus? Existe esse elo recíproco entre nós e Deus através da oração. Pela oração temos uma conexão onde somos ouvidos e sentimos o Senhor, momento de introspecção com nós mesmos e assim nos preparamos para Deus, para o próximo e para nós...

O jejum é uma prática que nos coloca em intimidade com o Deus onipotente e submissão à vontade divina. Fortalece a força espiritual, uma relação finita nossa com a infinitude sagrada, ponto de ligação e autocontrole que nos restaura a energia corporal, emocional, assim o propósito do jejum não deve ser para impressionar pessoas, mas para aquecer nossa alma e nossa fé, com essa fé, temos mais poder espiritual.

No entanto é necessário o controle do corpo e da saúde para o propósito do jejum, tudo dentro do limite da nossa saúde.

A caridade e a esmola dão o sentido comunitário e social do encontro com Deus, com a caridade, pois não há verdadeira fé sem a verdadeira caridade, além disso, a fé leva a caridade implica em fazer o bem para o outro, isso tem um significado generoso e sagrado a comunhão com Deus e a comunhão com o próximo, trata-se de uma reciprocidade e solidariedade é a doação voluntária para ajudar aos necessitados, aos desfavorecidos. Fazer aos outros o que queremos que nos faça usando de benevolência onde o fim de todas as ações seja o respeito e o amor. 

A penitência diante do sagrado, trata-se de fazer uma renúncia, um sacrifício como forma de oração, uma prática de autodisciplina, fundamental para o crescimento interior e espiritual corresponde na renúncia consciente para um bem e não meramente em sacrifício em benefício de si mesmos, para mostrarem o que não são.

Algumas sugestões de penitências para adotar neste tempo de reflexão:

Penitências gastronômicas: substituir a carne por peixe ou outro alimento, comer de forma modesta, suspender doces, refrigerantes ou guloseimas, reservar um dia para fazer um jejum total ou parcial.

Corporal: rezar alguma oração mais prolongada, ter práticas corporais diferentes das executadas no cotidiano, exemplo caminhar mais, usar menos o carro entre outras.

Moral: procurar não reclamar, agradecer mais, moderar o uso das tecnologias e redes sociais, tentar não criticar o outro, doar tempo e trabalho a quem precisa.

Durante esse período ser instigado a refletir sobre nossa existência, cultivar dentro de nós o aprofundamento espiritual e a reconciliação com o divino, aproveitar para iniciar ações de renovação e reconciliar-se para celebrar uma vida nova que nos aproximem também dos irmãos, alicerçados pela Palavra e o amor, realmente isso é valioso. Somos fragilidade como ser humano, pois o corpo se desfaz e o que permanece é o espírito e o que deixamos de melhor é o que fazemos de melhor para nós e para o próximo.

Por: Rosalva Santos - Educadora, Escritora, Empresária, 
Psicopedagoga, Psicologia Clínica em Análise Bioenergética.


You may also like

Nenhum comentário: