SURUBINENSE MARIA JOSÉ ARRUDA INTEGRA A 14ª EDIÇÃO DO LIVRO MULHERES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DE PERNAMBUCO

0 Comments


O livro Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco está em sua 14ª edição. O título já indica o objetivo da obra, que é destacar as mulheres que com sua garra, determinação, ousadia, coragem e fé contribuem para mudanças significativas em Pernambuco, seja em qualquer segmento. É também uma forma de valorizar a mulher pernambucana, que durante muitos anos na história do Brasil, e por que não dizer da história do mundo, ficou sempre em segundo plano, comparando-a com o sexo masculino.

Neste ano de 2018, a surubinense Maria José Arruda, conhecida por Moça, neta de um ilustre surubinense, Antônio Justino, que foi pioneiro na construção da história do município, foi homenageada, pois, assim como seu avô, Moça também marcou a historia de Pernambuco, principalmente com sua contribuição no desenvolvimento da educação.

Moça é formada em História com pós-graduação na mesma área. Na educação, sua principal contribuição foi quando assumiu o cargo de gestora escolar e que fez a diferença. Uma de suas características marcantes foi contribuir para a inovação da Educação com ações humanizadas, principalmente com a valorização dos alunos vindos de um meio de vulnerabilidade social, marcados pela violência. Para estes, segundo Moça, sempre criou oportunidades, a fim de que eles se sentissem importantes e inseridos no contexto escolar. Eram os pichadores e os alunos considerados bagunceiros. Assim, de acordo com relatos, convidava-os sempre para zelar pela escola, limpando as salas em que havia pichação, ação realizada por eles mesmos, e a ideia funcionava. Também os incentivava para participarem dos jogos escolares, enfim, realizava tudo que estivesse ao seu alcance como gestora para ajudar os alunos considerados mal vistos e destruidores de seu próprio ambiente. Afinal, eles foram vítimas de um sistema social desordenado e que privilegia alguns em detrimento da maioria. Mas graças ao trabalho de conscientização da gestora Maria José, estes alunos mudaram a própria percepção e passaram ser vistos e reconhecidos como cidadãos dignos.

Com relação à homenagem e participação no livro, em sua 14ª edição, Moça, entusiasmada, disse que para ela é uma grande satisfação fazer parte da história de Pernambuco, ao lado de outras mulheres tão importantes. 

“Sinto-me gratificada e, ao mesmo tempo, honrada pela homenagem recebida perante o público, familiares e amigos. Tornaram-se momentos inesquecíveis. Só posso agradecer e dizer que estou muito feliz e orgulhosa por fazer parte da 14ª edição do livro Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. Aproveito o ensejo para parabenizar a todos os envolvidos, especialmente a senhora Cilene Floro, pela iniciativa de criar esse projeto com tanto amor e dedicação, fazendo a diferença na valorização da mulher pernambucana,” ressaltou.




























You may also like

Nenhum comentário: