VALE DOS DINOSSAUROS FICA NO NORDESTE

0 Comments
Foto: Reprodução / Google Maps.


Mesmo quem não for apaixonado por Arqueologia não ficará indiferente a um dos locais mais curiosos do Nordeste brasileiro. No Sertão paraibano está localizado um dos principais sítios arqueológicos do Brasil. Distante 427 km de João Pessoa, nos arredores do município de Sousa, está localizado o Monumento Natural ‘Vale dos Dinossauros’, que tem atraído pesquisadores e turistas brasileiros e do exterior pela variada quantidade de pegadas presentes em uma área de 40 hectares, dentro de uma Unidade de Conservação.

O Monumento Natural do ‘Vale dos Dinossauros’ foi fundado em 2014 e em sua primeira semana de funcionamento registrou a visita de cerca de 2.300 pessoas. Além da visitação, a população tem acesso a cursos de capacitação para atuar em parceria com a Unidade de Conservação. As oficinas são voltadas para fortalecimento do artesanato local, qualificação do serviço de monitoria das atividades de visitação e para a promoção de oportunidades de trabalho por meio de prestação de serviços no Monumento.

Os achados mais importantes estão na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420km de João Pessoa. Lá, encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertos os primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século 19. Em toda a região encontram-se rastros fossilizados cujo tamanho varia de 5 cm (de um dinossauro do tamanho de uma galinha), até 40 cm, como as pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros de comprimento e 3 metros de altura. A maioria das pegadas são de dinossauros carnívoros.

TRILHA MAIS LONGA

Foto: Cacio Murilo.


Uma trilha com 43 metros em linha reta é a mais longa que se conhece no mundo. De acordo com os paleontólogos, esses rastros têm pelo menos 143 milhões de anos. O Complexo Turístico “Vale dos Dinossauros” e toda a sua estrutura física para a visitação é o ponto de partida para a mais pura emoção e aventura. Reconhecido mundialmente, o Vale dos Dinossauros é o sítio paleontológico referencial em pegadas fossilizadas para turistas, estudantes, ecologistas e cientistas do Brasil e de outros países. Andar pelo local é como voltar no tempo, caminhando entre gigantes que deixaram de existir fisicamente, mas que ainda povoam o imaginário de todos os seres humanos.
O Monumento do Vale mantém preservados os vestígios dos animais que habitaram a bacia sedimentar de Sousa, fato ocorrido há cerca de 165 milhões de anos. O local é aberto ao público em geral de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Por: Ariadne Quintella - Jornalista 
especializada em Turismo.


You may also like

Nenhum comentário: