Fenômeno marítimo swell deslocará embarcações em Fernando de Noronha

0 Comments

Os donos foram orientados pela administração da ilha e terão que movê-las para baía em outro ponto da ilha



Fernando de Noronha
Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil e a Gestão Portuária da Ilha de Fernando de Noronha estão tomando ações para a chegada de novo Swell, fenômeno responsável por ondas gigantes e que, na ilha, deverão atingir uma altura de até 3,5 metros. Ainda nesta quinta-feira (01), a partir das 13h, vinte embarcações de pequeno porte serão transferidas do Porto de Santo Antônio para a Baía do Sueste, na ilha, a fim de diminuir os possíveis danos para moradores e turistas.

O alerta, válido apenas para os dois dias, foi emitido pelo Serviço Meteorológico Marinho da Marinha do Brasil. De acordo com a instituição federal, o fenômeno é normal e está sendo provocado por uma frente fria no oceano Atlântico Norte que, consequentemente, arrasta os ventos fortes para a costa brasileira. O aviso de mar grosso, como é chamado pela Marinha, atingirá o Rio Grande do Norte, Ceará, parte do Maranhão e Piauí. Em Pernambuco, apenas Fernando de Noronha.

De acordo com a previsão, o swell deverá atingir seu pico na sexta-feira (02) e as embarcações permanecerão na baía até que o mar volte a apresentar estabilidade. “Em paralelo, planejamos uma ação que terá um efeito a longo prazo, que será a reestruturação do Porto de Santo Antônio, com intervenções para garantir a segurança de todos”, pontua o Administrador Geral de Fernando de Noronha, Plínio Pimentel. A obra, orçada em R$ 4,6 milhões, e devem iniciar no primeiro semestre de 2018.

No último domingo, um swell danificou parte da estrutura do Porto de Santo Antônio. Dois dias depois, a Diretoria de Infraestrutura e Obras reinstalou o flutuante reformado. A estrutura foi fixada em local temporário até que a reforma total do porto aconteça. Até a sexta-feira, a administração de Fernando de Noronha estará em alerta e monitorará a situação.

Os barcos que forem deslocados hoje não poderão realizar atividades comerciais ou de pesca e suas bombas de porão devem estar desligadas para evitar riscos de vazamento de óleo. Além dessas ações, o Porto de Santo Antônio, que fica no nordeste da ilha, interromperá as atividades náuticas e a plataforma flutuante de embarque e desembarque de passageiros será retirada.

As ações foram decididas em reunião com o gestor e representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), da Capitania dos Portos, Associação de Barcos de Turismo (Abatur), da Gestão Portuária do Distrito e de donos de embarcações. Estes assinaram termos de compromisso com o ICMBio, órgão responsável pela área do Parque Nacional Marinho (Parnamar), onde localiza-se a Baía do Sueste.

Em 2013, um Swell causou graves estragos na ilha. “Naquele ano não houve preparação, fomos todos pegos de surpresa e foi um grande desastre. Por isso mesmo, desta vez, nos surpreendemos positivamente com essa mobilização e planejamento para a possibilidade de acontecer o swell e garantirmos a proteção do nosso patrimônio a tempo”, comenta Felipe Rodrigues, dono de embarcação.



Por: Folha PE.


You may also like

Nenhum comentário: