AMCLAM COMEMORA 4 ANOS COM SESSÃO SOLENE

0 Comments

 


A noite do último dia do mês de maio, data do aniversário do Brigadeiro Feliciano Antônio Falcão, nascido em 1810 e que foi o primeiro comandante do Corpo de Polícia Provincial (gênese da atual Polícia Militar do Maranhão), também marcou o 4º Aniversário da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM). Para comemorar a significativa data, a diretoria do sodalício, programou e desenvolveu uma Sessão Solene marcada pela entrega de condecorações, medalhas e lançamento de livro.

O auditório da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI), foi o palco do cenário desse importante evento que contou com a presença de vários presidentes de academias de letras, escritores, acadêmicos, militares, familiares e convidados.

Após uma explanação do significado, missão, valores, visão e diferencial da AMCLAM, seus integrantes, a história de sua criação e fundação, os avanços ao longo dos quatro anos, o presidente da AMCLAM, Acadêmico Cel Carlos Furtado, juntamente com o Cel Nilson Marques, Subchefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar do Maranhão que na oportunidade representou o Cel Emerson Bezerra, Comandante Geral, juntamente com os demais Acadêmicos da AMCLAM, passaram a fazer a entrega de condecorações aos Presidentes das Academias de Letras presentes.

“Ninguém faz nada sozinho, a caminhada torna-se mais fácil, quando companheiros com os mesmos ideais, dialogam, trocam experiências e colocam em prática bons exemplos; ao longo destes quatro anos, a gestão da AMCLAM, tem fortalecido as parcerias com as suas côngeneres e com seus gestores”. Assim foram reconhecidos a Acadêmica Maria de Fátima Travassos, Presidente da Academia Vianense de Letras; Acadêmico Henrique Mariano Costa do Amaral, Presidente da Academia Maranhense de Ciências; Acadêmica Dilercy Aragão Adler, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; Acadêmico João Melo e Sousa Bentivi, Presidente da Academia Atheniense de Letras e Artes; Acadêmico Francisco Inaldo Lima Lisboa, Presidente da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes; Acadêmica Wanda Cristina Cunha, Presidente da Academia Maranhense de Trovas; Acadêmico Álvaro Urubatam Melo, Presidente da Academia São Bentuense de Letras; Acadêmico Carlos César Silva Brito, Presidente da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão; Acadêmica Maria Zilda Costa Cantanhede, Presidente da Academia Matinhense de Letras; Acadêmica Clores Holanda da Silva, segunda tesoureira representando a Acadêmica Jucey Santana, Presidente da Academia Ludovicense de Letras.

Receberam ainda condecorações, o poeta Luis Regis Furtado que venceu o I Concurso Pedro Ivo de Poesia (2021) e o poeta Alan Rubens Silva Sá, integrante da comissão julgadora dos trabalhos, os quais não haviam comparecido na solenidade de entrega, ocorrida no último dia 09 de abril. Em razão da excelência de serviços prestados na área cultural, a AMCLAM em parceria com a Editora Mundo Cultural World, premiou com a comenda Ludwig Van Beethoven, Dilercy Aragão Adler, Carlos César Silva Brito e o Cel PM Egídio Augusto Amaral Soares.

Em continuidade, alguns Acadêmicos da AMCLAM, receberam a Medalha do sodalício, a qual teve a sua entrega durante às festividades natalina de 2021. E finalizando a noite festiva, ocorreu o lançamento do livro o “Parquet, a Promotoria de Justiça maranhense, meus confrades da AMCLAM e Eu do Acadêmico Teodoro Peres Neto (Procurador de Justiça), titular da cadeira nº 31, que em seguida, após a apresentação, realizou a sessão de autógrafos.












You may also like

Nenhum comentário: