RAQUEL LYRA ELEGE-SE A PRIMEIRA MULHER GOVERNADORA DE PERNAMBUCO

0 Comments
Foto: Divulgação / Facebook.


A advogada Raquel Lyra passa para a história ao eleger-se a primeira mulher governadora do estado de Pernambuco. Ela é filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e disputou o segundo turno das eleições com a deputada federal Marília Arraes (SD).

Raquel obteve 58,69% dos votos válidos ao lado de sua vice, a deputada estadual Priscila Krause. As duas formam, também, a primeira chapa feminina a conseguir tal êxito.

As duas têm um grande desafio pela frente: administrar um orçamento de R$ 47,42 bilhões para o próximo ano, procurar concluir obras paradas e descentralizar as ações do governo nos municípios do interior.

Aliados apostam em sua capacidade de gestão e na sensibilidade para com as cidades do interior, devido a governadora eleita conhecer bem essa realidade por ter sido prefeita de Caruaru, no Agreste pernambucano, por das vezes.

Raquel chegou ao segundo turno das eleições ao conquistar 1. 009. 556 votos no dia 02 de outubro, data em que também ficou viúva do empresário Fernando Lucena. O fato repercutiu nas mídias do Brasil, mas não foi decisivo para as eleições. A então candidata já era favorita a ir ao segundo turno devido seu carisma, capacidade e talento para a política.   

‘Ela foi deputada estadual de Pernambuco entre 2011 e 2016, prefeita de Caruaru entre 2017 e 2022, e secretária estadual da Infância e da Juventude.

Biografia 

Raquel Teixeira Lyra Lucena nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 2 de dezembro de 1978.  É filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, e de Mércia Lyra. É neta do ex-prefeito de Caruaru, João Lyra Filho, e sobrinha do ex-Ministro da Justiça Fernando Lyra (1913-1999).

Raquel formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e possui pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas.

Em 2002, depois de formada em Direito, Raquel assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005. Nesse mesmo ano, foi aprovada no concurso para a Procuradoria Geral do Estado.

Entre 2007 e 2010, Raquel foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos.

Filiada ao PSB desde 2007, em 2010, foi eleita deputada estadual com 49 610 mil votos. Em 2011 assumiu a Secretaria da Criança e da Juventude, cargo que exerceu até o final de 2012, quando retornou ao mandato de Deputada Estadual.  Em 2014, Raquel Lyra foi reeleita deputada estadual com 80 mil votos.

Em 2016 deixou o PSB e filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e concorreu às eleições para a prefeitura de Caruaru. Eleita para o mandato de 2017-2020, tornou-se a primeira mulher eleita prefeita da cidade. Em 2020 foi reeleita.

No dia 31 de março de 2022, Raquel deixou a prefeitura para disputar as eleições para o governo de Pernambuco.




You may also like

Nenhum comentário: