PERFIL DE UMA VENCEDORA, KATIA MARIA DOS SANTOS COLARES RIBEIRO

0 Comments

 


A escritora Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro nasceu em Tefé, no Amazonas, onde cursou os ensinos primário e médio. Casou-se com o escritor Raimundo Colares Ribeiro, de cuja união nasceram seus três filhos: Rickson, Rennier Recco e Raissa. É avó do Victor Lucas e do Matheus Pirlo.

Filha de Francisco Augusto de Sousa e de Lucelina dos Santos Sousa, sua heroína e maior incentivadora para que estudasse, dizendo sempre que a maior herança deixada por uma mãe ao filho era o estudo. Orientou-lhe, também, sobre o maior bem que um ser humano pode ter: amar a Deus sobre todas as coisas, conforme mandamento bíblico.

Aos 15 anos de idade, foi professora de datilografia na Escola Dom Bosco, e, aos 17, começou a trabalhar no escritório da firma comercial J. F. Lopes, em Tefé.

Trabalhou por 12 anos e 8 meses no Banco do Estado do Amazonas, em Manaus, onde esteve admitida por concurso público, passando em 5º lugar.

Desde adolescência escrevia histórias e fazia poesias, tanto para constar nos seus “livrinhos” quanto para apresentar nas datas festivas na Igreja Cristã Evangélica, em que fez parte por 40 anos. Na condição de membro da Igreja Cristã Evangélica do Alvorada, em Manaus, foi líder de adolescentes e presidente da União Feminina. 

Atualmente, é membro da Igreja Batista Shekinah.

Ministra estudos bíblicos e palestras com base na Bíblia e assuntos que lhe forem propostos.

Seus escritos também fazem parte da revista publicada pela Associação das Igrejas Evangélicas do Brasil (AICEB), distribuída durante o Congresso da União Feminina, que ocorreu na cidade de Boa Vista (RR). 

●Graduada e Especialista em Gestão Pública.

●Servidora concursada do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, exerce, atualmente, o cargo de Chefe do Setor de Expediente, na Corregedoria Geral de Justiça, tendo recebido, em 2015, o diploma e medalha do Mérito Judiciário, por relevantes serviços prestados à Justiça Amazonense.

Em 2006, iniciou sua atuação literária com a participação no concurso literário “O Maior de Todos os Troféus”, promovido pela Grande Secretaria de Cultura da GLOMAM (GLOMAM). Na ocasião, foi agraciada com medalha na Categoria Redação, com o seu escrito divulgado na antologia “O maior de todos os troféus”. A partir daí começou a participar de várias antologias por todo o Brasil. 

Kátia Colares foi Presidente da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Coordenadoria – Amazonas, onde realizou um excelente trabalho.

ENTIDADES CULTURAIS A QUE PERTENCE

●Academia de Letras do Brasil – Amazonas (ALB-AM);

●Divine Académie Française de Arts Lettres et Culture;

●Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA);

●Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (AJEB-AM);

●Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM).

Recebeu várias Comendas, Títulos, Prêmios, Honrarias, entre elas: Título de Doutora em Filosofia Univérsica, Honoris Causa, concedido pela Academia de Letras do Brasil (Nacional), 2017.

Diploma de Honra ao Mérito concedido pela ALB – AM, 2017.

Diploma Construindo o Amazonas, conferido pelo jornalista e apresentador de televisão Rômulo Sena, 2021;

Título de Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, 2021;

Diploma de Honra ao Mérito concedido pela ALB – AM, 2017.




You may also like

Nenhum comentário: