Rodrigo Maia poderá ser o novo presidente da República

0 Comments
Rodrigo Maia poderá ser o novo presidente da República (Crédito/Divulgação).


Agora que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara debate a denúncia contra o presidente Michel Temer, ampliam-se as chances do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) se tornar presidente da República.

Temer é acusado por crime de corrupção passiva e dificilmente continuará no posto mais alto do país. Dessa forma, Maia será o nome a conduzir os destinos do Brasil até 2018, confirmando a tese de instabilidade na história da República brasileira.

O Brasil vive uma das maiores - se não a maior - crise política e ética na sua história. Por todo lado há incertezas. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi afastada do cargo em 2016, o atual presidente Michel Temer (PMDB), que era vice de Dilma, está na corda-bamba e Rodrigo Maia pode vir a ser o terceiro presidente num único mandato.

Pela História


Na história recente brasileira, somente duas vezes um mandato foi cumprido por uma terceira e até quarta pessoa, contando com o presidente e o vice. Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito presidente da República, tendo Café Filho como seu vice, em um mandato que deveria ir de 31 de janeiro de 1951 a 31 de janeiro de 1956. Entretanto, com o agravamento d e uma crise política, em 24 de agosto de 1954, Vargas cometeu suicídio com um tiro no peito. Café Filho assumiu, mas não terminou o mandato de Vargas. Em 08 de novembro de 1955, foi afastado por motivo de doença e assumiu o presidente da Câmara, Carlos Luz. Este ficou apenas três dias no poder, sendo o mandato presidencial mais curto da História do Brasil. Por ser contra a posse do presidente eleito Juscelino Kubstscheck e do vice João Goulart, Carlos Luz foi derrubado e assumiu o presidente do Senado, Nereu Ramos, no dia 11 de novembro de 1955, e que finalmente, entregou a faixa presidencial a JK, em 31 de janeiro de 1956.

Alguns anos depois, Jânio Quadros assumiu o mandato em 1961, para terminar em 1966, mas em 1961, acabou renunciando, sendo sucedido pelo vice João Goulart. Mas o Golpe Militar de 1964 romperia a ordem estabelecida.


A Nova República Brasileira, iniciada em 1985, passa por um período de grande instabilidade. Dos presidentes eleitos desde aquele ano, apenas Fernando Henrique e Lula cumpriram dois mandatos integrais. Dilma Rousseff cumpriu apenas um. Tancredo Neves foi eleito, mas morreu antes de tomar posse e quem assumiu foi seu vice José Sarney. Em 1989, Fernando Collor foi eleito presidente, deveria governar até 1995, mas foi afastado por um impeachment, e foi sucedido por seu vice Itamar Franco. O segundo mandato de Dilma, ainda tem muitas incertezas pela frente.


You may also like

Nenhum comentário: