ENTREVISTA COM TELMA BRILHANTE, PRESIDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-PE

0 Comments

Telma Brilhante - Presidente da Academia de Letras do Brasil-PE (Foto: Maluma Marques)


Cearense radicada na Capital pernambucana, cedo estreou na Literatura com o livro de ficção Contos Chão, obra que foi premiada pela União Brasileira de Escritores (UBE). O segundo livro, este de contos, sob o título “Aflição de Pássaro”, foi premiado pela Academia Pernambucana de Letras. E vieram outros: Magia do Instante (crônicas) e Sendas do Oriente (haicais).

Incansável, ela faz parte da União Brasileira de Escritores UBE, da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Cad. nº 07), do instituto Cultural do Cariri (CE), (Cad. nº12) e da Academia de Letras do Brasil-PE (Cad. nº 02) onde exerce atualmente a Presidência.

Confira a entrevista com a presidente abaixo:


BLOG MALUMA MARQUES - Você é a atual presidente da Academia de Letras do Brasil sediada em Pernambuco?

TELMA BRILHANTE - Sim, fui eleita para o biênio 2017 e 2018.

BMM - Gostaria que falasse um pouco sobre a Academia.

TB - A Academia de Letras do Brasil foi fundada desde 2001 por Mário Carabajal, a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão. Tem núcleos espalhados em 80% nos Estados brasileiros. Sendo uma organização internacional de cultura, expandiu-se pelo mundo. Aqui em Recife foi implantada desde 11/10/2011. A nova academia conseguiu superar as dificuldades iniciais que durou cerca de alguns anos de luta para a sua legalização. A primeira gestão teve como presidente a escritora Luciene Freitas, no período de 2016/2017.

BMM - Quais os objetivos da Academia de Letras do Brasil/PE?

TB -A difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes. As academias surgiram pela necessidade de um lugar para reunir escritores a fim de divulgar suas produções literárias. A primeira se reporta ao filósofo Platão, que a idealizou e a tornou real em Atenas. A princípio as academias eram segregadoras, mas depois foram se popularizando. Hoje os membros das diversas academias tem uma atitude mais humanitária, recebendo as pessoas não pela posição social, mas sim pelo que podem oferecer de conhecimentos e criatividade.

BMM -  Apesar de ser recente, a Academia de Letras do Brasil em Pernambuco tem crescido bastante. Isso se deve a quê? Por que as pessoas tem tanto interesse?

TB - Talvez porque haja uma identificação de objetivos e, sobretudo, de respeito entre os participantes. Tento colocá-los à vontade na apresentação de seus trabalhos, priorizando o bom convívio entre todos, o que acontece normalmente.

BMM -  Você prefere escrever livros infantis ou para adultos? Por quê?

TB -Gosto mais para adultos porque escrevo além de contos e crônicas, poesias e haicais. Na verdade, depende do momento. Há uns que me despertam para escrever para crianças, outros para adultos. Sou um tanto eclética, não me detenho somente na literatura infanto-juvenil. Mas quando o faço é feito uma catarse, um mergulho, um retorno que faço à infância, a alegria de relembrar este período da vida em que fui muito feliz.

BMM -  Por que as pessoas tem tanto interesse pela Academia de Letras do Brasil/PE?

TB - Muito nos honra esta pergunta, é gratificante sabermos que a luta não foi em vão. O que estamos usufruindo foi o resultado da coragem e união de um grupo que acreditava no sucesso. E muita fé e esperança.  Creio que é, sobretudo, pela seriedade e compromisso que a caracterizam. Há também entre os membros a natural receptividade, a alegria espontânea do reencontro.

BMM - Foi importante a influência de Raimundo Carrero para você, como escritora?

TB -Sim, muito. Raimundo Carrero tinha o dom de valorizar os alunos da oficina, e incentivá-los para escrever.  Muitos escritores hoje famosos passaram pela oficina de Carrero. Porém águas rolaram de lá para cá e ocorreram muitas mudanças.

BMM -  Agora falemos um pouco de você, Telma. Quantos livros já escreveu?

TB - Para crianças, seis. Para adultos, entre contos, crônicas, poesias e haicais, sete. Como organizadora de antologias em parceria com outros escritores, seis. E como participante em antologias aqui em Pernambuco e outros estados brasileiros, mais de sessenta.

BMM -  Você pertence a quais Academias?

TB - Academia de Letras do Brasil/PE- ALB, Academia de Letras e Artes do Nordeste – ALANE, Academia Recifense de Letras – ARL, Instituto Cultural do Cariri – ICC (Crato/CE) e outras.

Acadêmicos da Academia de Letras do Brasil-PE (Foto: Maluma Marques)



You may also like

Nenhum comentário: