MARILENE DA ROSA LAPOLLI, MATERIALIZANDO SONHOS

0 Comments

CONQUISTAS SÃO DESAFIOS ASSUMIDOS COM PERSEVERANÇA.




Marilene da Rosa Lapolli, é catarinense, reside na cidade de Tubarão e é professora de Filosofia e Sociologia. Aos 60 anos, publica uma síntese de sua trajetória existencial. 
É entusiasta, e é com este perfil que compartilha com os leitores que aqui chegarem, os principais desafios e conquistas deste percurso. Costuma utilizar este adjetivo originário do grego “enthousiasmós”, “inspiração divina”, ou seja, ter deuses dentro de si. 
Segue Shakespeare, que em seu texto “Um dia você aprende a sutil diferença”, alerta para que possamos plantar nosso próprio jardim, sem esperar que outros nos dêem flores.
Com uma educação permeada por muita disciplina e de muitas responsabilidades desenvolveu precocemente a autodisciplina. 
Questionadora desde sempre, Marilene em plena década de 70, frequentando um modelo de escola autoritária, diretivista, almejava uma escola onde fosse possível dialogar, interagir, pesquisar. 
Em 1978 encerrou o Ensino Médio entrando na Universidade do Sul de Santa Catarina já no início de 1979, para cursar Licenciatura em Filosofia. 
Concluiu o curso superior em 1981 com um estágio muito exitoso, que lhe permitiu recém formada, ser contratada pela própria universidade como professora de nível superior.
Casou-se em 1983 com Paulo César Lopes Lapolli. Uma convivência de muito diálogo, sonhos e projetos, mantida até a atualidade. Geraram duas filhas: Tháis (1988) e Karla (1990).
Em 1984 prestou Concurso público na Rede Estadual de Ensino para a função de professora de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio e foi classificada. Atuou 29 anos em sala de aula na Rede Pública Estadual de Ensino, vindo a aposentar-se em 2011.
De 1982 a 2019, desenvolveu sua docência na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) ininterruptamente em sala de aula, dividindo sua carga horária com a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso e outros Projetos de Pesquisa e Extensão. 
A professora Marilene como grande parte das mulheres que se comprometem com seu profissionalismo, seguiu sua trajetória conciliando família, trabalho e formação continuada nas mais diversas modalidades.

Em 1991, cursou uma Especialização em Fundamentos da Educação.
Em 1997 iniciou Doutorado em História na Universidade de León/ Espanha, tendo por tema de pesquisa, “A Contribuição Europeia na Educação Básica Brasileira do século XX”,mas  não  concluiu o Curso pela perda do prazo. No entanto, não havia desistiu da ideia de realizar um doutoramento.
Em 2009 iniciou especialização em Filosofia Clínica e concluiu em 2011.            
Em 2017, ingressou em um novo Programa de Doutorado na Universidade de León, desta vez no Departamento de Humanidades e Arte, intitulado “Mundo Hispanico: Raices, Desarrolo y Proyeccion”, delimitando como tema de pesquisa “A Contribuição Europeia para o Ensino Confessional Católico  Brasileiro do século XX”,  procurando resgatar e adequar grande parte dos dados que havia levantado no período de 1999 a 2004, mas pelas exigências da Universidade foi necessário realizar todas as etapas previstas para o Curso em quatro anos. Apresentou sua tese e concluiu o Curso em maio de 2021, sendo avaliada com nota máxima, com indicação para publicação.
Atua há mais de duas décadas em cursos de formação continuada para educadores de diversos níveis de ensino. 

Certa de que sonhos não envelhecem, nem morrem para os entusiastas, Marilene, atualmente “aposentada”, é doutora em Humanidades e Arte” pela Universidade de Leon/Espanha, membro da Academia Tubaronense de Letras (ACATUL) ,da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil(AJEB) coordenadoria S/C, da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação e da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele também no Rio Grande Do Sul. Participa ativamente de cursos, cafés filosóficos, saraus literários, lives e reuniões virtuais, dedicando-se um pouco mais ao mundo literário, publicando poemas, crônicas, artigos científicos e filosóficos. Aguarda o fim da pandemia para reiniciar suas atividades pedagógicas e literárias. 



You may also like

Nenhum comentário: