'Dr. José de Anchieta' Medicina Preventiva contribui para a diminuição de doenças

0 Comments

Ajudar as pessoas, prevenir doenças e salvar vidas. São esses os princípios básicos que geralmente impulsionam milhares de jovens a escolher a medicina como profissão. E com Anchieta não foi diferente.


A medicina preventiva é voltada para a prevenção de doenças. No Brasil, os médicos que trabalham com esta especialidade atendem, principalmente, em órgãos públicos, na prevenção da saúde pública, e também atuam na área clínica, em consultórios particulares, como o médico José de Anchieta.  
José de Anchieta Amorim trabalha na área de prevenção à saúde pública há 17 anos, desde quando se formou em Medicina, no ano de 2003. Segundo o especialista, os profissionais que trabalham com medicina preventiva realizam palestras sobre diversos temas para conscientizar a população e preveni-la contra as doenças. “Na área da medicina preventiva nós fazemos palestras sobre saneamento básico, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer do colo do útero. A medicina preventiva é voltada mais para a área de gestão, de políticas públicas e planejamento governamental em saúde. No entanto, o Ministério da Saúde atualmente investe mais em assistência à saúde do que na prevenção,” esclareceu.

Dentre os casos mais comuns relacionados à saúde das pessoas, a maioria dos pacientes que o médico José de Anchieta atende em seu consultório tem problemas de hipertensão arterial. “O que recomendamos na saúde pública é que as pessoas tenham uma alimentação balanceada, comam frutas e verduras, se possível todos os dias, evitem alimentos gordurosos e frituras, realizem atividades físicas pelo menos três vezes por semana e tomem a medicação adequada. Além disso, para quem é hipertenso, o ideal é fazer uma consulta anual com um cardiologista para avaliar e fazer um checape cardíaco,” explicou.


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL



José de Anchieta Amorim concluiu a graduação em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na mesma instituição, especializou-se em Medicina Preventiva. Quando iniciou sua carreira, ele trabalhou por um ano na cidade pernambucana de Itaquitinga. Trabalhou, também por um ano, na cidade de Orobó e por cinco anos em Surubim, em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, exerce suas atividades profissionais na cidade de Limoeiro e em Surubim, na Rua Cônego Benigno Lira, 178, no Centro da cidade. O atendimento em seu consultório, como clínico geral, é nas sextas-feiras das 8h às 17h. E no sábado, das 8h às 12h ao lado da Motorac.  Contato: (81) 3634-1151.



You may also like

Nenhum comentário: