PM que reagiu a tentativa de assalto a centro espírita no Grande Recife é promovido por bravura

0 Comments

Wellington Bezerra Câmara Júnior estava no local, no dia 5 de julho, quando homens que assistiam a uma palestra anunciaram a investida criminosa. Quatro pessoas morreram na ocasião.


Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) assina ato de promoção por bravura do PM Wellington Bezerra Câmara Júnior (Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE)
O policial militar que reagiu a uma tentativa de assalto ao Grupo Espírita Amor ao Próximo (Geap), localizado em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi promovido a tenente-coronel pelo ato de bravura. Wellington Bezerra Câmara Júnior estava no local, no dia 5 de julho, quando dois homens que assistiam à palestra anunciaram a investida criminosa. Um policial militar, de 45 anos, e uma mulher de 57 anos faleceram durante a troca de tiros. Dois suspeitos também morreram.

Câmara Júnior estava evangelizando crianças quando foi informado do assalto e reagiu à investida, sem se ferir, segundo a Polícia Civil. A perícia concluiu, na época, que o PM e a mulher morreram devido a disparos efetuados pelos assaltantes.

A promoção foi assinada pelo governador do estado, Paulo Câmara (PSB), na segunda-feira (11), e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12). A assinatura aconteceu no Palácio do Campos das Princesas, sede do governo estadual com a presença do PM, do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e do comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, a promoção por bravura é uma honraria que é concedida a policiais que exercem uma ação além do dever. Antes de recebê-la, o agora tenente-coronel foi submetido a uma avaliação, a qual foi investigada a ocorrência. A decisão de promovê-lo recebeu a unanimidade dos votos da Comissão de Promoção de Oficiais.

Entenda o caso


A investida no Geap aconteceu na noite de 5 julho. Segundo a Polícia Civil, dois homens que assistiram à explanação do palestrante Liszt Rangel anunciaram o assalto e começaram a recolher pertences das vítimas. (Veja vídeo acima) Duas vítimas e dois assaltantes morreram no local, segundo a polícia.

Além dos dois suspeitos que morreram no local, um terceiro assaltante, apesar de ter fugido de carro para uma unidade de saúde, acabou preso. No dia 10 de julho, o quarto envolvido no assalto se entregou à polícia. José Roberto Alcântara, de 22 anos, confessou o envolvimento na ação e alegou ter sofrido ameaças de policiais. Um quinto homem teria participado do crime, mas ainda não foi preso.

O centro espírita voltou a abrir suas portas 15 dias após o crime. Para as pessoas que acompanharam a reabertura do espaço, essa foi uma oportunidade para praticar o perdão e o amor ao próximo, dois dos ensinamentos da doutrina do espiritismo.

Por: G1.


You may also like

Nenhum comentário: