O SÃO JOÃO DESTE ANO SERÁ SEM FOGUEIRAS

0 Comments
Foto: Freepik.

Há quatro meses mal podia se imaginar uma festa junina sem aglomerações. O contágio pelo coronavírus avançou, vieram as mortes (muitas) e inúmeros decretos foram assinados para proibir aglomerações com mais de 10 pessoas.

Agora o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), por meio do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do novo coronavírus, publicou a Recomendação PGJ n.º 29/2020, que proíbe o acendimento de fogueiras, a queima e a comercialização de fogos de artifício, enquanto perdurar a situação de calamidade pública, decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“A tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício, naturalmente, provoca três problemas que irá dificultar o combate à Covid-19, quais sejam: a) aglomerações, comprometendo a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia; b) produção de muita fumaça que irá elevar os riscos de problemas respiratórios e agravar os pacientes que estão contaminados; c) Acidentes como queimaduras que pode agravar a superlotação da rede hospitalar. A medida, provavelmente, não será bem recepcionada, mas tenho consciência que em tempos de defesa da vida e saúde dos Pernambucanos, precisamos ter coragem para tomar atitudes extremamente impopulares, mas essenciais para conter o avanço da Covid-19 nas terras pernambucanas”, disse o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, no texto da Recomendação.

As medidas podem, inclusive, ser ampliadas. A gravidade da fumaça para pessoas com complicações respiratórias que contraíram a Covid-19,1 fez com que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a prefeita de Caruaru (que realiza o maior São João do mundo), Raquel Lyra, além de outros prefeitos, assinassem um decreto proibindo acender fogueiras durante o período junino.

O deputado estadual pastor Cleiton Collins (PP), pediu ao governador Paulo Câmara que avaliasse as questões das fogueiras que são intensificadas nos períodos juninos. A ideia é resguardar os enfermos vitimados pela Covid-19 de um possível piora no quadro respiratório causado pela fumaça.

Ao que tudo indica, haverá shows de forró virtual e muita comida junina. Com uma ressalva: cada um em suas casas.





You may also like

Nenhum comentário: