MESMO COM A CRISE, O POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE VEM SENDO PREFERIDO POR CLIENTES DA REGIÃO

0 Comments


Mesmo com a crise que passamos atualmente, os centros de compras do Polo de Confecções do Agreste onde nosso município Surubim está inserido, vem sendo uma boa opção para os compradores de toda a região com produtos variados e com preços viáveis para lojistas de todo o Brasil. O polo de confecções do agreste pernambucano, cujo motor são as cidades de Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e também Surubim, que, apesar de não ter um polo comercial a exemplo das outras cidades, possui uma grande e em expansão cadeia produtiva no ramo de confecções.

A região registrou um aumento na última década de mais de 8 mil novos empreendimentos ligados ao setor (dados de 2013 Sebrae) com um faturamento anual próximo a 1 bilhão de reais. A expansão territorial já atinge mais dez municípios, mostrando assim a força da região que só perde para São Paulo.

Recentemente passamos na nossa região pelo mês junino, que para o comércio local é uma época que só perde em faturamento para o natal. Este ano teve mais dinheiro circunlado na região, com isso o faturamento foi cerca de 8% a mais que no mesmo mês do ano passado, fazendo com que o desânimo do comércio começasse a ser espantado.

Um exemplo é o Moda Center, o maior Polo Comercial do Nordeste, localizado na cidade de Santa Cruz, que chega a receber mais de 80 mil pessoas por dia nessa época em seus mais de 10 mil boxes e lojas, o preço é o maior fator de atração dos lojistas, mas também variedade e qualidade. Esse momento melhor afetou toda cadeia produtiva, pois já vemos relatos de fábricas, que demitiram devido a queda nas vendas e aos poucos foram recontratando, mostrando assim claros sinais de recuperação. Tem relatos de empresas em Toritama, por exemplo, que aumentaram sua produção em 60%. Com isso, todo comercio vende mais, pois com mais dinheiro circulando e menos desemprego, toda cadeia comercial como alimentos e calçados sentem o reflexo da melhora instantaneamente. Uma das maiores redes de sapataria da região chega a vender um sapato a cada 2 minutos.

A nossa região vem mostrando força para superar esta crise e voltar a crescer como há anos atrás, com uma taxa de crescimento maior que o resto do país. É uma região com um potencial muito grande a ser explorado, como o potencial energético, com novas matrizes energéticas como a fotovoltaica (solar) e eólica que possuem uma capacidade de geração de energia limpa que além de ser sustentável, ajudaria toda a cadeia produtiva da região, pois a tornaria do ponto de vista energético, autossustentável.

Outro fator que ajudaria o potencial da região seria um nível melhor de conhecimento para os empreendedores, pois é um dos maiores fatores de mortalidade das empresas em todo Brasil. E não é diferente na nossa região com a falta de conhecimento para administrar o negócio, fator que leva a erros muitas vezes básicos de legislação, organização financeira, não ter um plano de negócio, não saber formar os preços dos produtos, e por não ter uma gestão empresarial, confundir faturamento com lucro e assim não ter reservas financeiras para reinvestimento e adversidades.

Mas, se bem trabalhada, nossa região tem capacidade e tamanho para ser um dos motores que ajudariam o Brasil a sair desta crise, fazendo assim com que o país alcance novos patamares econômicos e sociais.

MODA CENTER

Inaugurado em 7 de outubro de 2006, o Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, é o maior shopping atacadista de confecções da América Latina. Sua estrutura é composta por seis módulos que abrigam 9.624 boxes e 707 lojas, numa área coberta de 120 mil metros quadrados. Possui seis praças de alimentação, estacionamento para mais de 4 mil veículos, 18 dormitórios, posto ambulatorial, restaurantes, caixas eletrônicos de bancos, banheiros com chuveiro e terminais eletrônicos de informação. Nas altas temporadas, chega a receber 100 mil clientes oriundos de várias regiões, especialmente do Norte e Nordeste do Brasil.

Fonte: Estudo Econômico do APL de Confecções do Agreste - 07 de MAIO 2013 Sebrae PE.
Por: Wilhann Maciel.


You may also like

Nenhum comentário: