DR. VICTOR ROMERO DE SÁ VASCONCELOS É REFERÊNCIA E AUTORIDADE NA MEDICINA ESTÉTICA

0 Comments

 

Dr. Victr Romero.

Empreendedor e visionário, Dr. Victor Romero é formado em medicina pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e hoje, atua com medicina estética e também é especialista em tricologia, área da dermatologia que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos.

Além da atuação clínica, Dr. Victor dedica sua carreira na formação de novos especialistas em cirurgia e tricologia, sendo referência e autoridade para médicos que pretendem seguir carreira nessas especialidades.

Socialmente, Dr. Victor aproveita seu tempo para se dedicar a família, sobre o comando da sua esposa Manoela Inácio, também parceira em seus negócios. No coração, além do amor pela profissão, reside de forma especial o amor pelas suas três filhas Clara, Victoria e a mais recém integrante da família, a Laura.

ENTREVISTA

BLOG MALUMA MARQUES - O QUE É A HARMONIZAÇÃO OROFACIAL?

Dr. VICTOR ROMERO - Harmonização Orofacial é um conjunto de procedimentos que tem o objetivo de deixar a face mais harmônica e mais bonita. São procedimentos que visam melhorar o contorno da face, melhorar a qualidade da pele, diminuir rugas e flacidez quando estão presentes. Os mais comuns são toxina botulínica, preenchimento, laser de co2 fracionado e ultrassom microfocado.

BMM -  QUAL O MELHOR BOTOX OU ÁCIDO HIALURÔNICO?

Dr. VICTOR ROMERO - São substâncias diferentes que tem funções diferentes e fazer procedimentos diferentes. A toxina botulínica, da qual o botox é a primeira marca representativa, tem a função de esticar a pele através do bloqueio dos músculos faciais e assim evitar as rugas de expressão dinâmicas e estáticas. Já o ácido hialurônico é um preenchedor, melhora rugas profundas e o contorno de algumas estruturas faciais pois “enche” esses locais, dessa forma pode também aumentar o volume de alguma área, como os lábios por exemplo, ou ser usando ainda pra recompor áreas de gorduras que vão diminuindo com o envelhecimento.

BMM - O BOTOX É RECOMENDADO PARA AMENIZAR E PREVENIR RUGAS DINÂMICAS NA FACE QUE SÃO AQUELAS QUE OCORREM EM DECORRÊNCIA DAS EXPRESSÕES FACIAIS, COMO AO SORRIR, COMER OU CONTRAIR A TESTA? 

Dr. VICTOR ROMERO - Isso mesmo, a toxina botulínica serve para diminuir as expressões bloqueando os músculos no local e assim diminuir e prevenir a formação desse tipo de ruga. Não está indicado em todos os locais e para todas as rugas exatamente porque há músculos que não podem ser bloqueados pois tem uma função importante. Outros podem ser bloqueados, mas apenas parcialmente, pois a ausência de sua função pode prejudicar o paciente. Por isso devemos tomar cuidado na escolha do profissional para que este não cause problemas

BMM -  O ÁCIDO HIALURÔNICO É PARA O TRATAMENTO DE SULCOS E PERDA DE VOLUME DA FACE?

Dr. VICTOR ROMERO - Como dito em pergunta anterior, essa é uma das funções do ácido hialurônico, preencher rugas profundas e repor alguns locais em que perdemos gordura com o envelhecimento, dando um aspecto mais jovial. Mas também pode ser usado para casos de aumento de volume em pessoas jovens, como os lábios por exemplo

BMM -  O PROCEDIMENTO FEITO COM BOTOX É IMEDIATO? 

Dr. VICTOR ROMERO - A toxina botulínica, após injetada, inicia o seu efeito de bloqueio no prazo de em média 24 a 48 horas. Atinge o pico de ação com em média 2 semanas, mantem esse efeito até em torno de 2 meses e a partir dai começa a decair, sendo o efeito totalmente suprimido até 4 a 6 meses

BMM -  O PACIENTE SENTE DOR E ESTÁ SUJEITO A INCHAÇOS NO ROSTO AO FAZER A HARMONIZAÇÃO OROFACIAL? 

Dr. VICTOR ROMERO - Na aplicação da toxina botulínica o paciente sente a dor da injeção, mas é uma dor bastante tolerável pois a agulha é fina e pequena, mas não apresenta inchaço pois o volume injetado é muito pequeno e em sua maior parte é de solução fisiológica. Não pode ser anestesiado pois a anestesia corta o efeito da toxina.
O preenchimento com ácido hialurônico em sua maioria é anestesiado então o paciente não sente dor na injeção do produto, mas esse sim está sujeito a edema que varia de paciente para paciente e do volume injetado.

BMM -   QUAIS OS PROCEDIMENTOS QUE PODEM SER FEITOS NA HARMONIZAÇÃO OROFACIAL?

Dr. VICTOR ROMERO - Como já citado anteriormente, os principais procedimentos feitos nesse âmbito são toxina botulínica, preenchimento facial, laser de CO2 fracionado e ultrassom microfocado, mas até mesmo algumas cirurgias podem ser consideradas procedimentos de harmonização facial.

BMM -  QUALQUER PESSOA PODE FAZER?

Dr. VICTOR ROMERO - Existem as indicações e contraindicações que variam de acordo com o paciente. Primeiramente deve ser realizada uma consulta médica na qual o médico irá avaliar as queixas do paciente em relação à sua estética facial e assim decide junto com o paciente quais os procedimentos devem ser feitos para atingir os objetivos definidos, levando sempre em consideração a condição clínica do paciente e todas as variáveis envolvidas na situação.

BMM - QUANTO TEMPO DEMORA O PROCEDIMENTO?

Dr. VICTOR ROMERO - A aplicação de toxina dura em torno de 30 minutos e o preenchimento varia de acordo com o local e a quantidade de preenchedor a ser injetada. Como exemplo o preenchimento de lábios dura em torno de 40 minutos.

BMM -  A HARMONIZAÇÃO FACIAL É DEFINITIVA?

Dr. VICTOR ROMERO - A toxina deve ser aplicada de 6 em 6 meses, o preenchimento varia de acordo com a área e o preenchedor usado, mas dura em torno de 1 ano. Os procedimentos cirúrgicos são definitivos, embora muitas vezes tenham que se repetidos pois o envelhecimento continua.

BMM -  QUAL O SEGREDO PARA TER UMA PELE BONITA?

Dr. VICTOR ROMERO - Não existe bem um segredo, mas podemos citar como boas condutas para esse fim: usar protetor solar diariamente e reaplicar ao menos 1x ao dia; lavar o rosto com sabonetes especiais de acordo com o tipo de pele; não abusar da maquiagem, usar produtos de qualidade e não dormir com ela; evitar o sol; usar ácidos anti-envelhecimento de forma regular mas respeitando os intervalos orientados pelo médico; fazer os procedimentos de rejuvenescimento preventivos orientados pelo médico; toxina botulínica 6/6 meses; dormir bem e procurar um estilo de vida saudável; consultar regularmente o dermatologista.

JTG - QUAL A IDADE CERTA PARA COMEÇAR A SE CUIDAR?

Dr. VICTOR ROMERO - Ao nascer já iniciam os cuidados com medidas como por exemplo evitar o sol. Aos 6 meses já pode ser iniciado o uso de protetor solar específico para a idade. Na adolescência deve ser iniciado o cuidado antiacne. E aos 18 anos iniciar a toxina botulínica.

BMM -  MUITAS PESSOAS TÊM MEDO DE PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS, POIS SE DEPARAM COM ROSTOS MUITO ARTIFICIAIS. QUE ORIENTAÇÃO VOCÊ DÁ PARA QUEM TEM ESSE RECEIO?

Dr. VICTOR ROMERO - Os resultados dos procedimentos estéticos, bons e ruins, são produtos de uma série de variáveis, como o objetivo do paciente, a habilidade e destreza do médico, a capacidade do médico em entender o desejo do paciente e os procedimentos disponíveis.
Alguns desses conceitos são subjetivos, o que uma pessoa acha artificial outra pode achar lindo! Muitas vezes alguém acha um lábio exagerado, mas o resultado obtido pode ter sido exatamente o que a paciente pediu e ela adorou.
O que recomendo é que a pessoa procure ter clareza no que quer, evite os exageros e que procure um médico de confiança, ético e com experiência no assunto, para que este possa traduzir o desejo do paciente em um resultado favorável.
Ter sempre em mente que as vezes não é possível o resultado que a pessoa quer, mas sempre há como melhorar, dentro das possibilidades.
A satisfação depende muito da expectativa criada. Por isso mesmo é bom fugir de profissionais que prometem muito, pois na maioria das vezes não é possível cumprir essas promessas. A realidade é muito diferente das propagandas que vemos na internet.

BMM - O QUE É, E COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE REESTRUTURAÇÃO FACIAL QUE TEM SIDO APRESENTADA NOS CONSULTÓRIOS DE DERMATOLOGIA?

Dr. VICTOR ROMERO - A reestruturação facial, nome muito mais adequado que harmonização, (pois esse da a entender que a face está “desarmônica”) é um conjunto de procedimentos que visam reestruturar e reposicionar os tecidos faciais, incluindo aí a pele, gordura e músculos faciais.
Entre os principais estão o ultrassom microfocado, os bioestimuladores de colágeno, os fios de sustentação e as cirurgias minimamente invasivas.
Devem ser feito em conjunto, a depender da indicação de cada paciente, respeitando os limites de cada procedimento
O resultado é um rosto mais estruturado, mas jovem e com aspecto melhorado.

BMM - ALÉM DE REJUVENESCIMENTO, QUAIS ÃO OS TRATAMENTOS MAIS PROCURADOS NA SUA CLÍNICA?

Dr. VICTOR ROMERO - Temos cada vez mais feito tratamentos de câncer de pele. Isso acontece devido a estarmos em uma região com sol bastante forte e presente o ano todo, somado com a falta de hábito do uso do protetor solar das pessoas mais velhas. Isso tende a mudar com o tempo pois as pessoas estão aos poucos tomando consciência da necessidade do uso de proteção solar. Fazemos todos os tratamentos disponíveis como crioterapia e cirurgia reparadora e acompanhamos o paciente até sua cura completa.
Também fazemos cada vez mais tratamentos capilares, muito devido a ausência de profissionais adequados na área. Fazemos desde o diagnóstico de doenças dos cabelos e couro cabeludo a tratamentos para melhorar o aspecto dos cabelos. Fazemos inclusive cirurgia de restauração capilar, os transplantes de cabelo, procurado principalmente por homens calvos onde o tratamento clinico não dá mais resultado.

BMM -  COMO DEVEMOS USAR O FILTRO SOLAR E QUANTO TEMPO DURA?

Dr. VICTOR ROMERO - Devemos aplicar pela manhã e reaplicar ao menos 1x ao dia, sugiro normalmente perto do horário do almoço para que isso se torne um hábito.
Mas algumas pessoas com necessidades especiais, como as que tem câncer de pele ou manchas na face, podem precisar de mais aplicações.
O mais importante é usar diariamente, mesmo dentro de casa, pois a radiação ultra-violeta, que é mesma radiação que causa envelhecimento e também câncer de pele, está presente na luz que entra pela janela.

BMM - COMO REMOVER AS MANCHAS DE MELASMA?

Dr. VICTOR ROMERO - Melasma é um problema estético de caráter genético, crônico e sem solução definitiva. Não há como remover. O objetivo do tratamento é retardar a sua evolução e clarear o máximo possível, mas sempre com paciência e cuidado, pois todo tratamento realizado no melasma também pode piorar.
O seu aparecimento e manutenção está relacionado a 3 fatores principais: genética, radiação ultra-violeta (sol) e hormônios femininos.
Por isso quem tem melasma deve evitar o sol, usar protetor solar e evitar o uso de anticoncepcionais em excesso.
Pelo caráter crônico do problema, o seu tratamento e prevenção devem ser contínuos, sendo o tratamento principal aquele diário que o paciente faz em casa mas sempre com acompanhamento médico
Os procedimentos podem ser realizados, mas são coadjuvantes do tratamento principal e temos que ter em mente que eles não solucionam o problema, apenas ajudam no tratamento.

BMM - COMO EVITAR MANCHAS NAS AXILAS, PESCOÇO E VIRILHA?

Dr. VICTOR ROMERO - Essas manchas são de origem genética e hormonal estando também relacionadas a traumas como os causados pelo ato de raspar.

Não há como evitar totalmente, mas há muitos tratamentos disponíveis para clareamento, como o uso de cremes específicos e lasers ablativos e não ablativos.

As possibilidades de tratamento dependem muito do tipo de pele e da intensidade da mancha.

BMM - O QUE É PSORÍASE E COMO TRATÁ-LA?

Dr. VICTOR ROMERO - Psoríase é uma doença inflamatória autoimune na qual há uma descamação com vermelhidão na pele e muitas vezes acompanha coceira. Há os casos leves e localizados e há os casos generalizados, podendo também acometer as unhas.

Não tem cura e o seu tratamento visa a atenuar as lesões e controlar o aparecimento delas.

Os tratamentos são feitos com cremes específicos passados pelo dermatologista. 

Alguns lasers também podem ser usados nesses tratamentos a depender das lesões e dos locais.

BMM - VITILIGO TEM CURA? 

Dr. VICTOR ROMERO - Vitiligo é uma doença normalmente de origem autoimune e por isso não tem solução definitiva. Resulta da morte de melanócitos em um determinado local o que determina o aparecimento de uma mancha acrômica (sem cor).

Acontece que o melanócito é uma célula que não se regenera e não se reproduz, por isso não há como solucionar o problema.

Os tratamentos disponíveis são baseados na migração de melanócitos da pele adjacente, o que, me muitos casos apresentam sucesso.

Há vários tratamentos sendo os mais populares o PUVA (psolareno + Radiacao ultra-violeta A) e os imunomodulares tópicos como o tacrolimos.

Dr. Victor Romero.





You may also like

Nenhum comentário: