'Reumatologia e Saúde'

0 Comments
Dr. Breno Alexandre.


 O que é a Fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica, de etiologia desconhecida, pouco conhecida pelos médicos devido a sua apresentação clinica ser uma doença que não necessidade de exames laboratoriais ou de imagem. Seu diagnóstico é clinico e sua característica é de dor difusa, não inflamatória, em todo o corpo afetando tanto as articulações como os músculos, porém com algumas peculiaridades. 

Classificada como uma síndrome de dor crônica causada por um mecanismo de sensibilização do sistema nervoso central à dor, a fibromialgia é entendida como uma desregulação nos receptores de dor. O que se deve entender é que o problema não se encontra nem nos músculos e nem nas articulações apesar das fortes dores serem relatadas nessas áreas. Acredita-se que o que ocorre é distúrbio no mecanismo central de controle da dor causando um desbalanço de neurotransmissores que regulam a dor. Tal disfunção incluiria tanto uma deficiência de neurotransmissores inibitórios da dor como uma amplificação nos neurotransmissores estimuladores da dor no sistema nervoso central.

Explicando de uma forma mais simples: é como se existisse uma central de comando no qual existe um botão de volume que regula a dor. Na fibromialgia, esse botão está no volume máximo e quebrado.

Fibromialgia é somente dor?

De forma alguma! Entendendo-se que a fibromialgia é uma desregulação de neurotransmissores dentre eles a serotonina, a dopamina, a acetilcolina, a mesma se comporta com várias apresentações: variação no humor, choro fácil, insônia, dores abdominais, desanimo, indisposição. A evolução da dor crônica pode inclusive induzir a depressão e transtornos de ansiedade se não controlada.

Logo, seu tratamento tem com objetivo não apenas o alivio da dor, mas a melhora do sono, a manutenção no equilíbrio emocional, a melhora no condicionamento físico e da fadiga. Assim, a necessidade de ansiolíticos, antidepressivos e gabapentinóides estão entre os medicamentos indicados para o tratamento.

Qual especialidade médica que trata a fibromialgia?

Por se tratar de uma doença crônica e de dor difusa qualquer medico pode tratar. Porém, cabe ao reumatologista um acompanhamento e seguimento da doença devido a sua formação na área, competência e conhecimento técnico mais aprofundado e especializado.

Por: Dr. Breno Alexandre - Médico graduado pela Universidade de Pernambuco (UPE);
Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Pós-graduado em Reumatologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (IPEMED).


You may also like

Nenhum comentário: