DIÁRIO DE UM TURISTA

0 Comments

 Crônicas &Turismo

Marcos Eugênio Welter.

São 7 horas da manhã do dia 03 de maio de 2001. Após o café da manhã vem aquele cerimonial de passar protetor solar, pois o sol aqui no Caribe está presente das 6 às 18h30. De dia a temperatura é de 34º graus. Levar junto com a máquina fotográfica, algum dinheiro e sair, com calção, camiseta, tênis, capacete, de moto, para dar a volta completa na ilha, partindo pelo lado leste que é justamente onde está o setor agitado, isto em termos de praias movimentadas e comércio, é a atração do dia.
PASSEI POR MANZANILHO, Juan Griego (praia com palmeiras que abriga o antigo forte espanhol “La Galera”, de onde há uma estratégica e bela vista), seguindo por La Guardia e pelo lado do grande Lago da Restinga, entrando no Parque Nacional do mesmo nome, que a exemplo do interior do Ceará e parte de Aruba, tem ao seu lado uma vegetação rala, semi-árida, entre pedras, com predominância de arbustos baixos com espinhos e cactos. Assim é em El Baco, El Tunel, Robledal, Macanao, Punta Arenas, Manglilo, El Horcon, e Boca del Rio, que são simples e precários povoados de pescadores.
EM BOCA DEL RIO, ME surpreendeu o museu marinho com mais de 1000 m2. Lá tivemos a oportunidade de apreciar a fauna marinha existente, com corais e recifes do Caribe e as formas dos peixes e dos grandes mamíferos como tubarões, além da ossada de uma baleia com mais de 10 metros, Estivemos no porto de Guamache, onde atracam os transatlânticos de turistas; em El Yaque, praia dos amantes do windsurf e Parguito, praia preferida dos nativos para a prática do surf.
LA ASSUNCIÓN, capital do Estado, está localizada no interior da ilha. Bucólica, ruas estreitas, sua catedral está na praça Bolívar, o libertador e herói nacional. É difícil associar a tranquilidade de seus 14 mil habitantes com o vibrante ritmo da litorânea Porlamar, de estilo total mente diferente com largas avenidas, muito trânsito e os calçadões Gómez e Guevara, pontos efervescentes onde turistas aproveitam o regime de Porto Livre (sem impostos e sem fronteiras) para fazerem compras. Tudo isso somado às noites, restaurantes, cassinos, cafés, discotecas e pubs, justificam a pretensão de Porlamar de ser a capital comercial e de diversão de Isla Margarita.
EM EL TIRANO, havia um veículo da polícia. Muita gente apreciava uma tartaruga gigante de 1.60 metros colocar por três horas seus ovos no ninho. Fiquei sabendo que a polícia estava lá para evitar que algum nativo recolhesse os grandes ovos para fazer omelete. Quando a tartaruga voltou para o mar, a polícia recolheu os ovos e levou-os para um parque nacional de preservação desses animais. Posteriormente retornei à El Água, que lembra Baln. Camboriú. Em suas límpidas e transparentes águas, nadei e mergulhei até escurecer. Após o jantar no Hotel de Las Palmeiras, saí a caminhar pela praia apreciando as estrelas, o luar, programando o dia seguinte e agradecendo ao Grande Arquiteto do Universo pelas maravilhas que pude observar  neste dia. As 21h30, cansado mas feliz, dormi.

Por: Marcos Eugênio Welter - Trabalhou como Advogado e Funcionário do Banco do Brasil, 
Presidente da Academia de Letras do Brasil - Seccional de Brusque-SC, 
Membro do Conselho Superior Internacional da ALB.



You may also like

Nenhum comentário: