ANTÔNIO BARROS, HOMEM ÍNTEGRO COM UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

0 Comments

Antônio Barros, nasceu em Surubim, com muito orgulho, no dia 13 de novembro de 1930, tendo um amor especial por sua cidade, por seu município.

É filho primogênito do Sr. José de Sousa Barros e da Srª Margarida Leal Barros, tendo cinco irmãos: Lenilda, José Barros Filho (in memoriam), Lenise, Francisco e José Mário.

O início de seus estudos, foi com a Professora Dª Maria Ribeiro, de saudosa memória, sendo em seguida aluno do Colégio Nossa Senhora do Amparo, onde concluiu o seu curso primário, hoje denominado Ensino Fundamental.

Saindo de Surubim, após o curso primário, foi matriculado no Ginásio de Limoeiro, de Pe. Nicolau, estudando ali, o 1º e 2º anos do Curso Ginasial, o 3º e 4º anos desse curso, foram feitos no Ginásio Pernambucano, na cidade do Recife. Continuando os seus estudos, matriculou-se no Colégio Cameiro Leão, tendo durante três anos, estudado, concluindo  “curso clássico”. No mesmo ano em que concluiu o clássico, prestou vestibular para o curso de Direito, não obtendo bons resultados, não desanimou, preparando-se para novo vestibular dessa vez de Economia, sendo bem classificado. Após a classificação em Economia, desistiu de matricular-se na Faculdade, optando por voltar à terra natal que tanto amava e seguir sua vida através do trabalho que tanto o fascinava.

Entrando no comércio, aos poucos foi conseguindo uma vida estável, financeiramente falando, como patamar para outras realizações futuras.

Naquela época, a política tinha um certo atrativo para Antônio Barros, desde que o seu pai José de Sousa Barros foi eleito Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Surubim, nos anos de 1951 a 1952.

A exemplo de seu pai José de Sousa Barros, homem honrado, de dignidade, Antônio Barros, voltou a política em 1956, como suplente, assumindo a cadeira de Vereador, dos anos de 1958 a 1961, ocupando a vaga do Dr. Euclides Mota, pelo seu falecimento, na Câmara Municipal de Surubim.

No ano de 1956, começou a trabalhar no serviço Público Federal como Fiscal do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários, antigo IAPC, depois INSS, sendo nomeado pelo seu primo Deputado Federal Dr. Estácio Souto Maior, “in memoriam”, a quem tem a maior gratidão.

No dia 06 de julho de 1958, Antônio Barros casou-se com Clóris Barbosa Barros, dedicando-se integralmente à sua família, tiveram quatro filhos, José Héllio, Celiane Maria, Antônio Barros Filho e Luis Helder.

Ao completar 50 anos de seu casamento, foi homenageado com sua esposa, com uma bela surpresa, por seus filhos, noras, netos, irmãos, cunhadas e sobrinhos, com uma bonita festa familiar.

No Recife, morou na Casa do Estudante de Pernambuco, considerando uma etapa de sua vida muito agradável e onde fez grandes amigos.

No ano de 1976, voltou à política, como candidato a Prefeito de Surubim, tendo relutado a aceitar o desafio, cedendo, no entanto, diante dos argumentos de que ele seria útil aos destinos de sua terra.

O seu nome constou de uma lista aprovada pelas lideranças políticas de Surubim, como conciliação.

Governou o querido Município, a partir de 1977, entregando a seu sucessor, em 1983. Sua gestão foi marcada por obras estruturadoras e sobretudo pela seriedade, honestidade, na aplicação do dinheiro público, que para ele era, e é sagrado.

Uma grande obra que marcou o seu governo, foi a implantação em Surubim da água de palmeirinha, promessa feita ao povo no dia do resultado da vitória nas urnas, conseguiu com muito esforço, muito trabalho, apelando e sendo atendido pelos políticos da época.

Durante o mandato de seis anos, de trabalho, de responsabilidades, de inumeráveis realizações para o povo de sua terra querida, construiu 20 Escolas Públicas, o Centro Social Urbano, o Centro de Saúde Dr. Estácio Souto Maior, o Termina Rodoviário, a Quadra Esportiva Antônio Farias Filho, sete Postos de Saúde na zona rural e a restauração da Banda de Música Cônego Benigno Lira, entre outras realizações.

Durante seis anos de sua gestão, foi homenageado como destaque da região como “Patrono Personalidade do ano”, Promoção Cronistas Sociais, inclusive do Diário de Pernambuco Arnaldo Bezerra e Alessandra Barros, Jaboatão Jornal, entregando a Prefeitura ao novo Prefeito eleito, inclusive com o seu apoio. Partiu para o Recife, a fim de complementar o seu tempo de serviço e solicitar a sua aposentadoria, lá permanecendo durante dois anos.

Aposentou-se como Fiscal do INSS, voltando para a sua “terra sagrada”, conforme diz o Hino de Surubim, em um de seus versos, Antônio Barros afastou-se um pouco de sua luta, devido a sua saúde, pois ele não sabia parar e quando se recuperou, novos horizontes surgiram e sua vida e outros caminhos, mas sempre na sua venerada terra. Hoje, ele é Auditor Fiscal da receita do Brasil, aposentado.

No campo do Associativismo se mobilizou, fundando com um grupo expressivo de empresários surubinenses, a Associação Comercial e Empresarial de Surubim – ACIASUR – sendo 1º Presidente, continuando, Antônio Barros ocupou a função de Diretor da Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco, FACEP, sendo hoje Vice-Presidente da FACEP, por eleição, ocupando também atualmente o cargo de Suplente do Conselho Deliberativo do SEBRAE no Estado. É Sócio Benemérito da CDL de Surubim, por seus relevantes serviços prestados.

É Diretor Fiscal da Sociedade dos Criadores de Surubim e Conselheiro da Cooperativa dos Produtores de Leite de Surubim. É membro da Comissão de Emprego e Renda, ex- Conselheiro do Fórum de Clientes do Banco do Nordeste.

Antônio Barros devido a sua grande atividade e atuação, fez parceria com o sistema S à nível de estado, que compreende: SEBRAE, SESI, SENAI, SENAC e SENAR, conseguindo qualificar mais de 5.000 (cinco mil) pessoas, nas mais diversas profissões, sendo qualificado de grande empreendedor, através da ACIASUR.

Participou a convite da Fecomércio, através de seu Presidente Professor Josias de Albuquerque, de recente viagem em Missão Empresarial do Nordeste do Brasil à China, país que dá exemplo ao mundo, por seu crescimento econômico de taxa acima de 11% ao ano.
                Participou de Congressos da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB – em vários estados, oito ao todo e também de outros Congressos no Estado das Associações Comerciais e Empresariais _ FACEP.
                Foi participando de um congresso da CACB em Brasília, após uma palestra que surgiu a idéia, o interesse de fundar uma Incubadora – SUGERE – Surubim Geração de Emprego e Renda, hoje uma realidade para o bem de todo Município, sendo a 1º no interior do Estado de Pernambuco.

Após rigorosa seleção, cumprindo edital publicado, encontra-se no momento com sete Empresas incubadas, com o apoio do Instituto Xingó e Fundação Banco do Brasil, cuja finalidade é geração de emprego e renda no município.

Recebeu por mais de uma vez o Troféu Personalidade Gold em Surubim, homenagem de reconhecimento pelo brilhante trabalho. Uma promoção do Jornal Terra da Gente.

No dia 2 de dezembro de 2006, Antônio Barros recebeu uma grande homenagem no auditório do Hotel Cristal em Surubim, sendo os promotores do evento: a ACIASUR, a SOCIEDADE DOS CRIADORES DE SURUBIM, a MAÇONARIA e o ROTARY CLUB CENTRO DE SURUBIM, onde a sociedade surubinense e de outros municípios, ali estavam numa demonstração viva de solidariedade de respeito e de amizade naquela ocasião, foi entregue ao homenageado, uma águia de cristal, simbolizando os altos vôos no mundo do empreendedorismo e associativismo.

É membro da Loja Maçônica de Surubim, onde o cargo de Venerável, visando fazer o bem.

Desde a função do Rotary Club Centro de Surubim, há cinco anos que Antônio Barros pertence ao seu quadro. Para ele é de suma importância é grandioso o trabalho desempenhado no Rotary pelos seus sócios dentro do Estatuto desse valoroso CLUB à nível internacional. E alguns de seus lemas encontramos: “Estender a mão ao próximo” e “Dar de si antes de pensar em si”, é fazer um bem incalculável, é trabalhar com profundeza, com espírito de fé, oferecendo melhores condições de vida aqueles que mais necessitam. É Vice-Presidente da Associação Capiba.

No mês de julho desse ano em curso, houve um seminário no Hotel Cristal em Surubim sobre Desenvolvimento Regional promovidos pela FACEP E ACIASUR, através do SEBRAE, com seus Presidentes: José Sarto Lima de Carvalho e Antônio Barros, com ótimos resultados. Foi participando de um Congresso da CACB em Brasília que após uma palestra surgiu a ideia, o interesse de fundar a SUGERE- Surubim Geração de Emprego e Renda, hoje uma realidade para o bem de todo município.


Nessa explanação, deixa-se claro que Antônio Barros é um homem de valor de conduta inatacável, dinâmico, apesar de sua idade, lutando sempre pelo desenvolvimento de Surubim e pela melhoria da qualidade de vida do nosso povo como líder inconteste, agradecendo sempre a Deus pelas bênçãos contínuas que pela vida de sua amada, sua família e seu precioso trabalho.


You may also like

Nenhum comentário: