EM TEMPOS DIFÍCEIS E DE CRISES POLÍTICAS, EIS QUE SURGE ESPERANÇA: CONHEÇA A HISTÓRIA DO ADVOGADO ALEX FERNANDO

0 Comments

 

Dr. Alex Fernando - Advogado.

O que mais temos acompanhado nos últimos anos são escândalos políticos, com revelações cada vez mais absurdas e que nos fazem desacreditar na política em nosso país. A corrupção se faz presente a muito tempo, estando entranhada em nossa sociedade desde a invasão dos portugueses.

Porém, em meio a tantas notícias que nos causa tristeza, raiva e desesperança, nem tudo está perdido, como diz o ditado. Novas lideranças têm surgido em todo o cenário político brasileiro, emergindo de diversos lugares, inclusive de locais onde antes não se tinha voz. Gente nova, cheia de vontade de trabalhar e sem a contaminação da velha política e da politicagem que infelizmente estamos habituados.

Neste cenário, destaca-se o advogado Alex Fernando da Silva, mais conhecido como Dr. Alex Fernando, que com sua atuação como advogado e no meio político, tornou-se uma figura pública conhecida e respeitada não só na sociedade surubinense, mais também no Estado. As principais lideranças políticas e autoridades de seu meio profissional, falam que o Dr. Alex Fernando é um nome em ascensão em ambos as áreas e aspectos, que trás uma cara nova para o cenário político mais também para advocacia.

Um excelente articulador, moderado – qualidade importante no meio político -, ético, Dr. Alex Fernando é entrosado com as causas sociais, principalmente com a camada mais carente de Surubim e região, estando sempre disponível para os amigos e os que mais precisam.

Alex Fernando da Silva tem 31 anos, é solteiro, oriundo do Sítio Jurema e Lagoa de Onça na zona rural de Bom Jardim/PE. Filho de Josilene Ferreira do Nascimento, mas conhecida por Nova ou Nenova, nasceu em 23 de setembro de 1989 e tem 10 irmãos: Maria Fernanda, Ângela Fernanda, Aline Fernanda, Fernanda Silva, Alice Fernanda, Marina Ferreira, Wilson Fernando, Fernando Silva, Gabriel Fernando e Davi Fernando.

Sua história não é diferente da de muitos brasileiros, e mesmo não sendo algo novo, infelizmente, é uma trajetória a se ovacionar e ter como exemplo e estímulo para muitos em situações similares. Abandonado pelo pai, assim como seus irmãos e sua mãe, uma dedicada empregada doméstica semianalfabeta, passou fome e diversas outras privações, crescendo num cenário desanimador, repleto de percalços e às vezes incompreensão por parte de quem poderia ajudá-lo. Conviveu com a violência doméstica praticada pelo seu pai contra sua mãe, muitas vezes vista por ele e pelos irmãos mais velhos, que no momento de desespero, se juntavam escondidos do pai para rezar e pedir um fim aquela agonia, a fim de acalmar os irmãos mais novos e tentavam privá-los daquelas cenas. Mesmo com episódios de violência recorrentes, sofridos não só pela mãe, mas pelos irmãos e pelo próprio Alex, a família se manteve unida e firme, sempre com fé em Deus e Nossa Senhora Aparecida, de quem o Dr. Alex Fenando é devoto até hoje.

A vida na zona rural era difícil, desde muito jovem tinha suas obrigações, crescendo ouvindo não em tudo e que não era capaz de alçar maiores voos, pois aquilo não era para “gente como ele” e que teria como opção de vida, segundo seu próprio pai, seguir a carreira dele e/ou dos tios: ajudante, pedreiro, carpinteiro e segurança. Profissões dignas e de igual importância para o crescimento da nossa sociedade, mas o sonho de Alex sempre foi conseguir se desprender desse ciclo instaurado de que pobre não tem o direito de sonhar, de crescer.

Estudou toda sua infância e adolescência em escolas públicas, passando pelas instituições Arthur Guerra, Raimundo Honório, Dr. Mota Silveira, Justulino Ferreira Gomes e Eutimio de Souza Cabral. Também fez parte do grupo de teatro de Bom Jardim, dirigido pelo diretor e professor José Márlio Salviano, e Marleide (in memoriam, onde aprendeu a paixão pela arte, pelo teatro, tendo participado da paixão de cristo por dois anos e outras peças.

Dr. Alex Fernando é um ponto fora da curva, após conviver com a pobreza na infância principalmente na adolescência, quando se mudou para capital para estudar. Sem estrutura, acabou passando por grandes provações e preconceitos, porém acredita que Deus nunca o desamparou e sempre colocou anjos em sua vida para aliviar sua dor.

Residiu por volta de 10 anos em Recife, onde cursou Bacharelado em Direito em uma faculdade particular. Antes de estagiar na sua área, para angariar recursos, trabalhou em supermercado, depósito de bebidas, descarregou caminhões e entregou panfletos em sinais. Além de Recife, morou por um tempo em Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Foi o primeiro de sua família a ter acesso ao ensino superior, sendo também um exemplo para sua família. Hoje outras pessoas da sua família conseguiram chegar ao ensino superior e hoje possuem formação nas áreas da enfermagem, pedagogia, administração, biblioteca e educação física. 

No finalzinho de 2015, já formado (2013), veio morar em Surubim. Por aqui começou a advogar, fez amigos e criou raízes. Foi Presidente Municipal do PSOL (2017 -2021), Membro Estadual do Diretório do partido (2019 -2021),  Assessor parlamentar na ALEPE (2019-2020), Secretario do PSOL Surubim (2015-2017),  Assessor Jurídico no Escritório de Advocacia – SRG – Sales Rodrigues Guerra & Advogados Associados (2009-2015) e Assessor Jurídico do Conselho de Juventude de Surubim (2017 – 2021), onde foi autor - subscrito pelo executivo - dos projetos de Lei que reformularam o atual Conselho e criou o Fundo Municipal das Juventudes, uma demanda antiga das juventudes, permitindo sua nova formação.

Em suas vivências conheceu a política e enxerga nela o único meio de ajudar a todos em larga escala e sem distinção, mas sabe das dificuldades para chegar lá, afinal, na política vigora o apadrinhamento e o histórico político familiar. Sendo assim, lançou-se na vida política e usou sua posição de advogado para contribuir com nossa sociedade e tentar promover justiça social.  

Ganhou notoriedade em ações em nosso município, como o tombamento da fachada da Usina dos Farias, diminuição dos salários dos políticos de Surubim, garantia do direito a meio entrada na vaquejada de Surubim para professores, estudantes, idosos, pessoas com deficiências e seus acompanhantes, proibição da chamada “carreata da morte” que impediu em todo Estado, no início da pandemia, manifestações que promovessem a quebra do isolamento social e as medidas de restrições impostas pelas autoridades sanitárias, dentre outras divulgas pela mídia, em prol da sociedade. Apesar de não ter mandato e hoje está sem partido, Dr. Alex Fernando usa de sua boa relação política junto a diversos nomes eleitos para atender as demandas da população.

Nas eleições municipais de 2020 se candidatou a prefeito, tendo ficado em 5ª lugar dentre os sete (07) candidatos e mesmo com pouquíssimo recurso fez uma campanha excelente, sendo o único candidato na época a se posicionar contra as aglomerações em razão do COVID19 e da poluição sonora. Também havia disputado em 2016 as eleições para vereador em Surubim, e no ano de 2008, foi o candidato mais novo a disputar eleição em sua terra natal, Bom Jardim.

Dr. Alex Fernando é Advogado e Especialista em Direito Público, além de atuar nas funções de Assessor Jurídico dos Conselhos Municipais, Conselheiro Fiscal do Instituto de Protagonismo Juvenil, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Surubim, Suplente da Presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Surubim, Membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB-Surubim, um dos fundadores da confraria jurídica em Surubim, no ano de 2017. Também é palestrante e uma das lideranças locais com maior interação nas redes sociais, trazendo sempre informações pertinentes em suas páginas e tendo um bom relacionamento com os seus seguidores.

O primeiro e maior sonho do Dr. Alex Fernando era conseguir se formar e tirar sua mãe da cozinha dos outros. Segundo Alex, ela já tinha sofrido demais, já tinha passado por muitas humilhações, e ele não queria vê-la mais naquela situação. Quando se mudou para Surubim no ano de 2015, logo que se estabilizou e tratou de tirá-la da função e trazê-la para morar com ele, onde vive até hoje, fazendo o que gosta (cozinhar), mas para seus filhos e no seu tempo. Esse sonho ele já alcançou.

Hoje se prepara para o Mestrado, além de ter outros projetos pessoais e políticos para serem executados e frisa que as experiências obtidas até aqui são apenas alguns passos da longa caminhada para chegar onde ele deseja.

Corre nos bastidores que ele poderá disputar as eleições para Deputado Estadual, visto ausência de um nome engajado no cenário politico de surubim, mas dizem que ele também poderá vir apoiar um (a) candidato (a) do PSB, já que ele tem uma boa relação com a Prefeita do município, Ana Célia e o Presidente da Câmara de Vereadores, o Sr. Luciano Medeiros, conhecido como Bomba.

Que sua jornada sirva de exemplo, principalmente para os mais pobres que acreditam que não podem mudar suas vidas. Com a educação é possível mudar o mundo.



You may also like

Nenhum comentário: