DR. BRENO ALEXANDRE SE DESTACA PELO ATENDIMENTO HUMANIZADO

0 Comments

 

Dr. Breno Alexandre.

O Clínico Geral e Reumatologista Dr. Breno Alexandre é uma referência na medicina de Surubim e região. Em sua atuação tem se destacado devido a forma humanizada como trata seus pacientes, o que lhe é rendido um reconhecimento muito expressivo.

Ela trabalha em Surubim no PSF Salete Nóbrega como Clínico Geral, e no Estefania Farias como especialista na área de Reumatologia. Já na UPA do Coqueiro atua como Emergencista.

No município de Vertentes, trabalha na Clínica Dr. Ernildo como Clínico Geral e Reumatologia, em Toritama atende na Clínica Medcenter como Clínico Geral e Reumatologista e em São Domingos na Policlínica como Emergencista.

Dr. Breno é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE); fez residência em Clínica Geral pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo Pós-Graduando em Reumatologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED).

Em sua trajetória profissional foi diretor Médico da Unidade Mista João XVIII em Sanharó-PE 2018-2019; adquiriu experiência como Médico Emergencista das Unidades de Pronto Atendimento do município de Caruaru-PE no setor de Clínica Médica de 2017.1 a 2021; experiência como Médico Intensivista do Hospital Municipal Manoel Afonso em Caruaru-PE entre 2019-2021; experiência como Médico Intensivista do Hospital Santa Efigênia em Caruaru-PE entre 2020-2021 nas áreas de Terapia Intensiva, Cardiologia e COVID19; experiência como Médico Intensivista e Emergencista do Hospital Mestre Vitalino em Caruaru-PE em 2021 nas áreas de Terapia Intensiva e COVID19.

Em sua formação complementar consta Monitoria de Semiologia Geral no Hospital Universitário Osvaldo Cruz nas áreas de Semiologia Geral, Gastrointestinal e do Aparelho Respiratório e Semiologia do Aparelho Cardiovascular no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco por um ano após processo seletivo realizado através de prova escrita. Concluiu monitoria com monografia intitulada: Semiologia dos Edemas sobre orientação do Dr. Professor Ivaldo Pedrosa Calado Filho com nota final 9,5; Estágio de 4 meses na área de Emergência Clínica e Cirúrgica durante internato; Preceptor do Internato de Pediatria do Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de fevereiro de 2018 e dezembro de 2019 e da Liga de Pediatria da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste.

Dr. Breno Alexandre nos concedeu uma entrevista sobre o reumatismo. Vamos conferir!

BLOG MALUMA MARQUES - Quais são os sintomas de um reumatismo?

Dr. Breno Alexandre - Antes de tudo é importante entender que a palavra reumatismo é um conceito amplo de doença no qual existe um comprometimento do nosso corpo como um todo: sejam as articulações, os tendões, os ligamentos, os ossos, músculos e até mesmo outros sistemas como o geniturinário, cardiovascular e neurológico, por exemplo. As doenças reumatológicas podem acometer qualquer área do nosso corpo, estando mais presentes no sistema musculoesquelético: ossos e músculos. São doenças, em sua maioria, incuráveis, crônicas e de difícil manejo devido à vasta apresentação de sintomas. Os sintomas mais comuns se restringem a dores articulares mais presentes em mãos, punhos, ombros e joelhos. 

Os pacientes, em geral, apresentam-se com quadros não apenas de dores para realizar movimentos e afazeres domésticos, mas, por vezes, relatando inchaços nas juntas e persistência da dor, inchaço e calor nas articulações mesmo em repouso.

BMM - Qual é a causa do Reumatismo?

Dr. Breno Alexandre - Podemos dividir a causa das doenças reumáticas, de uma forma didática e bastante simplória em três grandes compartimentos: As doenças Inflamatórias e as doenças Autoimunes. O terceiro seria uma intersecção entre os dois tanto a inflamação como a própria autoimunidade. 

A inflamação é causada por diversos fatores como diabetes, obesidade, traumas, ácido úrico elevado, infecções das mais diversas formas e tipos, uso excessivo da articulação... Vemos que apenas nesse grupo temos uma variedade enorme de causas que podem desencadear a dor, o inchaço e consequentemente a perda da mobilidade articular. Já quando falamos da auto-imunidade, encontramos um mundo complexo e ainda sem respostas exatas sobre como o nosso próprio corpo cria substancias inflamatórias que atacam nossas juntas, músculos, e outros órgãos, desencadeando uma variedade de sinais e sintomas com doenças de difícil controle como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, Artrite Reumatóide, Síndrome de Sjogren, Dermatomiosites, entre tantas outras. As doenças autoimunes são desencadeadas por citocinas inflamatórias que nosso organismo produz contra nosso próprio corpo.

BMM -  Reumatismo tem cura?

Dr. Breno Alexandre - Entendido que, dentro das doenças reumatológicas temos um rol de doenças de cunho inflamatório causadas pela obesidade, uso excessivo articular, ácido úrico e infecções, podemos atuar nos fatores causais e, assim, controlar e até curar esses pacientes. Porém, não é um papel fácil, pois boa parte desses pacientes tem, em sua maioria, diversas comorbidades o que dificulta bastante uma cura real. Nosso papel é sempre o de diagnosticar, desinflamar, evitar progressão da doença e reabilitar. Nunca estamos sós e sempre precisamos de auxílio de nutricionistas, fisioterapeutas, psiquiatras, endocrinologistas, dentistas... 

Em resumo, a beleza da reumatologia está em tratar o paciente como um todo para evitar as consequências de um processo inflamatório que é a dor e perda da mobilidade articular. Entretanto, quando entramos na área das doenças autoimunes, todas essas doenças são incuráveis, porém passíveis de tratamento e controle, assim como são a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes: incuráveis, mas tratáveis.

BMM -  Quais as partes do corpo que o Reumatismo ataca?

Dr. Breno Alexandre - Infelizmente todas, sem exceção. Desde a pele, unhas e cabelos, até no sistema nervoso, coração, articulações e músculos. Cada doença reumatológica se comporta de uma forma variada e extremamente florida. Nosso carro chefe de doença que se apresenta dos mais diversos pontos e variações é o Lúpus Eritematoso Sistêmico: doença de cunho autoimune, grave, incurável que por se chamar de ‘’sistêmico’’, pode acometer qualquer parte do sistema do nosso corpo, sendo mais grave em crianças e mais desafiador ao comprometer os rins. Devido sua vasta gama de apresentações, é uma doença que exige um olhar clinico e reumatológico afiado e bem treinado para sempre acompanhar os sintomas de ‘’flair’’, que são as crises da doença. 

Por outro lado, a Osteoartrite, conhecida no popular como ‘’Artrose’’, é uma doença de cunho ambiental relacionada ao uso excessivo articular, e ao envelhecimento fisiológico do nosso corpo assim como genético com alta prevalência em mulheres, obesos e antecedentes familiares. É a doença mais comum da Reumatologia e se limita as articulações dos ossos com desgaste articular de cartilagens, tendões e ligamentos.

BMM -  Qual o tratamento para o Reumatismo?

Dr. Breno Alexandre - Essa resposta é o que chamados de arte da medicina! Para cada doença e paciente, uma forma ímpar de se tratar e acompanhar. Não existe um protocolo padrão e muito menos um medicamento específico. Cada paciente se apresenta de uma maneira e a linha terapêutica também será avaliada e moldada conforme as doenças de base dele. Se um paciente apresenta Osteoartrite e Diabetes, por exemplo, devo evitar ao máximo corticóides para não desencadear uma piora do diabetes. A Reumatologia avançou muito nos últimos anos com medicamentos de alto custo para tratar doenças graves como a Artrite Reumatóide com os Imunobiológicos. Mesmo assim, muitas dessas doenças ainda são extremamente difíceis de tratar. O acompanhamento multidisciplinar, exercícios físicos e o controle de dor são a base da terapia reumatológica.

BMM -  Reumatismo é artrose, é artrite?

Dr. Breno Alexandre - Esse é um termo popular de uma doença apenas: a Osteoartrite. ‘’Osteo’’ vem de osso’’, ‘’art’’ de articulação e ‘’ite’’ de inflamação’’. A inflamação da articulação do osso, chamado de osteoartrite é uma doença que inflama e cria consequências articulares como mencionei: dor, perda do movimento articular e inchaço. Quando tratamos a dor e o inchaço, ainda assim, o paciente pode referir que não consegue ter uma ampla abertura do movimento articular, ou sensação de areia nas juntas ou uma rigidez das mãos ao acordar. Como não existe inflamação, não existe a ‘’ite’’, temos apenas a doença presente o que chamamos de Osteoartrose. Ambos os termos Osteoartrite e Osteoartrose se sobrepõem durante fases da mesma doença.

BMM -  Como tratar Artrite Reumatóide?

Dr. Breno Alexandre - Pergunta que até hoje é algo que os próprios reumatologistas sofrem, pois, por se tratar de uma doença autoimune: produção de substâncias produzidas pelo seu próprio corpo e que inflamam, desgastam a articulação e causam deformidades articulares irreversíveis, abrimos mão de um leque de medicamentos que foram emprestados até mesmo da oncologia, como o metotrexato, por exemplo. A Artrite Reumatóide é uma das doenças que pode acometer não apenas as articulações, mas também a pele, pulmão, coração e olhos. 

Precisamos sempre descartar um fator desencadeante como as periodontites da cavidade oral, infecções como hepatite B e C e o temido HIV. O tratamento para a Artrite Reumatóide, depois de estabelecido um critério classificatório, é iniciar uma classe de medicamentos chamados DMARDS – os famosos modificadores de doença sintéticos, que foram a nossa luz para controle do processo de inflamação grave que a doença acomete. O acompanhamento periódico é essencial para o controle da doença e remissão.

Gostaria de deixar o meu muito obrigado pela oportunidade em poder falar um pouquinho da minha profissão que amo muito e me dedico diariamente a fazer com amor. Gostaria também de agradecer por poder tirar algumas dúvidas comuns do que é a Reumatologia, como as doenças reumatológicas se comportam e como tratamos. E especialmente agradecer a Deus por me dar um dom de fazer da medicina uma arte de tratar cuidar, e confortar.

“Curar quando possível; aliviar quando necessário, consolar sempre” (Hipócrates – pai da medicina).

Dr. Breno Alexandre.





You may also like

Nenhum comentário: