11 DE SETEMBRO FOI FESTEJADO COM GESTOS DE AMOR E CIDADANIA

0 Comments

No domingo, 11 de setembro, nas comemorações do Dia da Emancipação Política de Surubim, algumas ruas da cidade receberam um grande público que prestigiou o desfile cívico protagonizado pelas escolas das redes pública e particular do município.

Em cada escola, um inspirado tema e alegorias que receberam aplausos do grande público e das autoridades que estavam no palanque oficial, ciceroneados pelo vice-prefeito Fábio Barbosa.

Todas as escolas se apresentaram muito bem, revelando a dedicação das suas direções e dos seus professores que souberam engajar os alunos num momento de manifestação de amor e cidadania à nossa querida Surubim.

Este ano, as pessoas do poder público municipal tiveram a iniciativa de diminuir o trajeto do desfile e de colocar o Palanque Oficial no seu devido lugar. É preciso que isto seja destacado para não perder a continuidade.

O Jornal Terra da Gente foi duplamente homenageado, pela Escola Pequenos Brilhantes e pelo Colégio Nossa Senhora do Amparo pelos seus 20 anos de existência. Em um dos carros alegóricos, dentre outros homenageados, estava a jornalista Maluma Marques como destaque pelos serviços prestados que ela realiza através do jornalismo a população surubinense.

DESTAQUES

Impossível destacar as melhores performances no desfile desse ano. Cada escola que se apresentava ao público trazia a pujança de uma vontade explícita de enaltecer Surubim com uma participação marcada pela criatividade, colorido, vontade e determinação de apresentar o melhor.

Todas as escolas quiseram e apresentaram o melhor de si. Resultado, o público presente ao desfile saiu ganhando ao presenciar um espetáculo de rara beleza e de criatividade. Se cada escola quis apresentar o melhor, todas as escolas conseguiram fazer o melhor no conjunto da obra.

CULTURA MUSICAL

O desfile foi marcado pela expressão e representação musical. Diversos estilos musicais brindaram o público com uma encenação digna de aplausos. Desde o rock vivenciado pela Escola Ana Faustina até o destaque dado pelo Colégio Nossa Senhora do Amparo ao Hino de Surubim, tão bem composto por Jessé Cabral e Juarez Assis de Araújo.

Muito especial a presença da Escola Maria Cecilia Barbosa Leal que trouxe à passarela a música e a dança afro que tem tudo a ver com a nossa cultura musical.

Não esquecer que as escolas desfilantes tiveram a inspiração e a criação de vivenciar os diversos estilos musicais que fazem parte do universo cultural das pessoas. Não faltou a música gospel e até mesmo a música nordestina tão bem focada por algumas escolas.

BRILHANTISMO

Neste dia 11 de setembro, a juventude estudantil de Surubim festejou mais um aniversário da terra mãe com muita galhardia, amor à terra mãe e espírito cívico. Valeu, Terra da Gente, vivenciar esse glorioso momento da nossa terra.


COLÉGIO DO AMPARO SE DESTACA NO DESFILE 
E HOMENAGEIA O JORNAL TERRA DA GENTE




O Colégio Nossa Senhora do Amparo fez um grande desfile nas comemorações da Emancipação Política de Surubim. O tema do desfile foi inspirado no livro do Professor Luiz Antônio Medeiros: “Surubim a história de todos os tempos”, com pelotões, alas e carros alegóricos que traduziram estrofes do Hino de Surubim, uma composição de Jessé Cabral e Juarez Araújo.

Não faltou no desfile a presença da Miss Surubim, destacando a beleza da mulher surubinense, com Surubim sendo retratada como “Terra de misses faceiras. Meninas belas e brejeiras”. Isso sem falar no “Surubim Folclorista” que Jessé Cabral soube muito bem expressar na letra do hino. O pastoril, o forró, o coco, a vaquejada e o famoso “bumba meu boi” encarnado na figura do “Boi de Nanico” estrela dos carnavais surubinenses, e “Terra de filhos ilustres”, exalta Jessé no hino que todo povo surubinense canta sem tropeços e com especial gesto de amor a terra mãe. 

Num carro alegórico, o Colégio do Amparo apresentou ao público, surubinenses ilustres:

- Severino Apolinário que, juntamente com o professor Osvaldo Leal, criou a Bandeira de Surubim, um dos símbolos municipais;

- Jornalista Fernando Guerra, do jornal Voz do Agreste;

- Edvaldo Clemente um destacado estudioso e protetor da memória de Surubim, no site Minha Rua tem Memória;

- Roberto Pessoa, Colunista Social e Promoter;

- Jornalista Maluma Marques, editora do Jornal Terra da Gente e Blog Maluma Marques, um grande nome do jornalismo interiorano, em Pernambuco; 

- Gil Alencar, compositor e cantor. Uma figura expressiva no meio artístico surubinense;

- Luiz Antônio Medeiros, professor, poeta e escritor, que teve o título do seu livro – Surubim a história de todos os tempos, como tema do desfile do Colégio Nossa Senhora do Amparo.

A professora Maria José, organizadora do desfile do Colégio do Amparo, estava felicíssima com a participação e o desempenho desse tradicional educandário surubinense no desfile cívico do dia 11 de Setembro: “Valeu o esforço de todos. Fizemos um belo desfile para homenagear Surubim, numa data tão importante. Gostaria de agradecer a todas as pessoas que se empenharam para que o Amparo fizesse um belo e significativo desfile”, falou a professora.

O Jornal Terra da Gente conversou com o professor Luiz Antônio Medeiros sobre a homenagem que ele recebeu e disse ter ficado muito feliz pelo reconhecimento e aprovação do seu trabalho. “Essa homenagem traduz um reconhecimento dos meus 47 anos de sala de aula e, também, aos surubinenses que tratam com carinho o livro que escrevi retratando com uma simplicidade didática a história do nosso querido Surubim”, explicou o professor Medeiros.

Vale ressaltar que na festa junina deste ano, o professor Luiz Antônio Medeiros também foi homenageado pelo Colégio Nossa Senhora do Amparo, pois o seu livro foi fonte de pesquisa e tema para a festa.







A ESCOLA PEQUENOS BRILHANTES COMEMOROU 15 ANOS DE EXISTÊNCIA COM UM BELÍSSIMO DESFILE



A Escola Pequenos Brilhantes fez bonito nas comemorações da Emancipação Política de Surubim. A escola fica situada na Avenida São Sebastião e tem como fundadora Inês Maria da Silva.

Uma escola de referência só para crianças da creche, educação infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Seu emblema é uma estrela que significa que toda criança tem seu brilho e que no futuro brilhará muito mais.

Os 15 anos da escola foi representado por um pelotão com 15 debutantes e 15 cadetes, onde fazem evolução parabenizando esta data. Todos são ex-alunos desta instituição e por lá passaram construindo um belo aprendizado.

Também fizeram uma homenagem ao Jornal Terra da Gente pelos seus 20 anos de tradição e cultura, uma faixa acompanhado de várias meninas que estavam bem trajadas com roupas e arranjos de cabeça estampados de jornal, nas mãos tinham a última edição do veículo nas mãos como reconhecimento de sua importância e contribuição na nossa sociedade. Nossos mais sinceros agradecimentos pela linda homenagem.

A Escola Pequenos Brilhantes finalizou o desfile com um belo carro alegórico vivenciando as festas juninas do Nordeste, com a participação das crianças trajadas com roupas juninas.




































You may also like

Nenhum comentário: