DIA NACIONAL DO RISO

0 Comments
Malude Maciel.


O sorriso maroto de uma criança constitui uma das maravilhas da vida. Um sorriso franco e alegre traz felicidade, que é o item mais desejado nesse mundo.

Provando que o riso, o sorriso e a gargalhada são contagiantes, um estudioso no assunto, publicou um vídeo mostrando um homem em pé, num vagão de trem, lendo um livro no qual via algo engraçado e começava a rir; nisso, todos que o observavam participavam da risada sem nem ao menos saber de que se tratava. E isso é bom.

Sorrir é, naturalmente, uma atividade comum na espécie humana.

Acreditamos que somos seres à parte na natureza, pela crença de termos sido criados a imagem e semelhança de Deus e únicos seres racionais.Não são concluídos estudos sobre os animais, que apesar de imitarem em tudo, inclusive nas caras engraçadas, demonstrando satisfação, não são classificados como risonhos. Embora exista uma música de Roberto Carlos que se fere ao “sorriso” do seu cachorro ao recebê-lo em casa: “meu cachorro me sorriu, latindo…”

A pessoa não rir por acaso. O riso e outros comportamentos emocionais têm a função de comunicação e os benefícios desse gesto para a saúde é grandioso.

Com um sorriso são externados diferentes sentimentos. Segundo o neurobiologista Robert Provine, o riso pode demonstrar felicidade, hostilidade ou tensão, pois quando se estar nervoso, muitas vezes, rimos sem graça.

Na classificação das películas e peças teatrais, o gênero comédia é mais preferido que as tragédias ou dramas, mostrando uma tendência pelos risos; os vinhos e demais bebidas alcoólicas relaxam e desinibem o indivíduo levando ao riso solto. Há humoristas tão perfeitos na sua arte que arrancam gargalhadas dos entes mais sisudos. Outros profissionais que têm esse objetivo são os palhaços circenses e recreadores em outros eventos; eles se esmeram em fazer alguém sorrir devido suas presepadas, inclusive direcionados pra crianças. Um adágio diz: “Muito riso é sinal de pouco siso”. Quem não tem muita preocupação consegue rir com facilidade, por isso se diz que rico ri à toa.

Existem evidências científicas de que “sorrir” faz bem à saúde; pesquisa feita por médicos da Califórnia comprovou que sorrir traz benefícios para o cérebro porque aumenta os níveis de dopamina, que é um neurotransmissor ativador do sistema de recompensa e de prazer, ajudando também na memorização. Sorrir faz bem ao coração, afirma o cardiologista Abrão Cury, porque o riso faz o fluxo sanguíneo aumente e isto é bom para controlar a pressão arterial. Quem vive sorrindo previne ataques cardíacos ou outros problemas cardiovasculares.

Conhecemos também outros tipos de sorrisos: melancólicos, sarcásticos, preconceituosos, debochados, etc. Mas, queremos nos deter naqueles risos positivos e não negativos, pois onde há trigo há também o joio, porém serão separados no final.

A sociedade contemporânea demonstra que nos perdemos ao longo dos milênios, estando nitidamente doentes, sendo as doenças psicológicas, que em sua grande maioria são doenças da alma, a grande epidemia do século XXI.

Outra coisa importantíssima é que sorrir facilita a socialização; quem sorrir generosamente estimula a empatia entre as pessoas e estar sempre entre muitos amigos, aumentando a sensação de otimismo.

O sorriso expressa o sentimento mais bonito que o coração liberta!

Urge arranjar motivos para sorrir mais.

Por tudo isso, a data de 6 de novembro é o Dia Nacional do Riso.

Por: Malude Maciel - Membro da ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: