ARTE, CULTURA, LAZER E ENTRETENIMENTO

0 Comments

 

Malude Maciel.

Aproveitando estar no Recife nesse final de semana, fui ver a exposição Van Gogh Live 8K nas dependências externas do Shopping Rio Mar e valeu muito a pena, pois só o conhecia de ouvir falar e agora tive a oportunidade de apreciar sua obra num ambiente extremamente preparado com tecnologia de ponta produzindo excelentes efeitos de imagens e sons.

Com 250 trabalhos artísticos do holandês Vicent Van Gogh o acervo é mostrado ao público em alta resolução, sendo a maior exposição imersiva do artista no mundo.

Impressionante o imenso espaço de 2.800 metros quadrados com 6 ambientes, acrescentando ainda um café-teatro, uma loja com produtos especiais e um campo de girassóis, além de uma antessala onde o rosto do pintor é mostrado a partir dos seus autorretratos.

Uma sequência de fotos acompanhadas de escritos explicando cada momento da vida considerada: “fria e sombria” do artista, marca a história de sentimentos profundos, intensos e explosivos do mesmo, que viveu numa época antes da invenção do telefone e do automóvel.

Na voz da atriz Fernanda Montenegro existem vários textos ilustrativos retirados das cartas originais de Van Gogh trocadas com seu irmão Theo Van Gogh. Também a presença musical como o bolero de Ravel e outras músicas clássicas, dão uma conotação muitíssimo agradável aos presentes que podem ficar num tempo ilimitado naquele cenário emocionante.

Muito interessante ainda é a sensação de movimento no ambiente proporcionado pela tecnologia das projeções simultâneas que envolve experiências sensoriais.

Em resumo pode-se deduzir que o grande pintor utilizava cores vibrantes em seus quadros refletindo as turbulências passadas em sua existência e os estudos concluíram que ele possivelmente sofria de transtorno bipolar e depressão agravados por delírios e consumo de álcool.

Vincent Willen van Gogh nasceu a 30 de março de 1853 na Holanda e faleceu em 29 de julho de 1890 na França e foi um pintor pós-impressionista neerlandês e produziu quase 900 telas em menos de 10 anos, entre elas, suas obras primas: “Os Girassóis” e “A Noite Estrelada”.

Na verdade, é uma avalanche de informações e sensações ao longo daquela apresentação que recomendo a quem possam usufruir.

Por: Malude Maciel - Jornalista, Escritora e 
Membro da ACACCIL – Cadeira 15 – Profa. Sinhazinha.


You may also like

Nenhum comentário: