A PEDRA QUE CANTA

0 Comments

 

Malude Maciel.

“Itamaracá é uma ilha encantada, ilha de sonho, de luz, de cor. Pedra que canta o amor…”

Com esses belos versos, na canção de 1987: “Férias em Itamaracá”, o cantor e compositor Reginaldo Rossi, saudou sua terra natal com muito carinho e veracidade. Em Tupi Guarani a palavra itamaracá significa “pedra que canta” e a beleza daquela região é realmente encantadora.

A Ilha de Itamaracá é um município brasileiro do Estado de PE. na Região Metropolitana do Recife com área de 67 Km2 separada do continente pelo canal de Santa Cruz, que deu origem ao nome: “Pernambuco”.

Na Feitoria de Itamaracá o administrador Pero Capico, primeiro Governador das Partes do Brasil, construiu em 1516, o primeiro engenho de açúcar da América portuguesa, além de ser o local mais antigo continuadamente habitado do Brasil. Itamaracá foi uma das Capitanias originais posteriormente incorporada à Capitania de Pernambuco.

Os primeiríssimos habitantes seriam náufragos; havendo registros da passagem dos portugueses João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira, em 1493 e 1498. Em 1526 já havia uma capela dedicada à N.S. da Conceição na Vila Velha, localizada à margem esquerda do Canal da Cruz.

A Fortaleza da Santa Cruz de Itamaracá, mais conhecida como Forte Orange é uma fortificação muito bonita localizada na ilha que atrai muitos visitantes, sendo o maior forte em pedra do Nordeste do país. Foi edificado em 1631 pelas forças neerlandesas quando da ocupação dos holandeses; tendo recebido essa denominação em homenagem à Casa de Orange Nassau referente ao Conde João Maurício de Nassau. Após a capitulação holandesa no Recife, em 1654, o forte foi abandonado e ocupado pelas forças portuguesas que ergueram o atual forte. Porém, atualmente, falta a continuidade na preservação e nos cuidados com a recepção dos turistas.

Do alto da Bela Vista, Jaguaribe, tem-se a mais sensacional paisagem da Ilha de Itamaracá. Imagino a admiração dos colonizadores europeus com tão deslumbrantes panoramas; realmente é de tirar o fôlego, pois se tem uma visão da Coroa do Avião, dos braços de mar contornando a área e do colorido da vegetação nativa com variadas nuances de verde, entre coqueiros, cajueiros, bananeiras e diversas outras fruteiras.

Em matéria de Historia nacional Itamaracá prima com inúmeros fatos de real relevância, como se pode constatar em Vila Velha, umas das mais antigas do Brasil, datada de 1516 que já foi sede da Antiga Capitania Hereditária e tem também uma das igrejas mais antigas do país (1526), possuindo um acervo de histórias e belezas ecológicas. Ali ainda existe a trilha dos holandeses e vestígios arquitetônicos daquela época da colonização.

Com toda riqueza cultural na Ilha ainda se encontra o Projeto Peixe Boi Marinho numa luta para preservá-lo e retirá-lo da lista de animais em extinção. Muito interessante uma visita ao local. Outro  atrativo é o Espaço Lia de Itamaracá com o circuito da Ciranda, como também o engenho São João de 1747 com características arquitetônicas da época. No Pontal da Ilha de Itamaracá ver-se um lindo por do sol numa bela praia paradisíaca, situada na Praia do Sossego.

Tudo isto é um patrimônio histórico de suma importância que precisa ser conhecido dos pernambucanos e brasileiros em geral, pois muita gente nem sabe que existe tamanha raridade de belezas naturais que devem ser mais valorizadas, propagadas nos meios de comunicação e tais locais necessitam de preparação para um turismo ordeiro e edificante não apenas divulgado em território nacional como também no exterior. Essas divisas trazem desenvolvimento e expandem a economia.

Como estamos nesse momento com o pernambucano Ministro Gilson Machado à frente do Ministério do Turismo, acreditamos na sua preocupação em alavancar novos rumos de desenvolvimento ao patrimônio incomparável da Ilha de Itamaracá que merece ser valorizada.

Por: Malude Maciel - Membro da ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.




You may also like

Nenhum comentário: