O PODER DA LITERATURA NO MUNDO MODERNO

0 Comments
Mário Carabajal.


O poder da literatura no mundo moderno continua exercendo grande influência em todas as ordens da existência humana. Das ciências às comunicações, comércio e política, observa-se a literatura como base essencial e indispensável, fazendo-se altamente significativa e com o desempenho de incontáveis papéis importantes.

Ainda que estejamos em plena era de desenvolvimento e evolução da tecnologia digital, com trocas de informações extremamente rápidas, a literatura mantém sua relevância e influência na sociedade contemporânea. Entre outros, destacamos aspectos de fácil identificação do poder da literatura no mundo moderno:

1. Entretenimento e escapismo: a literatura oferece em livros ou ainda que na tela de um computador, tablet ou mesmo celular, uma forma única de entretenimento e escapismo. Os textos, em livros, físicos ou digitais, em seus variados gêneros e expressões, nos enriquecem, nos fazem evoluir, transportando a todos nós para o interior de nosso próprio mundo, propiciando melhor conhecê-lo, com maior profundidade e detalhes, permitindo mergulharmos nas ciências, culturas e o que quer que imaginemos. O mesmo ocorre pela ficção, a qual nos conduz a outros mundos, épocas e realidades - passadas, presentes e futuras - de possibilidades projetivas plausíveis ou meramente imaginativas, utópicas, sublimativas - de efeitos recreativos, entretenimento ou mesmo terapêuticos - base à Literatura Clínica. A literatura alimenta nossas mentes e propicia a possibilidade do nascimento de novas perspectivas à própria Humanidade. Transforma os seres, política e sociedades, por permitir a sobreposição de experiências. Aceita a ficção, tese e antítese. Completa-se paradigma maximizativamente na filosofia especulativa - mitologia e religião, como nas de bases científicas - metafísica, lógica, antropológica... Onde há filosofia, há literatura!

Em minutos, onde estejamos, a literatura pode nos tocar profundamente, clarificando o obscuro, formando elos e despertando nossas imaginações às resoluções de problematizações de quaisquer ordens, permitindo-nos vivenciar experiências, visões, ciências e saberes dos escritores, cientistas e pensadores de distintos seguimentos, tendências e vertentes ‘de todos os tempos da evolução humana sobre a Terra’, levando-nos, muito, muito além do nosso cotidiano.

“O poder da literatura de nos transportar para diferentes realidades, constitui-se em uma das instigantes qualidades entre as mais apreciadas da literatura”. (Dinalva Carabajal, contribuição).

2. Compreensão e empatia: a literatura nos permite entender e nos conectar com diferentes perspectivas e experiências humanas. Através das histórias, personagens e narrativas, podemos desenvolver empatia e compreensão para com os outros. Isso é particularmente importante em uma sociedade diversa, onde a compreensão mútua é essencial para promover a coexistência pacífica e a construção de comunidades mais inclusivas e humanas, na essência da palavra.

3. Reflexão crítica: a literatura nos desafia a refletir sobre questões sociais, políticas, religiosas, científicas, artísticas, ambientais e filosóficas. Enfim, humanas e naturais. 

Ao oferecer-nos diferentes pontos de vista, a literatura nos encoraja a questionar os modelos, estruturas e normas estabelecidas, por vezes impostas, contendo inverdades, com objetivos escusos, alienantes e de dominação de nossos sentidos e vontades individuais, próprias, livres e libertas. Através da leitura de boas obras literárias, podemos desenvolver o pensamento crítico e aprimorar nossa capacidade de análise e interpretação. 

Sobretudo, para manter nossa individualidade, podemos pesquisar, utilizando-nos da literatura para incorporar as mais ricas e preciosas experiências e informações, reservando-nos, contudo, o direito de um concluir pessoal, após ao entrecruzamento das múltiplas visões coletadas.  

4. Preservação da cultura e da história: a literatura é uma forma de preservar a cultura, história e as tradições de um povo, época ou mesmo de um único ser, ou ainda de um evento, servindo de Marco Histórico de múltiplas proposições e interesses. Veja-se como exemplo este Jornal, competentemente dirigido pela jornalista Maluma Marques - quantos importantes Registros Históricos assenta à História da Literatura Brasileira! Através de artigos, crônicas, contos, mitos, lendas, poética, repente, trova e romances, as expressões e narrativas literárias mantêm vivas as identidades culturais e transmitem conhecimentos de geração em geração. Daí, também a concepção e atribuição da Imortalidade aos escritores - por suas obras formarem grandes elos através dos tempos. No entanto, para repercutir, mister fazem-se os meios, como os jornais, a exemplo do ‘Terra da Gente’, livros, blogs, sites...

Colhemos na literatura registros de eventos históricos, os quais ensejam contemplar o passado com visão privilegiada de presente, mesmo decorridos séculos, com grandes lacunas de tempo. Esse poder da literatura permite lançar uma visão sobre o passado e com ele aprender e melhor compreender o presente. Quanto mais avançamos no passado, através da literatura, mais nos localizamos no presente e melhor projetamos o futuro, eliminando erros e fomentando os acertos.

“Quem não respeita a literatura, na qual reside as ciências e artes, está divagando”. (Dinalva Carabajal, contribuição).

5. Transformação pessoal: a literatura tem o poder de nos transformar como indivíduos. Ao ler sobre personagens complexos e enfrentar seus desafios, podemos nos identificar com suas jornadas e encontrar inspiração para nossas próprias vidas. As histórias literárias podem nos ajudar a expandir nossa visão de mundo - a desenvolver valores e a explorar questões existenciais.

6. Expressão artística: a literatura é uma forma de expressão artística, onde a linguagem é usada de maneira criativa para evocar emoções, despertar a imaginação e transmitir significados profundos, como também ciências, integração, auto e alo-terapêutica, desenvolvimento, evolução, amor e paz. 

Os escritores têm a capacidade de utilizar as palavras de maneira única e envolvente, criando obras que são apreciadas por sua estética, cientificidade ou criatividade e estilo literário.

O poder da literatura no mundo moderno reside sobretudo na sua capacidade de entreter, inspirar, desafiar e transformar. Mesmo em um mundo cada vez mais digital, a literatura se mantém com inigualável força - de vital importância - na cultura e na sociedade, enriquecendo vidas e ampliando a compreensão do mundo. Sem esquecer jamais que os nossos desejos de transformação do mundo, devem ter início em cada um de nós! 

“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo”. (¹) (Platão). 

Contribuição: 

Bel. Dinalva P.B. Carabajal, Teóloga e Empresária; Diretora Global/ ALB Humanitária; Doutora h/c em Direitos Humanos (OMMDH); Embaixatriz para o Brasil/ Divine Académie Française des Arts Lettree et Culture.

(¹) A República (Politeia). Platão (426 - 346 a.C.).  Filósofo grego, pilar da filosofia ocidental, fundador da Academia de Atenas - primeira instituição de educação superior do mundo.

Por: Mário Carabajal - Presidente/Academia de Letras do Brasil’. Professor Universitário, Jornalista e Psicanalista. Especialista em Pesquisa Científica, Mestre em Relações Internacionais, Doutor em Ciências Educacionais, Pós-Doutor em Filosofia, 24 livros publicados.




You may also like

Nenhum comentário: