RENOMADO MÉDICO ESPECIALISTA EM APARELHO DIGESTIVO DR. JOSÉ PEREIRA GALVÃO JÚNIOR

0 Comments
Médico especialista em aparelho digestivo Dr. José Pereira Galvão Júnior.



O médico especialista em aparelho digestivo Dr. José Pereira Galvão Júnior, é hoje um dos maiores nomes na medicina do Agreste de Pernambuco. Ele atende no Hospital Santa Efigênia, em Caruaru, onde também é um dos diretores.

BLOG MALUMA MARQUES - O que é e como se dá o procedimento de cirurgia do aparelho digestivo?

JOSÉ PEREIRA GALVÃO JÚNIOR - O aparelho digestivo é um sistema, entre tantos que tem no corpo humano, que começa pela boca e vai até o ânus. Então o cirurgião do aparelho digestivo trata toda e qualquer doença que acomete algum desses órgãos, desde o esôfago até o ânus. Todas as patologias cirúrgicas, doenças que acometam esses órgãos a gente tem condições de operar.

BMM - A cirurgia trata quais doenças?

J.P.G.J - Desde câncer a doenças benignas como cálculo na vesícula, apendicite, doenças inflamatórias do intestino, doença do estômago e hérnias da parede abdominal.

BMM- Quais exames precisam ser feitos para diagnosticar essa necessidade?

J.P.G.J - Dependendo do tipo de doença que o paciente tem, a gente direciona exames conforme a necessidade. A endoscopia digestiva é um exame muito importante na avaliação das doenças do aparelho digestivo alto. A ultrassonografia, tomografia, exames laboratoriais, também ajudam.

BMM - O que ocasiona problemas digestivos?

J.P.G.J - Olha, o aparelho digestivo é muito sensível a hábitos alimentares errados. Então, de uma maneira geral, nossos hábitos alimentares são muito ruins de longo tempo, isso incorporou um pouco na genética de cada um. Essas doenças têm muito a ver com a genética, mas também têm muito a ver com o hábito alimentar errado que nós temos. De certa forma as doenças aparecem devido a isso.

BMM - Que dicas alimentares podem ajudar?

J.P.G.J - O principal alimento que ajuda o aparelho digestivo são as fibras. De uma maneira geral se a gente fosse escolher um alimento padrão ouro para profilaxia de doenças do aparelho digestivo, seria uma alimentação rica em fibra. Isso aí, sem dúvida nenhuma, ajuda principalmente o intestino e o estômago a trabalhar melhor e evita muitas doenças.

BMM - Quais os cuidados pós-cirúrgicos?

J.P.G.J - O paciente que vai ser submetido a uma cirurgia eu sempre indico que ele precisa se alimentar muito bem. É importante que o paciente entre na cirurgia com um grau de proteína bem elevado, porque toda cirurgia causa trauma cirúrgico. E esse trauma leva a desordens em vários sistemas do corpo humano. Por isso é fundamental que ele esteja bem nutrido e esse é o cuidado número 1, a nutrição pré-operatória.

BMM - Quais os sintomas que indicam a necessidade de cirurgia?


J.P.G.J - Varia muito do tipo de doença. Logo o sintoma mais comum que aparece, e que geralmente indica um procedimento cirúrgico é a dor, sem dúvida nenhuma. Esse é o sintoma mais importante no aparelho digestivo.

 BMM - Com qual regularidade deve-se consultar o médico sobre o aparelho digestivo?


J.P.G.J - Olha, as doenças do aparelho digestivo aparecem de uma forma muito silenciosa. No começo os paciente às vezes não sente absolutamente nada e já está com a doença. Então, sempre que possível, é bom fazer o exame a cada ano de endoscopia digestiva, colonoscopia pelo menos a cada dois anos, uma ultrassom do abdome total pelo menos anual. É importante que se faça para que se possa detectar as doenças mais perigosas.

BMM - As pessoas costumam ser relapsas com esse assunto?


J.P.G.J - Sem dúvida. Até mesmo nós da área de saúde somos muitos relapsos com isso. É cultural. De fato as pessoas esquecem, por vários motivos, de fazer sua consulta de rotina. E é aí que são acometidas por vezes de doenças graves e já avançadas!

Considerações


Agradeço a sua gentileza, Maluma, de vir até aqui e a gente conversar, bater esse papo. Estou à disposição da sociedade de Caruaru, me adaptei demais a essa cidade e à região.



You may also like

Nenhum comentário: