DERMATOLOGISTA DR. MARCELO JOSÉ HERÁCLIO DO REGO DÁ DICAS SOBRE A SAÚDE DA PELE

2 Comments

 

Dermatologista Dr. Marcelo José Heráclio do Rego.

O Dermatologista Dr. Marcelo José Heráclio do Rego, é um dos profissionais mais conceituados da área em Pernambuco. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), fez residência no Hospital de Santo Amaro, que era da Faculdade de Medicina da Federal. Especializou-se em Dermatologia e atua como médico há 37 anos.

No início trabalhou com o avô na cidade de Boqueirão, na Paraíba. Depois no Hospital do Servidor do Estado de Pernambuco, na Prefeitura Municipal de Limoeiro, na Clínica São Camilo, em Surubim; na Clínica nova Imagem, em Limoeiro e na Laboclin, em Lagoa do Carro, além das clínicas populares no Recife e em Olinda. Atua em Surubim no Hospital São Luiz há mais de 20 anos.

Em entrevista à nossa reportagem Dr. Marcelo falou sobre as principais patologias, os cuidados com a pele e com a alimentação saudável. “As principais patologias são as alérgicas, as infecções virais, bacterianas e fúngicas, além de doenças autoimunes, que é psoríase, e as doenças degenerativas, ou seja, câncer de pele”, explica.

Sobre o uso de alimentos como ativo na qualidade da pele, o dermatologista disse que alguns alimentos influenciam diretamente na qualidade da pele. A vitamina C, por exemplo, estimula a produção do colágeno. O ômega 3, encontrado na sardinha e no salmão, regula os lipídios da pele e ajuda a combater a acne e a psoríase. “Tem os betacarotenos, que são as frutas e legumes amarelos, como jerimum e manga, que dão proteção contra os raios ultravioletas do sol, e o selênio, que é encontrado na castanha-do-pará e tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Também tem o ômega 6, que é encontrado nas nozes e que mantém a barreira cutânea intacta”.

De acordo com o Dr. Marcelo, para prevenir micoses é preciso entender que o fungo “é um ser que gosta muito da umidade, do calor e da escuridão. Então é preciso manter a pele longe da umidade. Toda vez que tomar banho e se enxugar bem, principalmente nas dobras e, caso tenha micose nas unhas, separar tesouras e alicates”, ensina. 

A psoríase “é uma doença autoimune que se caracteriza pela formação das camadas da pele. Então o tratamento é tentar diminuir a velocidade do seu crescimento. Aí tem a medicação oral que são os imunomoduladores e os anti-inflamatórios normais que são corticoides, e ainda as loções capilares e shampoos. É importante, também, tratar o fator emocional, pensar coisas boas”, diz.

Ele explica, ainda, que as manchas de pele provocadas pelo sol e por problemas hormonais, ou as que são comuns no período da gravidez, podem ser tratadas. “Existem as formas clareadoras, mas a principal é usar o filtro solar. Outra coisa muito importante para a saúde da pele é o líquido; tomar 2 litros de água por dia”, finaliza.



You may also like

2 comentários: