HUMBERTO BARBOSA: 'A LUTA DE UM POR TODOS!'

0 Comments
Humberto Barbosa (Foto: Maluma Marques).


Surubim parou na quarta feira, 4 de abril, para o Ășltimo adeus ao ex-prefeito Humberto Barbosa, um polĂ­tico que somou milhares de votos para si e para tantos outros polĂ­ticos candidatos  em campanhas eleitorais memorĂĄveis.

Quem não lembra das expressivas votaçÔes dos deputados Geraldo Barbosa e Gilson Machado, com Joaquim Francisco, nesse mesmo ano, levando de Surubim uma fenomenal votação para governador de Pernambuco.

Depois de alguns anos, nos bastidores, engajado em campanhas para eleger os seus irmãos Geraldo (deputado estadual) e Arlindo (vereador), Humberto Barbosa se tornou um candidato imbatível nas eleiçÔes municipais do ano de 1988, disputando a cargo de prefeito do Município do Surubim.

Ao tomar posse, o prefeito Humberto iniciava uma mudança na administração municipal, impondo um ritmo de trabalho forte tendo como esteio uma equipe de secretårios municipais e diretores de departamentos voltados para um trabalho organizado e produtivo que se tornou exemplar.

Surgiu um pioneirismo na administração municipal, marcado por açÔes que eram reconhecidamente festejadas pela população.

Um exemplo: Gabinete OdontolĂłgico MĂłvel (dois) que percorriam todos os recantos do municĂ­pio para levar assistĂȘncia odontolĂłgica Ă  população carente.

É bom lembrar que o Surubim administrado pelo prefeito Humberto Barbosa, tinha agregado a sua ĂĄrea administrativa os atuais municĂ­pios de Vertente do LĂ©rio e Casinhas. Por sinal, o prefeito Humberto liderou a campanha de emancipação polĂ­tica desses dois municĂ­pios.

A conhecida “Feira de Frutas”, saiu do sol e das chuvas. Humberto, prefeito que nĂŁo destacava o falar, mas sim o fazer, acabou construindo a “Coberta da Feira” que outros prefeitos, depois de Humberto, deveriam ter ampliado. Por que nĂŁo!?

O prefeito Humberto decidiu asfaltar as ruas do centro da cidade. Resolveu desistir de um “elefante branco”, denominado Hotel Municipal. Resultado, asfaltou ruas da cidade para meio mundo de surubinenses que nĂŁo tinham por que se hospedar no “Hotel Municipal”.

Para os jovens, o prefeito Humberto, se antecipou ao presente e abriu as portas da Escola Ana Faustina, para que jovens vestibulandos tivessem a oportunidade de receber aulas gratuitas com uma excelente equipe de professores.

PolĂ­ticos, aproveitadores insanos, prometeram “cursinho prĂ©-vestibular com aulas e merenda”. Chegaram ao poder. Mas, qual o quĂȘ? Nem merenda e, muito menos, aulas.

SalĂĄrios dos servidores, pagos em dia!

Uma locomotiva tinha chegado ao poder em 1989. Agregados a ela, centenas de vagÔes, secretårios que conseguiram acompanhå-la nos mais diversos setores dessa caminhada voltada ao desenvolvimento de Surubim.

Tempos depois, de forma sorrateira, polĂ­ticos beneficiados pelo prefeito Humberto Barbosa, cuidaram de abandonĂĄ-lo com asas cortadas pela tesoura da ingratidĂŁo e da falsidade.

E, lĂĄ se foi o prefeito Humberto Barbosa!

A sua ida para a morada eterna, foi acompanhada por pessoas numa carreata que lembrou momentos de euforia em tempos passados, quando as suas vitĂłrias eleitorais eram festejadas por toda essa gente que soube reconhecer a luta de “um por todos”.

E, por conta de um Humberto, todos estĂŁo conseguindo ter uma estĂłria para contar. Isso, porque o prefeito Humberto deu oportunidade para muitas pessoas.

A histĂłria polĂ­tica de Surubim tem um divisor de ĂĄguas: “antes e depois do prefeito Humberto”.

Resistente Ă  inveja e ao mal querer, Humberto se desfez e se refez, dando sempre oportunidade Ă queles que se julgavam livres do seu apoio.

Durante quatro anos, Humberto esteve doente, muitos nĂŁo foram Ă  casa dele, para confortĂĄ-lo.

Mas, depois vieram com a torpe emoção de levar o seu corpo para velório na Cùmara de Vereadores.

Humberto vivo, mas doente, jamais foi referenciado pelo protocolo vil de polĂ­ticos aproveitadores.

Que descanse em paz, Humberto!

Que sejam felizes, aqueles que, de Humberto, conseguiram muito mais do que o poder!

Por: Luiz Antonio Medeiros - Professor e Escritor.



You may also like

Nenhum comentĂĄrio: