JOSÉ NIVALDO JÚNIOR: CIÊNCIA POLÍTICA E LITERATURA SOB UM OLHAR MACRO

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José Nivaldo Júnior.


Homem das letras e personalidade importante nos bastidores políticos. Talvez isso resumisse a trajetória de José Nivaldo Júnior, mas não é possível. Ele é um ser humano macro: publicitário, especialista em marketing político, escritor e professor universitário.

Como se não bastasse, tem escritos muito provocativos, a exemplo dos livros “O Julgamento de Deus”, “Maquiavel o Poder - História e Marketing” e outros. Também é membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) e de várias instituições de grande relevância no âmbito nacional.

As condecorações também têm sido uma frequente. O escritor foi condecorado, por exemplo, com a Medalha do Mérito José Mariano, a mais importante do Recife. 

Considerado o mais importante livro de José Nivaldo, “Maquiavel o Poder - História e Marketing” foi lançado em 1ª edição no ano de 1991. O trabalho é resultado da atuação de José Nivaldo como professor de História das Ideias Políticas, na Universidade Federal de Pernambuco, quando resolveu reunir num livro os artigos que publicava nos jornais do Recife e os textos que produzia para seus alunos.

No ano de 2000 o livro figurou por várias semanas entre os mais procurados nos rankings organizados por várias publicações de circulação nacional, como as revistas Veja e Exame, Jornal do Brasil, O Globo e Zero Hora. 

O escritor nasceu no Recife, mas foi criado no município de Surubim, no Agreste Setentrional de Pernambuco. A experiência inicial no jornalismo, o ativismo político no período da ditadura militar, o período de prisão e tortura, a formação em Direito e o ingresso na carreira publicitária são fatos marcantes na trajetória brilhante de José Nivaldo Júnior.

O talento para a publicidade tem lhe rendido a influência direta em campanhas políticas importantes. Algumas delas se tornaram um marco histórico, a exemplo das campanhas políticas de Leonel Brizola para o Governo do Rio de janeiro em 1992, a de Carlos Wilson e João Paulo em 2000, além das vitoriosas campanhas dos Lyras em Caruaru.

Perfil 

Criado em Surubim, José Nivaldo Júnior, ainda muito jovem, foi diretor do jornal Região e chegou a ser detido no fórum da cidade por uma matéria publicada. Sempre teve uma inclinação para escrever. Ainda criança inventou um jornal que falava das notícias da própria casa. O pai era médico e participava da política. Era de um dos grupos políticos de Surubim. No ginásio (no colégio dos jesuítas), já com 12 anos, aprendeu a fazer jornal mural, que os padres levaram a técnica. Aí inventou um jornal falado no grêmio. Depois, um grupo fundou um jornal chamado Região. Para a época e por ser feito em Surubim, tinha muita qualidade. Já no Recife, entrou no Região. Pouco tempo depois, tornou-se diretor do jornal. Antes do Região, foi correspondente, com 16 anos, do Diario de Pernambuco em Surubim e região. 

Fez vestibular na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o curso de Direito e foi aprovado com boa colocação. Em 1968 foi fazer o vestibular, então se ausentou da política. Fazia política estudantil, mas não tinha uma visão de esquerda. Passou o ano de 1968 estudando para o vestibular e ia para as passeatas como espectador. Ficava na calçada, acompanhava, mas não se envolvia diretamente. 

Entrou para a publicidade através do escritor Marcos Vinícios Vilaça, que tinha sido seu professor. “Ele disse que um amigo dele, Marco Aurélio Alcântara, tinha uma agência de publicidade e precisava de um redator. Fui na segunda-feira, fiz um teste e ele acabou me chamando para me contratar. Ele me perguntou o que eu precisava para começar a trabalhar. Férias, respondi. Precisava de um mês de férias para desocupar minha cabeça. Ele me concedeu esse mês e foi assim que entrei na agência Alcântara”, lembrou.

A Agência Makplan surgiu de um projeto como uma empresa de consultoria. Na campanha de Brizola para presidente foi a oportunidade de transformar a Makplan em uma agência de publicidade. Antes, era apenas uma empresa para projetos específicos. A Makplan começa como agência de publicidade a partir de 1989.

A agência já atuou na campanha de políticos como Fernando Lyra, Marta Suplicy e Paulo Maluf. Atualmente é uma das grandes referências em publicidade no Brasil.




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