GESTÃO DO INVISÍVEL E SUCESSO EMPRESARIAL

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Crédito (Divulgação).


Oscar Motomura, CEO da Amana Key, uma das inteligências brilhantes do Brasil, nos coloca bem a necessidade de se fazer gestão, e boa, dos aspectos tangíveis dos nossos empreendimentos: espaços físicos, produto, produção, processos, pessoas, aspectos tangíveis do macro e do micro econômico..., mas, e talvez ainda mais importante, é preciso fazer gestão do intangível, do oculto, do invisível.

É que não raras vezes o invisível pode ser custo forte para o empreendimento. Por vezes falta de gestão pode significar também deixar-se passar oportunidades significativas para o propósito almejado.

Veja-se, por exemplo: quanto custa as politicagens dentro do empreendimento, as fofocas, a própria ignorância dos aspectos intangíveis é custoso ao empreendimento. A falta de atenção à sutileza, aos feedbacks, a cultura do medo, paralisante dos colaboradores, a falta de clareza quanto ao propósito do empreendimento e outros tantos custos invisíveis que devem ser gerenciados para se poder ajudar mais e passar valor significativo para os seres humanos que precisam deles.

Por outro lado, há ativos invisíveis que devem ser valorizados e potencializados em um empreendimento. As instabilidades são ativos de um empreendimento, já que possibilitam um sair da caixa, um pensar diferente, uma inovação para o auxílio. O bom humor, a leveza do ambiente, levam a um auto astral necessário à satisfação do cliente e à devida satisfação do seu interesse. As redes sociais, por seu turno, são também de inestimável valor já que contribuem para a disseminação rápida da conversa interna e, quando preciso, também fazem a ponte para a comunicação externa.


Bem, na minha experiência como advogado de empreendedores, sempre me ocorre que o que faz uma boa gestão de aspectos que evitam questões jurídicas ou fazem com que ela se resolva bem é justamente esta gestão destes aspectos intangíveis.
Por:Joaquim Neto.


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