BICENTENÁRIO DO POETA GONÇALVES DIAS

0 Comments

 


A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) participou ativamente das comemorações do bicentenário do poeta Antônio Gonçalves Dias desenvolvidas no Estado do Maranhão, neste ano de 2023.

Os membros da AMCLAM marcaram presença em vários eventos acadêmicos desenvolvidos por outros sodalícios, em uma integração visando ao desenvolvimento da cultura maranhense.

Antônio Gonçalves Dias, poeta festejado internacionalmente, é um dos maiores expoentes do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como "indianismo", considerado como o poeta nacional. Desempenhou atividades destacáveis como advogado, jornalista, teatrólogo, educador, etnógrafo, escrevendo e deixando um memorável legado de produções românticas que tratam de temas como o nacionalismo, os indígenas, o amor e tantas outras, configurando-se em poesia, romance, teatro, canções e críticas, entre elas, uma em especial, declamada por brasileiros e estrangeiros, que é a Canção do Exílio, em que Dias exalta as belezas naturais de sua terra natal quando se encontrava em Portugal.

É patrono da cadeira nº 13 da AMCLAM, cujo assento é do Acadêmico Sebastião Bispo Lopes, que produziu um vídeo desenvolvido na praça que leva o nome do poeta em São Luís do Maranhão, inaugurada no ano de 1873 em homenagem ao ícone da poesia maranhense, onde se acha incrustado e centralizado um monumento “estátua” em pé, retratando o poeta. O local é também conhecido por outras denominações, como Largo dos Amores, Largo dos Remédios, e, em 1955, passou a ser considerado um dos patrimônios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O logradouro público é um dos cartões postais da Ilha do Amor, por possibilitar uma visão panorâmica de parte da Avenida Beira-Mar, do Rio Anil, da ponte do São Francisco e da praça contígua, denominada Memorial Maria Aragão. Ao redor da praça, localizam-se a Igreja dos Remédios e o Palácio Cristo Rei (sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão e o Memorial Cristo Rei).

No último dia 03/08, a AMCLAM realizou, no auditório do quartel do Comando Geral da Polícia Militar, panteão do Brigadeiro Falcão, um sarau rememorando Gonçalves Dias, com declamações de poemas gonçalvinos por Acadêmicos do sodalício e em cuja oportunidade a diretoria condecorou personalidades e os membros mais experientes com o Colar de Mérito Acadêmico no grau bronze.

Nesse dia 10, o presidente, Acadêmico Carlos Furtado, foi um dos convidados e participou da mesa de honra da homenagem prestada pela Fundação da Memória Republicana Brasileira pelos 200 anos de nascimento do poeta na Assembleia Legislativa do Maranhão, bem como da sessão solene realizada pela Academia Maranhense de Letras, cujos eventos contaram com a participação de escritores, poetas, acadêmicos de vários sodalícios e de personalidades da sociedade maranhense.

















You may also like

Nenhum comentário: