SESSÃO DA ALANE HOMENAGEIA CENTENÁRIO DO ACADÊMICO JOSÉ NIVALDO

0 Comments

 

Dr. Sérgio Gondin recebendo homenagem das mãos da Escritora Telma Brilhante.

A Academia de Letras e Artes do Nordeste, entidade fundada em 1978, realizou neste sábado sessão especial em homenagem ao centenário do seu integrante, o médico, pecuarista e escritor José Nivaldo. A sessão ocorreu na sede da Academia Pernambucana de Letras, da qual José Nivaldo também fez parte, juntamente com academias e entidades de escritores e médicos de referência, no Brasil e no exterior. O filho do escritor, o também médico e cronista Sérgio Gondim agradeceu em nome da família. A multi acadêmica Ana Maria César relembrou momentos da vida acadêmica de José Nivaldo.

Quem foi

José Nivaldo de Souza nasceu na Vila do Cedro, em Limoeiro, agreste de Pernambuco, no ano de 1924. Além de escritor ficcionista, também teve atuação destacada na Medicina, voltando-se para a pesquisa de parasitoses e no trabalho voltado à segurança alimentar, trabalhando junto com Josué de Castro.

Obras consagradas

Por volta dos 14 anos de idade, no Ginásio Limoeiro, se deu conta de seus dotes literários, por observação do seu professor à época, José Lourenço de Lima. Seu primeiro livro, “Amor, fuxico e emancipação”, de 1967, tem como inspiração o cenário da Vila do Cedro. José Nivaldo é autor de obras consagradas na literatura regional como ‘Terra de Coronel’, ‘Dr. Marcolino’ e ‘Voo dos Carcarás’. Publicou mais de 10 obras.

Por: José Nivaldo Junior - Publicitário. Historiador. Da Academia Pernambucana de Letras.
Autor do best-seller internacional “Maquiavel, o Poder”.


You may also like

Nenhum comentário: