SERRA TALHADA ONDE NASCEU LAMPIÃO É UM CONVITE AO TURISMO

0 Comments
Museu do Cangaço - Crédito (Divulgação).


Serra Talhada tem fama de berço de gente forte e valente. Foi o berço onde nasceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Rei do Cangaço. E com um detalhe: tem jeito de cidade grande, muitas opções gastronômicas, um povo hospitaleiro e uma rica vida cultural.

Nesse particular, destacam-se o grupo de xaxado dos Cabras de Lampião, o Museu do Cangaço e o Museu da Cidade. Quem vai a Serra Talhada encontra referências a respeito de seu filho ilustre, Agamenon Magalhães, seu filho ex-governador de Pernambuco.

A vida noturna é movimentada, com bares e shows realizados no entorno da Praça Agamenon Magalhães, que virou polo cultural, com ateliê e casa de artesanato. Mas o jeito de interior se mantém nas proximidades da igreja de Nossa Senhora da Penha, localizada em outra praça, a Sérgio Magalhães.

CURIOSIDADES 

Na cidade de Serra Talhada encontra-se, na zona rural, o Sítio Passagem das Pedras, onde nasceu Lampião, a cerca de 25km da sede; a igreja de N.S. do Rosário, do século XVIII, fica na Praça Agamenon Magalhães; o Marco Zero da Cidade apresenta interessantes edificações a exemplo da casa do Comandante Teófanes Torres  e a do Coronel Alípio Torres; a Casa da Cultura, na Praça Sérgio Magalhães, funciona  de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30; porém aos sábado está aberta das 10 às 12h e aos domingos das 18 às 22h; Lampião

Aceso, na Praça Agamenon Magalhães, é um espaço cultural para quem gosta de shows das 18 às 4h da manhã.

Há três espaços que o turista não pode deixar de conhecer. O primeiro deles é a Casa do Artesão que reúne trabalhos produzidos por centenas de artesãos do município, em madeira, cerâmica, couro, biscuit, entre outros. Local, Praça Agamenon Magalhães; a Casa da Cultura nela há registros sobre sua história e personalidades, como Agamenon que ali nasceu em 1893 quando o local ainda se chamava Vila Bela e mais: o cangaceiro Lampião, o humorista Arnaud Rodrigues, que trabalhou no programa A Praça é Nossa, o músico Moacyr Santos conhecido como Ouro Negro, o renomado escritor Raimundo Carrero. Ali também há referência aos nascimento das moças que foram Miss Serra Talhada nos anos 1970: Matilde Terto, Cilene Albrim e Fátima Mourato; e o Museu do Cangaço onde são encontradas fotografias de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião e referências sobre Maria Déa, a Maria Bonita que acompanhou a trajetória do rei do Cangaço. Fica na Estação do Forró, no Centro.

Por: Ariadne Quintella - Jornalista.



You may also like

Nenhum comentário: