BELEZAS DO SERTÃO

0 Comments
Malude Maciel.


Após trinta anos, retornamos à Hidro Elétrica do São Francisco- CHESF para rever as Cachoeiras de Paulo Afonso: grande espetáculo!

O Velho Chico estava exuberante. Um volume de água acima do normal quando abrem as comportas e admiramos um show de quedas d´água belíssimo, até nos fez lembrar das Cataratas de Foz de Iguaçu. A barragem estava com 81,16% da capacidade, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico e, a expectativa é de que o reservatório chegue aos 31,1 bilhões de metros cúbicos no próximo mês. O volume de turistas também era visivelmente aumentado o que provocou mais cuidados e até o bloqueio de certos trechos de visitação devido ao número de crianças ali presentes o que manifestou a presença de “palhacinhos” educadores, fantasiados e atentos, transmitindo ensinamentos diversos e, sempre muito fotografados.

Anteriormente não havia o teleférico, como agora, levando o pessoal pra cima e pra baixo naquele afã de observar melhor a grandeza daquele local privilegiado e misterioso. Do bondinho pudemos olhar as grutas imensas, onde Lampião outrora se escondia com seu bando nos idos 1917. Também ouvimos explicações do guia sobre a história de Belmiro Gouveia que foi um baluarte visionário daqueles trabalhos da usina hidroelétrica. Morreu assassinado no terraço de sua casa, vestindo terno de linho branco, quando lia o jornal do dia. Infelizmente a História nos traz muitos desses episódios lamentáveis de brasileiros que lutaram pela independência econômica de nosso país e que tiveram fins trágicos. Os Livros estão aí contando tudo isso sendo de fundamental importância para nosso conhecimento literário e histórico.

No Brasil existe m lugares tão maravilhosos e, muitas vezes, preferimos ir ao exterior, menosprezando paisagens e riquezas incríveis que deixam qualquer estrangeiro espantado diante de tanta riqueza, ao passo que nós não damos o devido valor. É importante aventurarmo-nos nesses passeios, pois voltamos à labuta cheios de: emoção, descontração e tranquilidade, com a memória repleta de fatos diferentes, paisagens, cores, culinária, vegetação, clima, episódios e novos ares.

Ficamos na cidade de Petrolândia, a nova, pois a antiga está submersa pelas águas do Rio São Francisco desde quando foi preciso ampliar seus domínios. Os habitantes tiveram que trocar suas residências por outras instalações, porém isso trouxe progresso e melhoria à Região. Ainda está lá a cúpula da igreja local que permanece visível no meio das águas mornas do majestoso Rio que mais parece um mar, onde o banho é sensacional. Pelos arredores cultiva-se: seriguelas, palmeiras, coqueiros, limoeiros, eucaliptos, pinheiros e outras árvores regionais, além da criação de avestruz, gado e bodes, sendo estes em maior escala devido ao clima que lhes é favorável. Soubemos que o calor estava sufocante, mas ao chegarmos fomos abençoados com chuva que nos proporcionou uma temperatura amena.

Num feriadão como este as opções são muitas, no entanto, achamos melhor aplicarmos nosso precioso tempo em algo mais duradouro e ficamos satisfeitos porque além de um retiro espiritual, fomos agraciados pelas “belezas do sertão” que são realmente incomparáveis.

Por: Malude Maciel - Membro da ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.



You may also like

Nenhum comentário: