A CRISE DE NOSSOS DIAS

1 Comments
Foto: Freepik



Quando o Brasil tinha registrado apenas os primeiros casos confirmados do coronavírus, havia muitas pessoas nas ruas. A pandemia parecia não ser algo tão catastrófico. Mas foi só os números acelerarem dia a dia e a população foi tomando medidas preventivas e as ruas ficando desertas, assim como os parques e outras áreas de lazer.

Ainda não é o ideal. Há muita gente circulando e sabemos que alguns serviços não podem parar, por serem de extrema necessidade. Nesse momento nos reportamos, em especial, aos militantes da saúde que estão na linha de frente para enfrentar os contaminados com o vírus.  A vocês, todo nosso apoio, força e fé.

O governo colocou no ar todo um arsenal de ferramentas online para informar a população: aplicativos para celular, o site do Ministério da Saúde e seu canal no YouTube, e até um número especial de WhatsApp trazem dicas para se prevenir, identificar sintomas e, o que é igualmente importante, desmentir notícias falsas a respeito da doença.

Em Pernambuco não tem sido diferente. As ferramentas online nos informam, trazem previsões e mensagens de conforto. Também, não poderia ser diferente.  Nesse momento, é imprescindível a união de todos, compartilhando informações, sendo solidário.

Agora, um dos grandes desafios é manter o nível adequado de alerta na população. No entanto, é preciso lembrar dos cuidados com higiene: lavar as mãos com sabão neutro, passar álcool em gel, ficar em casa, manter superfícies limpas, usar máscaras e luvas e outras recomendações.

O pânico é desnecessário. Sabemos que em muitas cidades as pessoas estão indo aos supermercados para comprar (e estocar) o máximo de comida. Aqui em Surubim houve algum movimento nesse sentido, mas é preciso manter a calma, afinal não há orientações pedindo que a população faça isso sob pena de faltar comida. Por outro lado, se uns poucos armazenam muita comida pode faltar a outros. Então vamos nos conscientizar. Lamentamos que, mesmo com tantas recomendações algumas lojas de serviços não primordiais teimem em abrir as portas, contribuindo para aumentar a possibilidade de contágio. Serviços bancários são permitidos, mas o problema está na aglomeração de pessoas.  Para isso, a prefeita de Surubim Ana Célia Farias, junto à Polícia Militar, tomou medidas para organizar as filas de banco. A Prefeitura de Surubim está tomando todas as iniciativas necessárias de combate ao coronavírus. Por enquanto, o município tem dois casos em investigação, mas temos certeza de que tudo ficará bem.

Uma de nossas vantagens é que nosso povo brasileiro é receptivo e, em sua maioria, adere às recomendações. Resta-nos proteger aqueles com mais de 60 anos que ainda não tomaram consciência, nem têm noção do perigo.

Há movimentos solidários. Em Pernambuco um grupo de empresários se juntou e comprou máquinas de respirar para os hospitais ao custo médio de 50 mil cada. Nosso inimigo invisível está sendo enfrentado.

Se temos mais tempo, que possamos refletir, voltemo-nos para dentro de nós “para entendemos o valor da solidariedade, amor, força, fé, da essência do que somos”. Esse momento serve também para nos ensinar o quanto somos iguais. O medo é universal, mas a coragem também.

Por fim, esperamos boas notícias em breve. O mundo está unido, há correntes de oração e sabemos que a fé move montanhas. Então que possamos nos mover em direção ao alto e pedir a Deus que nos guie e oriente. Salve o nosso Brasil, salve o planeta Terra!



You may also like

Um comentário:

  1. O mundo parou pra entender que o inimigo é invisível. DEUS É MAIOR e está acima de tudo é de todos

    ResponderExcluir