Secretaria de Saúde de PE oferece testes rápidos gratuitos para detectar hepatite C e tracoma

0 Comments

Interessados devem se dirigir até o caminhão do programa Prevenção Para Todos, nesta quarta-feira (19). O veículo vai ficar estacionado das 8h às 13h, na frente do Procape, em Santo Amaro, na área central do Recife.


Teste de hepatite C será realizado gratuitamente nesta quarta-feira (19) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
A Secretaria de Saúde de Pernambuco oferece, nesta quarta-feira (19), testes rápidos gratuitos para detectar casos de hepatite C e tracoma. Os interessados devem se dirigir ao ônibus do programa Prevenção para Todos, que ficará estacionado na frente do Pronto Socorro Cardiológico (Procape), na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, na área central do Recife. As atividades ocorrerão das 8h às 13h.

De acordo com a secretaria, serão oferecidos 50 testes para cada tipo de doença. Além disso, haverá distribuição de preservativos e material informativo sobre doença de Chagas, que teve seu dia mundial de combate celebrado em 14 de abril.

A população poderá, ainda, contar com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, bem como aplicação de vacinas (antitetânica - DT, tríplice viral e hepatite B). Palestras sobre as formas de controle e prevenção da doença de Chagas também serão realizadas por profissionais de saúde. A ação terá a participação da Associação Pernambucana dos Pacientes com Doença de Chagas, Ambulatório de Doença de Chagas e Secretaria Municipal de Saúde do Recife.

Doenças


O tracoma é uma doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea. Ela pode provocar cicatrizes que levam à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas bordas da pálpebra, tocando o globo ocular), e alterações na córnea que pode causar até a cegueira. Por meio do exame clínico, é possível fazer a detecção da doença. Em casos positivos, o paciente é encaminhado para fazer o tratamento no posto de saúde.

Hepatite C


A hepatite C é uma doença infecciosa que afeta sobretudo o fígado e que pode ser aguda ou crônica. Os sintomas são mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais, como perda de apetite, náusea, intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia (coloração amarelada da pele).

A transmissão ocorre, principalmente, por via sanguínea. Entre as formas de prevenção, estão o não partilhar escovas de dentes, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal, nem seringas, além do uso correto da camisinha nas relações sexuais.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: