NOTÍCIAS DA CORTE DO SOLIMÕES: 25 ANOS

1 Comments
O Escritor Raimundo Colares Ribeiro com sua esposa Kátia.


Há 25 anos, no dia 7 de fevereiro de 1997, o escritor Raimundo Colares Ribeiro criava o BOLETIM CULTURAL NOTÍCIAS DA CORTE DO SOLIMÕES, alternativo cultural com sede em Manaus, no Amazonas. Hoje, graças à Internet, alcança um público de leitores fiéis, distribuído por vários países, nessa ordem de mais acessos: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Austrália, Portugal, Reino Unido, Índia, Canadá, Japão, Coréia do Sul, Singapura, Irlanda, Angola, Chile, Países Baixos e Suécia, entre outros. Sobre o NOTÍCIAS DA CORTE, disse o seu criador:

O “Boletim Cultural Notícias da Corte do Solimões” começou a ser idealizado, projetado e elaborado a partir do lançamento do meu livro “Viagens à Corte do Solimões”, em junho de 1996. Desde então, aluguei uma caixa postal na sede central dos Correios, em Manaus, com acesso pela Rua Marechal Deodoro e Avenida Eduardo Ribeiro, e comecei a cadastrar endereços de tefeenses residentes na Capital, para o posterior envio do Boletim Literário. Sua primeira edição data de 7 de fevereiro de 1997.

Um ano depois, em fevereiro de 1998, na edição de n.º 13, registrei que o livro “Viagens à Corte do Solimões” havia chegado a Ribeirão Preto, em São Paulo. A partir daí, o “Notícias da Corte” também começa a ter remessas interestaduais, periódicas, a escritores do mundo literário alternativo, em todos os Estados brasileiros, transformando-se num verdadeiro veículo de difusão da nossa história e literatura amazonenses.

Durante todos esses anos de circulação, o NOTÍCIAS DA CORTE DO SOLIMÕES recebeu menções elogiosas de várias partes do Brasil. Em 31 de agosto de 2000, por exemplo, mereceu distinção especial no Diário Quatro Cidades, de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, na coluna “Aqui Literatura”, de responsabilidade do jornalista, poeta e crítico literário Jacy Gê de Almeida, que escreveu:

NOTÍCIAS DA CORTE DO SOLIMÕES

O escritor Raimundo Colares Ribeiro, membro da Academia de História do Amazonas, contribui espontaneamente para que a cultura do seu Estado seja levada a recantos distantes do território nacional. Contando com o apoio de algumas entidades literárias locais, ele publica, periodicamente, o boletim NOTÍCIAS DA CORTE DO SOLIMÕES, em cujas páginas divulga poesias e crônicas, dá destaque aos livros que recebe, fomenta o intercâmbio cultural, registra fatos históricos etc. Num dos recentes números da publicação, Raimundo Colares Ribeiro enfoca, por exemplo, o aniversário da cidade de Tefé, considerado o quarto município mais desenvolvido do Estado, que comemorou 145 anos de emancipação. O boletim literário do escritor Raimundo Colares Ribeiro, embora singelo como tantos outros alternativos em circulação, tem essa capacidade primordial de condensar bons artigos, literatura e informação de maneira responsável e coesa, resultando numa deliciosa leitura. Por isso, indicada, sem restrições.

No formato PDF (Portable Document Format), como atualmente pode ser visto e lido, a primeira edição do NOTÍCIAS DA CORTE data de janeiro de 2015. É, semanalmente, encaminhado a vários grupos de WhatsApp e, também, enviado, via e-mail, a leitores cadastrados.

Ao longo de 2022, quando o NOTÍCIAS DA CORTE comemora 25 anos de criação, camisetas e canecas comemorativas serão sorteadas. Você gostaria de participar? Então, mande o seu e-mail para o Colares (colaresribeiro@gmail.com). Além de receber semanalmente o Boletim Literário, você entra na lista de possíveis sorteados. Boa sorte!!!

Visite o BLOG NOTÍCIAS DA CORTE:

http://raimundocolaresribeiro.blogspot.com/








You may also like

Um comentário: