MORRE SÓCIO FUNDADOR DA TV ASA BRANCA LUIZ DE FRANÇA LEITE

0 Comments


Faleceu aos 72 anos deste dia 11/11 nosso parceiro e querido amigo Luiz de França. Seu perfil saiu no 6º livro “Perfis de Vencedores” ano 2020.

Na íntegra para vocês:

O empresário Luiz de França Leite nasceu na cidade de Poção, Agreste de Pernambuco, em 7 de novembro de 1949.

Um dos mais notáveis empreendedores pernambucanos, Luiz é engenheiro eletrônico, jornalista e radialista. Além disso, possui pós-graduação em Economia e especialização em Radiodifusão pelo Laboratoire General des Telecomumications (França) e National Association Broadcasting-NAB (USA).

Casado com Yara Maria Malta Leite, cujo aniversário acontece em 04 de abril, tem dedicado a ela seu afeto durante décadas. O casal tem quatro filhos: Luiza Maria, Emília Maria, Camilla Maria e Abel Severiano.

Os filhos deram ao casal os seguintes netos: João, Luiz Mateus, Júlia, Luiz de França, Ricardo, Lara, Mallu, Izis.

Luiz de França é acionista e diretor superintendente da Rede Nordeste de Comunicação (TV Asa Branca, CBN Recife e CBN Caruaru), sócio das empresas Plastec Indústria e Comércio Ltda. (Maceió/AL), Elo Comunicação (Maceió/AL), Quintas da Colina (Caruaru/PE), Cosmopolitan Empreendimentos Imobiliários (Caruaru/PE). Também foi sócio fundador e presidente da Faculdade do Vale do Ipojuca, atualmente Unifavip, vendida posteriormente ao grupo americano Devry.

A TV Asa Branca, um de seus mais proeminentes empreendimentos, surgiu de uma conversa entre ele e o Dr. Vicente Jorge Espíndola (jornalista), durante uma viagem que os dois fizeram. Naquela ocasião, eles traçaram seus primeiros projetos de abrir uma nova emissora de TV em Caruaru. Na época, o município contava apenas com a TV Pernambuco. O que eles precisavam era apenas uma concessão para que a TV fosse aberta. Posteriormente, essa concessão foi concedida pelo governo, após ser aprovada pelo Congresso. O trâmite teve o empenho do então deputado federal Inocêncio Oliveira, que foi um dos sócios fundadores da TV Asa Branca. Hoje suas cotas pertencem à família

A princípio, a Asa Branca tinha seu estúdio e engenharia (parte técnica e operacional) no Monte Bom Jesus (o telejornal era apresentado de lá). Já a parte burocrática (departamentos financeiros e comerciais) funcionava no Bairro Divinópolis. Na época, o alcance do sinal era de 108 municípios. Era uma exigência da Rede Globo que esse número fosse atingido.

Até o ano de 1991, a presença jornalística da Globo no estado de Pernambuco só existia através da TV Globo Nordeste (com sede no Recife), que precisava dar conta de todo o estado pernambucano em sua cobertura jornalística. Com a aparição da TV Asa Branca, o número de municípios que constituíam a área de atuação foi dividido entre a Globo Nordeste e a recém-nascida emissora caruaruense, ficando esta, com o maior número de municípios de Pernambuco. Já a Globo Nordeste está mais focada no Recife e Região Metropolitana.

Pelo seu dinamismo, capacidade profissional e empreendedora, Luiz de França Leite tem tido o reconhecimento de diversas instituições pelo Nordeste, a exemplo do título de Cidadão Pesqueirense, concedido pelo legislativo daquele município, em outubro de 2017 e do título de Cidadão Caruaruense.

Luiz de França é um destaque no mercado de comunicação pernambucana e do Nordeste.

Que Deus o tenha na sua nova morada.




You may also like

Nenhum comentário: