SANTA MARIA DO CAMBUCÁ GANHA REGISTRO DE SUA HISTÓRIA

0 Comments

Livro do professor José Jorge da Silva remonta aos primórdios do município.



No último sábado, 27 de maio, o professor José Jorge da Silva lançou o livro “Santa Maria, Ibiapina e Cambucá – Um só Distrito”. O livro é o mais novo registro histórico do município e traz à tona uma importante pesquisa que remonta aos primórdios do território. O lançamento aconteceu no auditório da Escola de Referência Estadual João David de Souza com uma linda festa.

No conteúdo do livro é possível ao leitor adentrar nas raízes pessoais e afetivas de Santa Maria do Cambucá e fazer o elo entre suas origens a sua própria existência. A prosa narrativa apresenta fatos, eventos e pessoas que fizeram parte da memória municipal. Trata-se de uma leitura importante, um verdadeiro “passeio histórico”. Nele o autor oferece ao leitor emoções e lembranças de Santa Maria e das “pessoas que conhecem a cidade”. No conteúdo também estão contidas as informações geográficas, de censo e fotográficas. 

Além disso, José Jorge mostra-se comprometido com seu município de origem, ao presentear a todos “com um trabalho que engrandece a história local, ao dar um mergulho no passado luminoso, destacando personagens de várias categorias e enaltecendo acontecimentos que dão sentido ao nosso presente e comprometem o valioso patrimônio imaterial”, destaca-se no prefácio do livro.

Perfil biográfico


José Jorge da Silva é pernambucano de Santa Maria do Cambucá. Nasceu em 23 de setembro de 1971, filho de Amaro Venâncio da Silva e Benedita Gomes de Farias. Casou-se com Jucélia Maria da Silva e com ela tem três filhos: João Pedro Gomes de Faria Silva, Juliana Gomes de Faria e Silva e João Miguel Gomes de Faria Silva. Estudou Fundamental I nas Escolas Reunidas João David de Souza, Fundamental II na Escola Professor Agripino de Almeida, cursou científico no Colégio Marista Pio XII, de Surubim e fez o seminário na Diocese de Nazaré da Mata, além de cursar Filosofia no Mosteiro de São Bento de Alto da Sé de Olinda. Iniciou Teologia em União da Vitória – Paraná e cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), com habilitação em supervisão escolar. Fez pós-graduação escolar na Universidade Cândido Mendes – Recife. Teve sua primeira experiência profissional como professor particular de reforço na escola Professor de Almeida, contratado na mesma, e efetivado em 2003. Desde 1997, em Santa Maria do Cambucá, passou a trabalhar como professor na escola teológica Pastoral da Diocese de Nazaré, em Carpina. Em 1998 passou a ser supervisor dos educadores de apoio do projeto das escolas de trabalho emergência do combate contra a seca e, em seguida, como diretor cultural na escola Professor Agripino de Almeida na Escola João David de Souza, contratado do Estado de 2008 a 2012. Também é autor do livro Santa Maria do Cambucá: história, política, religiosidade e educação (2021).


















You may also like

Nenhum comentário: