As chuvas enchem barragens e trazem esperança na seca

1 Comments


Como diz a música do cantor surubinense Bennê Torres, “o Sertão vai virar Mar”. É assim que estão se sentindo os milhares de pernambucanos do Agreste e do Sertão do estado. As fortes chuvas caídas desde o último final de semana permitiram com que as barragens que abastecem o Sertão Pernambuco e o Agreste atingissem a cota máxima. No Sertão, principalmente na microrregião do Pajeú, o acumulado superou 100 mm em menos de duas horas.

Os maiores acumulados de chuvas foram registrados nos municípios de Sertânia (150mm), Lagoa Grande (67,90mm), Poção (52,00mm), Caruaru (45,81mm) e Quipapá (31,90mm).

Nove barragens em Pernambuco atingiram a cota máxima. Na Bacia Hidrográfica do Capibaribe, as barragens de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, Santana II, em Brejo da Madre de Deus e Tabocas – Piaca, em Belo Jardim.

A barragem de Barra, localizada em Sertânia, verteu na Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó, no sertão do Pajeú, vertera, as barragens de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Jazigo e Cachoeira II, em Serra Talhada e Chinelo, em Carnaíba e a barragem de Poço Grande, localizada em Serrita, na Bacia Hidrográfica do Rio Terra Nova.

Em Sertânia, caiu bastante chuva. Parte da cidade ficou ilhada. O Rio Moxotó, que estava seco há muitos anos, apresenta um grande volume de água. Já o trecho da estrada que liga Sertânia ao município de Afogados da Ingazeira foi interditado pela Prefeitura.

Já a Barragem de Jucazinho, que abastece Surubim e outras cidades vizinhas, atingiu 10,35% da sua capacidade e atualmente acumula 21.138.000 m³, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Um novo calendário de distribuição de água entrará em vigor. Serão cinco dias com água para 25 sem, nas cidades de Surubim, Casinhas, Salgadinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama. Estes municípios vinham sendo abastecidos de acordo com o calendário de dois dias com água para 28 sem, com a realidade de abastecimento em apenas 50% dos bairros em cidades como Casinhas, Vertentes e Frei Miguelinho.

Além disso, a Compesa está realizando ajustes operacionais no sistema que vão permitir o fornecimento no esquema de quatro dias com água para três sem, em Passira e Riacho das Almas, e três dias com água para quatro sem no município de Cumaru.

Com isso, a esperança do povo nordestino se renova: “Pra cumprir a profecia / do beato que dizia / o Sertão vai virar mar / Ah, ah, ah / o Sertão vai virar mar / Ah, ah, ah / o Sertão vai virar mar...”, Bennê Torres.





You may also like

Um comentário: