Governo libera florestas sustentáveis para devastação

0 Comments
(Crédito: Divulgação).


O governo do presidente Michel Temer extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), localizada nos Estados do Pará e Amapá. O objetivo é atrair investimentos para o setor de mineração. Mas o decreto assinado por Temer despertou críticas por parte de famosos como a modelo Gisele Bündchen, o apresentador Luciano Huck e a cantora Fafá de Belém.

Fafá, de 61 anos, chegou a gravar um vídeo que circula pela internet em que diz que as florestas foram “usadas, desrespeitadas e devastadas”.

Com o ato, o presidente da República permite a exploração por mineradoras de uma área de 4 milhões de hectares, território maior que a Dinamarca.

Uma nota do Palácio do Planalto divulgada no dia 24 de agosto afirma que a reserva “não é um paraíso, como querem fazer parecer, erroneamente, alguns”. Mas a área fica próxima a terras indígenas e reservas naturais.

Na área da Reserva, existem nove unidades de conservação permanente, sendo três de proteção integral e quatro de uso sustentável e duas terras indígenas, além dos rios Parideche e Uapi.
Um relatório da organização não-governamental WWF, mostra que menos de 30% da reserva estão acessíveis à exploração dos recursos minerais. As regiões favoráveis à mineração estão, portanto, dentro de Áreas Protegidas. O relatório conclui que existe um potencial risco de conflito entre os interesses do setor mineral e a conservação da natureza.


No vídeo Fafá de Belém propõe um basta ao “entreguismo” das reservas naturais do Brasil. “Não podemos mais entregar o que é nosso, presidente Temer”.


You may also like

Nenhum comentário: