MORRE JUIZ JOSÉ DE ABREU SANTOS, UM HOMEM DEDICADO À FAMÍLIA E À JUSTIÇA

0 Comments
 Dr. José de Abreu Santos.



O juiz aposentado José de Abreu Santos, natural de Quipapá-PE, que atualmente residia em Surubim, faleceu aos 88 anos de idade, e seu enterro  aconteceu por volta das 17h no Cemitério Morada da Paz,  na cidade de Paulista.

Na carreira da magistratura, por onde passou deixou registros de competência, fez amigos e agiu em defesa da justiça e do bem comum. Trabalhou em diversas cidades, inclusive em Surubim. Além disso, era um pai dedicado e tinha muito amor por sua esposa Isabel Monteiro, com quem conviveu por 60 anos.

Sua morte, sem dúvida, é uma grande perda para familiares e amigos que o conheciam.  Um homem bom, sensato, humano, honesto e digno do cargo que exerceu. Por isso, o Blog Maluma Marques sentem pesar com sua partida, na certeza de que, mesmo diante da perda, o importante  é que ele deixou um grande exemplo de vida .


JOSÉ DE ABREU SANTOS




José de Abreu Santos nasceu em Quipapá- Pernambuco. É filho de Cícero Costa de Abreu e Maria Izabel de Abreu Santos. Fez parte de uma família extensa de oito irmãos, mas quase todos são falecidos, à exceção de sua irmã Salomé. Casado com Izabel Monteiro de Abreu Santos, juntos tiveram sete filhos, mas consideram que têm oito, por conta da filha adotiva, Deise. Os demais são Maria Izabel, Maria Verônica, Maria Raquel, Maria Suzana, Maria Adelaide, José Samuel e José Daniel.

Passou a infância em Quipapá, estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns e fez Direito na Faculdade de Direito do Recife. Assim que concluiu a graduação, foi exercer o cargo de promotor público, na época sem concurso; mas por inteligência e mérito –    era uma pessoa com muita capacidade de diálogo, persuasão e vontade de fazer o melhor--  na cidade de Inajá, onde permaneceu por seis anos e meio. 

Após esse período, fez concurso para juiz de Direito e passou em terceiro lugar, na época foram 18 candidatos concorrendo à vaga, e foi exercer o cargo na cidade de Maraial, Pernambuco, onde permaneceu por quatro anos. Foi em Maraial que o juiz José de Abreu demonstrou que, além de exercer a magistratura dignamente, poderia fazer algo que ficasse marcado na história do município. Nesta cidade ele construiu a Escola José Luiz da Silveira Barros. Tinha aptidão para julgar, mas também era atento às necessidades dos locais por onde passou, em São Benedito do Sul, assim como em Maraial, construiu a Escola Heliodoro Pereira de Andrade e que, por isso, até hoje  merece respeito e consideração dos munícipes destas duas cidades. 

Na carreira de magistrado, por onde passou deixou registros de competência, fez amigos e agiu em defesa da justiça e pelo bem comum. Não é à toa que recebeu diversos títulos e homenagens. Em Garanhuns, onde trabalhou por nove anos e meio, recebeu homenagens da OAB. Em Maraial recebeu o título de cidadão daquela cidade. Em Surubim, também exerceu o cargo de juiz de Direito por seis anos, de 1967 a 1973,  também é considerado cidadão surubinense, cidade na qual reside atualmente.  

Aposentou-se aos 51 anos de idade, já que nunca teve férias, foi todo o tempo dedicado à Justiça. Mas sua vida também é marcada pelo amor à família. Convive com sua esposa Izabel há 60 anos e a justificativa para tanto tempo juntos é que toda família permanece unida quando existe amor, respeito e dedicação. Assim é o juiz José de Abreu, seja na profissão, com a família ou entre os amigos, tudo são marcos, registros de vida e padrão de dignidade.



You may also like

Nenhum comentário: