FENÔMENO INFANTIL QUE CONQUISTOU O PÚBLICO, MUNDO BITA SE CONSOLIDA ATRAVÉS DE CONTEÚDOS DE QUALIDADE PARA TODA A FAMÍLIA

0 Comments
João Henrique Souza, Charps, Ênio Porto e Felipe Almeida.


Com clipes autorais e releituras de músicas, o projeto alcançou 16 bilhões de visualizações e mais de 12 milhões de inscritos no YouTube. Em 2023, a marca tem o  objetivo de expandir os canais Mundo Bita Portugal e Mundo Bita Espanhol 

De uma ilustração despretensiosa na parede do quarto da Bebel, filha mais velha do cantor e compositor Chaps, nasceu o Bita. O amigão de bigode laranja ganhou vida na voz do filho de uma pianista e um desenhista industrial, a partir de uma demanda por conteúdos de entretenimento infantil de qualidade. Além de Bita, vieram outros personagens, que, juntos, são um fenômeno entre crianças de 1 a 5 anos e suas famílias. “O nosso desejo em produzir conteúdos infantis com poesia, informação e conceitos positivos ganha popularidade em uma época em que a criança passa a ser central na estrutura familiar e precisa ser tratada com amor e cuidado para que a essência da infância seja preservada. A proposta do Mundo Bita encaixa com os anseios das famílias e assim surge essa sinergia mágica”, define o músico. 

O Mundo Bita começou a sua história no Recife (PE), nos estúdios da Mr. Plot, produtora de conteúdo fundada por Chaps e seus sócios - João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida -, todos pais. A princípio, Bita seria o protagonista de um livro digital, mas o projeto não vingou e a virada aconteceu quando a figura dele foi transportada para o audiovisual. “Decidi compor algumas letras, melodias e testar a ideia”, conta Chaps.  

A ideia deu tão certo que os mais de 100 clipes lançados no Brasil chegaram a 16 bilhões de visualizações no Youtube. As produções dos conteúdos autorais abordam, com leveza, cor e muita música, temáticas atuais e assuntos que contribuem para a formação saudável e solidária das crianças. Mundo Bita fala sobre preservação da natureza, criação dos filhos, inclusão social, igualdade de direitos, família, sentimentos, higiene e outros temas importantes que permeiam o universo infantil. 

Presente em canais como YouTube, Netflix, Amazon Prime, Net Now, PlayKids, Spotify, Deezer, a produção também estreou sua primeira série em 2022, “Mundo Bita: Imagine-se”. A animação vai ao ar na programação diária do canal fechado Cartoonito e está disponível na plataforma de streaming HBO Max. Além disso, a marca se comunica através de shows, peças de teatro, livros, espaços temáticos e produtos. Já foram mais de 600 apresentações para um público superior a dois milhões de espectadores, passando por 75 cidades. 

Um dos objetivos para 2023 é aumentar o alcance da produção internacional, principalmente na América Latina, por meio do canal Mundo Bita Español, que conta com mais de 62 mil inscritos e 22 milhões de visualizações (https://www.youtube.com/@MundoBitaEspanol), e também o Mundo Bita Portugal (https://www.youtube.com/c/MundoBitaPortugal), que conta com 248 mil inscritos. Para Chaps, o conteúdo pode ser facilmente incorporado por outras línguas. “Criança é criança em qualquer lugar e a essência da infância não muda, ela tem que ser permeada por aprendizado, acolhimento e amor”, afirma. 

Bita e os Animais 3 

Sucesso entre os fãs, “Bita e os Animais” recebeu o certificado de “Disco de Diamante” pela Sony Music, além de bater recorde de views no Youtube. Em 2023, a nova temporada conta com 8 clipes inéditos lançados ao longo do ano. O clipe “Senhor Tubarão”, lançado em janeiro, marca a segunda parceria da animação com a organização não governamental Greenpeace. 

Rádio Bita Especial Gilberto Gil

Outra novidade é o projeto “Rádio Bita Especial Gilberto Gil”, onde serão produzidos quatro clipes com músicas que marcaram a trajetória do cantor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras. Por meio do Mundo Bita, as crianças se aproximaram mais de grandes nomes da música, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e tantos outros.

A parceria faz parte da Rádio Bita, iniciativa onde as crianças podem conhecer novas versões de sucessos da música brasileira em um formato especial. Canções como “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, “Velha Infância”, dos Tribalistas, e “O Leãozinho”, de Caetano Veloso, são alguns exemplos de gravações lançadas e que estão disponíveis no YouTube e nos principais serviços de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Music. 

Prêmios

Com dez álbuns lançados, o Mundo Bita foi indicado ao 19º Grammy Latino de melhor álbum infantil com “Bita e a Natureza”. “Bita e os Animais” ganhou disco de diamante pela Sony Music e foi o segundo DVD infantil mais vendido no Brasil. “Bita e as Brincadeiras” conquistou disco de platina duplo pela Sony Music, enquanto “Bita e a Natureza”, “Bita e o Corpo Humano” e “Bita e o Nosso Dia” levaram disco de platina 

Em julho de 2021, a produção entrou para o ranking da Kidz Global/Brand Trends Entertainment, pesquisa encomendada pela Licensing Internacional sobre marcas e personagens. A animação ficou entre as Top 3 de licenciadas em duas categorias: Preferida entre 0 e 2 anos e Música. Em 2022, o canal do You Tube foi premiado com a Placa de Diamante pela marca de 10 milhões de inscritos alcançada. 

Licenciamentos

São mais de 30 parceiros licenciados, ultrapassando 3 milhões de produtos vendidos, entre acessórios, alimentos, artigos de festa, brinquedos, calçados, casa/decoração, eventos, higiene e beleza, instrumentos musicais, publicações e vestuário. Outros artigos comercializados com selo do Bita são: a pelúcia do dinossauro Argo, da Fun, a linha de shampoo e condicionador da View Cosméticos, as roupinhas da C&A e Renner, as sandálias Grendene, a marca de cama, mesa e banho, Lepper, e a linha de bonecos da Líder Brinquedos.







You may also like

Nenhum comentário: