MINISTRO DO TURISMO ELOGIA SERGIPE COMO ESTADO FASCINANTE

0 Comments


Ao receber, juntamente com o governador Jackson Barreto, os participantes do XXV Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo, que este ano se realizou em Aracaju, Capital de Sergipe, escolhida como sede o ano passado, por aclamação, pelos associados da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), destacou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, as potencialidades turísticas daquele Estado tão fascinante, de belezas naturais incomparáveis, além de sua riqueza cultural, presente na gastronomia, no artesanato, nos projetos que vem realizando. Referiu-se também à Capital, Aracaju, nos últimos anos em acelerado processo de desenvolvimento no segmento turístico, e em pleno crescimento em número de hotéis e pousadas de bom nível, cuidando da preservação de seus parques e jardins, da execução de projetos que são verdadeiros atrativos para os visitantes, como o Tamar voltado para a desova das tartarugas.

O ministro assinalou a hospitalidade do povo sergipano, uma característica do nordestino que tão bem recebe seus visitantes, o que sem dúvida contribuirá para que o turismo sergipano desponte no cenário nacional. E enalteceu a presença dos jornalistas especializados em turismo presentes ao congresso em realização no Estado de Sergipe, juntos para poder discutir e apresentar soluções a curto prazo para que o turismo possa crescer e avançar cada vez mais. “Com o Plano Brasil Mais Turismo, que lançamos em abril, a perspectiva é que, nos próximos cinco anos, coloquemos mais de 40 milhões de brasileiros no mercado de turismo interno e aumentemos de 6,5 milhões de turistas internacionais para 12 milhões, operando mais de dois milhões de empregos em todo o País. Estamos muito otimistas com tudo aquilo que estamos planejando”, concluiu Marx.



LICITAÇÃO PARA OBRAS



Por sua vez, o governador Jackson Barreto revelou que seu governo tem trabalhado para obtenção de recursos e viabilização de obras que proporcionem o fortalecimento do turismo de seu Estado. Segundo ele, “temos R$ 50 milhões em obras a serem licitadas até o final do ano para o fortalecimento do turismo no Estado”, acrescentando que até outubro, através do Prodetur, “estaremos conseguindo R$ 12 milhões para divulgação do destino Sergipe”. Uma das preocupações do governador sergipano é a modernização do aeroporto que em novembro terá o primeiro voo internacional saindo da Capital sergipana.

Finda a solenidade, os jornalistas de turismo membros das seccionais da Abrajet deram início ao cumprimento de um roteiro de visitas às cidades sergipanas de maior interesse turístico, numa programação que durou quatro dias a cidades como São Cristóvão, a quarta mais antiga do Brasil e primeira Capital do Estado, e que abriga a Praça São Francisco, sítio histórico elevado à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. São Cristóvão preserva um rico acervo de arte sacra, desde imagens barrocas a objetos usados nos cultos, cálice, âmbula, castiçal, aí incluídos muitos objetos em ouro. Ninguém pode esquecer é que bem perto de Aracaju está Laranjeiras, a cidade berço da cultura negra e do folclore nordestino, com diversas manifestações culturais e um acervo de igrejas dos séculos XVII e XVIII.

Estância também mostrou sua face de cidade que, no passado, teve vila proletária vizinha ao seu parque industrial, hoje totalmente parado. Aí também os jornalistas tiveram oportunidade de ver no final do passeio o lado alegre, com comedoria, danças folclóricas ao toque do batuque e a alegoria do barco de fogo. Uma observação feita pelos congressistas foi referente ao estado de conservação de monumentos arquitetônicos, igrejas da era quinhentista totalmente recuperadas e em funcionamento.


TURISMO PROGRAMADO



Os jornalistas que visitaram boa parte do Estado de Sergipe, conheceram em Aracaju o Museu Olímpio Campos, a Praça Fausto Cardoso, a Ponte do Imperador, às margens do Rio Sergipe, visitaram o Museu da Gente Sergipana; os mercados centrais, o Albano Franco, com sabores e cores, o Thales Ferraz com perfumes exalados pelas ervas e essências e o Antônio Franco, que oferece um passeio pelo que há de melhor no artesanato. Convém subir a Colina de Santo Antônio, onde nasceu a Capital, e aproveitar para rezar nem que seja um minutinho. Foi o que a equipe jornalística não se furtou de fazer. Depois de tudo a turma ainda foi homenageada no campus da Universidade Federal de Sergipe, assistindo à apresentação de uma dança folclórica e, em seguida, servindo-se de um perfeito coquetel, com bebidas mais fortes, sucos, queijos, frutos do mar e muito mais. Assinale-se a maneira gentil como as artesãs tratam o visitante, a embalagem simples e criativa como embalam as peças vendidas, sem esquecer de colar ao pacotinho o número do telefone.

Outra maravilha foi conhecer, a 26 km da Capital, a Serra de Itabaiana, parque nacional que oferece a oportunidade de esportes radicais, escaladas e caminhadas, por trilhas, grutas e cachoeiras, mas a turma se contentou em ver o Parque dos Falcões, tendo um dos falcões dado seu show. Aconselhável aos amantes da natureza é experimentar um dos dez destinos mais bonitos do País, a 213 km da Capital, o Cânion do Xingó, fica em Canindé do São Francisco no sertão sergipano. O lago, navegável por 60 km, banha Sergipe, Alagoas e Bahia, emoldurado por paredões de arenito rochoso, pode ser navegado a bordo de catamarãs ou escunas que levam à Gruta do Talhado, psara o banho nas águas do São Francisco. Recomenda-se ainda conhecer a Fazenda Mundo Novo com trilhas e inscrições rupestres de mais de oito mil anos; o Max – Museu de Arqueologia de Xingó; a Usina de Xingó e o Eco Parque do Cangaço, entrada para a Grota de Angico, local onde morreu Lampião, o Rei do Cangaço.

Mas para os que preferem as delícias oferecidas pelo litoral, Sergipe tem 163 km a oferecer, de norte ao sul do Estado. São praias para todos os gostos: para a prática de esportes náuticos, surfe e caminhadas por extensas faixas de areia. No caminho poderá conhecer a Praia de Pirambu, onde nasceu o Projeto Tamar e assistir a desova das tartarugas; a Orla de Atalaia e as melhores barracas de praia do Nordeste onde encontrará deliciosos casquinhos de caranguejo; e ao sul as praias de Caueira, do Abaís e do Saco, com suas dunas e a Ilha da Sogra. Melhor do que isso é impossível. E para não esquecer, para os que preferem rezar não falta programação de missas e procissão. Afinal de contas, Sergipe é um Estado de fé.

Por: Ariadne Quintella - Jornalista.


You may also like

Nenhum comentário: