MÁRIO CARABAJAL RECEBE INDICAÇÃO PARA DISPUTA AO NOBEL DE LITERATURA

0 Comments
Dr. Mário Carabajal.


O Dr. Mário Carabajal – Ph.D, presidente e fundador da Academia de Letras do Brasil (ALB) foi indicado, esta semana, à Academia Sueca de Letras, para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura. A carta de nominação do gaúcho, nascido em Bagé-RS, em 1958, reconhece a extensa e valiosa produção cultural, artística, educacional, intelectual e humanística do escritor brasileiro, ao país e ao mundo.

TRAJETÓRIA EXISTENCIAL

Com 30 obras publicadas, Carabajal é especialista em psicossomatologia e pesquisa científica. Também é mestre em relações internacionais; doutor em ciências educacionais; pós-doutor em psiconeurofisiologia e em filosofia.

Na longa trajetória, apresenta profundas reflexões, análises políticas e existenciais sobre modelos possíveis para acabar com a fome no mundo. Além disso, no Parlamento do Mercosul, tem colaborado significativamente para o fortalecimento das Políticas Públicas de Administrações dos Estados Membros.

Entre seus principais livros, destacam-se: Estado de Espírito / Cosmobiopsicosociocinesiologia / Romance Através dos Tempos / Estágios Psicomaturacionais da Consciência Humana / Dicionário de Psicanálise Clínica / Resumo de Projetos Políticos / Diagnóstico Preliminar em Psicopedagogia / Técnica e Prática da Psicanálise Clínica / Principais Causas da Fome no Mundo Contemporâneo / Divergências Diagnóstico-terminológicas em Psicopedagogia. Mario Carabajal também tem inúmeras publicações em jornais e revistas, divulgados em vários países e traduzidos em diversos idiomas.

CARTA OFICIAL

A carta de indicação de Mário Carabajal, no Brasil, à disputa ao Prêmio Nobel de Literatura,  foi feita por Rosemari Glatz, magnífica reitora da Unifebe, por meio do assessor dela, o professor Daniel Goulart, por iniciativa de Marcos Welter, que forneceu todos os dados e sensibilizou a reitora a fazer a recomendação. Para tanto, foi enviada uma mensagem, descrita abaixo, ao escritor, poeta, crítico literário e membro da Academia Sueca, Anders Olson, responsável pelo concurso internacional.

“Vimos os indicados qualificados e gostaríamos de perguntar, respeitosamente, se é possível designar Mário Carabajal Lopes ao Prêmio Nobel em Literatura. Em relação à literatura, ninguém jamais foi mais lúcido neste mundo do que o Dr. Mário Carabajal Lopes, que há cerca de vinte e dois anos fundou a Academia de Letras do Brasil, cujos membros são valiosos e a quem respeitamos muito e propuseram a abertura dessa Academia, pois no Brasil não havia apenas 40 pessoas alfabetizadas e capazes de expandir o conhecimento. A resposta que ele teve foi que seria mais fácil para ele iniciar uma nova academia do que para a Academia Brasileira de Letras iniciar-se. Idealista e sonhador, na casa dos trinta, um período em que a maioria de nós pretende procurar metas como segurança patrimonial, futuro financeiro, bens, etc  ele pensou em valores mais dignos, como cultura, elucidação das pessoas, idealismo, para ver uma nação olhando para o alto, para causas nobres, para a educação intelectual. Com isso em mente, com o despontar de um novo milênio, ele criou a Academia de Letras do Brasil (ALB). Graças ao seu trabalho diligente, hoje a ALB está em mais de 20 estados, com mais de 11.800 acadêmicos. Não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos da América, Suécia, França, Portugal, Espanha, Cazaquistão, Venezuela, Colômbia, Argentina, Paraguai, Chile e África”.

RECONHECIMENTO LEGÍTIMO

Para a presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional Paraná, Dra. Maria Teresa Marins Freire, “a indicação do professor Dr. Mário Carabajal é o profundo e legítimo reconhecimento do seu trabalho e produção literária, humanística e social.

A ALB-PR se irmana ao nosso Presidente Nacional e Confrade nesse sentimento de trajetória percorrida em intensa e profícua verve que nos inspira e que levou a ALB ao patamar superior em que hoje se posiciona.

Nossas congratulações por tão destacada e nobre indicação, nossa admiração por nos guiar no caminho fecundo da literatura e nosso respeito e amizade por inspirar e incentivar nossa criatividade literário-cultural!”, disse a Dra. Maria Teresa, presidente da ALB-PR. 

MAIS SOBRE CARABAJAL

Membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional e Membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais, Carabajal é ainda professor, jornalista, licenciado em Educação Física., especialista em pesquisa científica (UFRR), especialista em psicossomatologia (ESPC), estudos de especialização em Tecnologia Educacional (UnB) e especialista, mestre e doutor em psicanálise (ESPC).

O novo indicado à disputa ao Nobel de Literatura, também é Doutor em Psiconeurofisiologia (ESPC), mestre em Relações Internacionais (UAA), em estudos de Mestrado em Direito Internacional (UAA) e Pós-doutor em Filosofia da Religião. Em 2019, Mário Carabajal concluiu também o doutorado em Ciências Educacionais (UAA) – com tese em Psicopedagogia, além de Pós-doutorado em Bioquímica, na Universidade de Oxford - Inglaterra.

Ex-consultor do Ministério da Educação; Ministério Extraordinário dos Esportes; Departamento de Doenças Crônico-degenerativas do Ministério da Saúde; Departamento de Motricidade Humana da UNICAMP e assessor de Gabinete do Governo e da Secretária de Educação de Roraima (2001/2003), o escritor também é professor e orientador de mestrado e doutorado (CFSia). Com inúmeras publicações em jornais e revistas em todo o planeta, Mario Carabajal é membro Fundador da Academia Mundial de Direito Internacional e membro fundador da Academia Mundial de Relações Internacionais.

Sobre a literatura e o valor da escrita, costuma afirmar:

“Escrever é um ato de grande responsabilidade para com os destinos da própria Humanidade”. (Mário Carabajal).


Por: Pedro Lichtnow.


You may also like

Nenhum comentário: