PADRE ARTUR TRABALHANDO EM PROL DE UM CATOLICISMO FERVOROSO EM SURUBIM

0 Comments


Padre Artur Alexandre da Silva  nascido em Ferreiros, filho de Antônio Alexandre da Silva e Dulce Carlos Gouveia da Silva, irmão de Adailton (In memoriam), Antônio, José Carlos, André (que também é Padre) e Davi.

Terminando o 2º grau na Escola Emiliano Pereira Borges em Ferreiros, fez vestibular e passou em Licenciatura em Matemática na Faculdade UBE – Campos Mata Norte em Nazaré.

Em 1989 foi morar em Timbaúba e estudava em Nazaré da Mata, trabalhava na metalúrgica Implanor no município de Aliança e passou 11 anos na mesma empresa até o ano de 2000.

Nestes 11 anos atuou em diversos setores, almoxarifado, contabilidade, RH, compras e a maior parte foi no faturamento e contas a receber isto durante 7 anos e sua trajetória profissional foi marcada pela perseverança. Saiu do emprego e ingressou no seminário aos 31 anos de idade.

Como um bom religioso desde os 10 anos, fazia parte do movimento  Vicentino da Sociedade de São Vicente de Paulo. Começou na conferência Vicentina na comunidade de Cruz da Barra.  Aos 10 anos assumiu a presidência da conferência, o conselho particular da conferência e o conselho central da Diocese, católico e atuante.

Antes de ser Padre foi Coordenador da Liturgia Paroquial durante cinco anos, de 1995 à 2000. “Pela convivência sempre senti um chamado de um serviço ministerial, para ter certeza se Deus me chamava para a vida sacerdotal”.

O religioso fez encontros vocacionais promovidos pela Ordem do Carmo, participou dos encontros, foi atendido pelos Psicólogos e promotores vocacionais em 22/09/2000, depois de uma longa audiência com Dom Jorge o então Bispo de Nazaré. Foi quando decidiu ser Padre Diocesano e foi acolhido na Diocese de Nazaré pelo Bispo acima citado.

Em setembro de 2000 à janeiro de 2001 passou a residir na casa paroquial de Timbaúba para aprofundar a vocação. Pe. Artur foi abençoado por desígnios de Deus, para a vocação sacerdotal.

Em 09/02/2001 entrou no seminário maior da Diocese de Nazaré e passou a fazer o curso de Filosofia no Mosteiro de São Bento em Olinda. Em 2002 ele foi enviado para fazer o curso de Teologia na Diocese de União da Vitória no Paraná onde passou quatro anos cursando Teologia. Retornou no dia 1º de dezembro de 2005.

No mês de janeiro à março exerceu o Diaconato na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Timbaúba, enquanto se preparava para ordenação sacerdotal.

A ordenação Diaconal foi em 10/01/2005, logo após retornar ao Paraná para conclusão do curso e durante esse ano trabalhou como Diácono na Paróquia do Sr. Bom Jesus em Rebouças – Paraná.

Em 25/03/2006 foi ordenado Sacerdote após a ordenação Sacerdotal, foi nomeado Reitor do 
Seminário maior de Olinda, trabalhando de 2006 à 2007. No ano de 2006 nos finais de semana era Vigário de Paudalho, exclusivo para atender a comunidade Chão de Cruz. No ano de 2007 nos finais de semana, trabalhava na cidade de Buenos Aires.

Em 10/02/2008 foi nomeado Pároco de Goiana, permanecendo até o dia 04/01/2015 (sete anos), deixando muitas saudades aos religiosos daquela cidade. Em 05 de janeiro de 2015 chega a Surubim exercendo a função de Econômo (Secretário de Finanças), Pe. Artur exerce essa função desde setembro de 2006 até a presente data, e Pároco da Paróquia de São José de Surubim, tem feito um excelente trabalho com os paroquianos da Igreja.

No dia 04 de abril de 2016 foi celebrado os 10 anos de vida sacerdotal do Pe. Artur Alexandre  na Matriz de São José em Surubim com uma Missa em ação de graças presidida pelo Bispo Dom Jorge Tobias de Freitas.


Confira abaixo a entrevista com o Pe. Artur:

BLOG MALUMA MARQUES - Como o Sr. Define a missão Sacerdotal?

PE. ARTUR ALEXANDRE - O Sacerdote tem a missão de continuar a ação de Cristo no mundo através da palavra e da caridade.

BMM – Qual a trajetória formativa dos Padres?

R – Um Padre, ele precisa do curso de Filosofia (três anos), curso de Teologia (quatro anos) e a preparação Eclesiástica se dá durante os oito anos de preparação. Um ano de estágio Pastoral e oito anos de preparação para ser Padre.

BMM – Além dos Padres, quem poderá exercer o ministério na comunidade cristã?

R- A comunidade Cristã Católica é formada pelos ministros ordenador Papa, Bispos, Padres e Diáconos. Os ministérios leigos que são homens e mulheres que assumem serviços na evangelização tais como catequese pastoral da família, pastoral da criança, pastoral sociais, etc. E ainda é formada pelos religiosos que comumente são chamados de Freiras e Frades.

BMM – Como o Sr. Ver o Catolicismo em Surubim?

R- É um catolicismo fervoroso e tradicional.








You may also like

Nenhum comentário: