IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO LANÇOU ANTOLOGIA

0 Comments


A escritora Ivanilde Morais de Gusmão lança o livro Súplica ao Sol... Era outono (Independente), uma antologia que reúne contos, poesias e ensaios. A obra foi lançada dia 11 de julho, às 11h, e se encontra à venda no site da escritora: www.ivanildemorais.com e na livraria internacional Amazon.

“Súplica ao Sol... Era outono um livro com vários blocos, quase como um memorial. Ele trata de uma caminhada, de todo o meu processo de produção intelectual e literário. Tem contos, poemas e ensaios, como uma grande homenagem à família, à humanidade”, explicou Ivanilde em entrevista à imprensa pernambucana.

Ivanilde entrou na universidade aos 30 anos e nunca deixou de estudar. Toda a sua literatura passa pela concepção marxiana da história. “Para esse livro, visitei a Karl Marx House, em Trier, na Alemanha. Depois fui até ao mausoléu dele em Londres. O título é sobre esse momento”, explica. “Procuro trazer um resgate do sentimento de humanidade. Aproveite essa pandemia para realizar um desafio nas redes sociais, para que pessoas me enviassem textos sobre a quarentena. Recebi cerca de 115 textos”, conta.


A autora


Ivanilde Morais de Gusmão nasceu no Sítio Califórnia, zona rural de Machados-PE, onde seus pais eram arrendatários. Expulsos da terra, seus pais se mudaram para a Vila dos Machados, à época distrito de Bom Jardim.

Em 1953 foi morar no Recife e entrou no mercado de trabalho aos 13 anos. Fez o Ginásio no antigo Colégio Guararapes e no Colégio Estadual de Beberibe. No ano de 1962 foi para São Paulo, onde trabalhou como operária.

Em 1967 iniciou o 2º Grau e em 1970 entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, onde cursou Geografia, sob a coordenação do Professor Manoel Correia de Andrade. Em 1974 fez Especialização em Desenvolvimento Urbano e Regional na UFPE.

Em março de 1978 fez concurso e começou também a ensinar na Universidade Federal de Alagoas, na área de Ciências Sociais. Como docente da UFAL, fez, em 1979, Especialização em Ciências Sociais.

No ano de 1981 entrou para o Mestrado em Desenvolvimento Urbano e Regional na Universidade Federal de Pernambuco. Já em 1989 foi fazer Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



You may also like

Nenhum comentário: